Jogos de revista: interconexões entre jogo e Teatro de Revista Brasileiro em experiências no ensino de teatro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Jones Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19449
Resumo: Esta dissertação, fruto de cinco anos de pesquisa (parte empírica, parte científica), apresenta e analisa propostas metodológicas para experimentação teórico-prática das interconexões entre jogo e as características e convenções dramatúrgicas do Teatro de Revista Brasileiro no ensino formal e não-formal de teatro. Dentre os resultados alcançados, estão: a apropriação da noção de motivo condutor, oriunda da área de Música, como uma maneira peculiar de nomear o desígnio pessoal que faz o professor buscar uma forma própria de ensinar; o delineamento da concepção de Organismo Didático como a sistematização da didática do professor que deseja compreender melhor e aprimorar a sua práxis pedagógica; a sintetização das sete características do Teatro de Revista Brasileiro (atualidade, comicidade, criticidade, ligeireza, musicalidade, popularidade e sensorialidade), bem como a organização das suas convenções dramatúrgicas em grupos de recursos (alusão, duplo sentido, paródia, quebra da quarta parede, metalinguagem, revelação dos procedimentos e coplas de apresentação), personagens (compadres, tipos, caricaturas vivas e alegorias) e componentes do roteiro (abertura, prólogo, apoteose, quadros – cômicos, fantásticos, críticos, de rua e de variedades, números de cortina e de plateia, monólogos e cançonetas); a investigação e análise teórico-prática de seis experiências no ensino de teatro (2010 à 2015); a proposição de Jogos de Revista como conjunto de procedimentos metodológicos (integrante do Organismo Didático) capaz de possibilitar o ensino da linguagem teatral numa perspectiva Emancipatória; e, por fim, a organização de um compêndio com noventa e seis Jogos de Revista (disponível nos apêndices).
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Dentre os resultados alcançados, estão: a apropriação da noção de motivo condutor, oriunda da área de Música, como uma maneira peculiar de nomear o desígnio pessoal que faz o professor buscar uma forma própria de ensinar; o delineamento da concepção de Organismo Didático como a sistematização da didática do professor que deseja compreender melhor e aprimorar a sua práxis pedagógica; a sintetização das sete características do Teatro de Revista Brasileiro (atualidade, comicidade, criticidade, ligeireza, musicalidade, popularidade e sensorialidade), bem como a organização das suas convenções dramatúrgicas em grupos de recursos (alusão, duplo sentido, paródia, quebra da quarta parede, metalinguagem, revelação dos procedimentos e coplas de apresentação), personagens (compadres, tipos, caricaturas vivas e alegorias) e componentes do roteiro (abertura, prólogo, apoteose, quadros – cômicos, fantásticos, críticos, de rua e de variedades, números de cortina e de plateia, monólogos e cançonetas); a investigação e análise teórico-prática de seis experiências no ensino de teatro (2010 à 2015); a proposição de Jogos de Revista como conjunto de procedimentos metodológicos (integrante do Organismo Didático) capaz de possibilitar o ensino da linguagem teatral numa perspectiva Emancipatória; e, por fim, a organização de um compêndio com noventa e seis Jogos de Revista (disponível nos apêndices).This dissertation, resultant of a fiver-years research (which was partially empirical, partially cientifical) presents and analyses methodological proposals for theoretical and practical experimentation of the interconnections between gaming and the characteristics and dramaturgical conventions of Brazilian Revue Theatre on formal and non-formal teaching of theatre. Among the findings of this research, there are: the appropriation of the notion of leit motiv, borrowed from Music, as a particular way of naming teacher’s personal intention which drives him/her towards finding his/her own way of teaching; the outlining of the Didactic Organism concept as systematization of the didactis of the teacher who wants to better understand and improve his/her pedagogical praxis; the summarizing of Brazilian Revue Theatre’s seven characteristics (topicality, comicality, criticality, legerity, musicality, popularity and sensoriality), as well as the organization of its dramaturgical conventions in groups of resources (allusion, double sense, parody, fourth wall breaking, metalanguage, procedure revelation and presentation couplets), characters (compère, stock characters, living caricatures and allegories) and script features (overture, prologue, apotheosis, tableaux – comical ones, fantastical ones, critical ones, street ones and trivia ones, curtain and audience numbers, monologues and canzonets); investigation and theoretical and practical analyses of six theatre teaching experimentations (between 2010 and 2015); the proposition of Revue Theatre Games as a group of methodological procedures (featured in the Didactic Organism) capable of enableing the theaching of theatre language in an emancipatory background; and, at last, but not at least, the organization of a ninety-six Revue Theatre Games compendium (available in the appendix)Submitted by Jones Mota (jonesmota7@gmail.com) on 2016-06-09T21:28:24Z No. of bitstreams: 1 MOTA, Jones. 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