Levanta mulher e corre a roda: dança, estética e diversidade no samba de roda de São Félix e Cachoeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amoroso, Daniela Maria
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9646
Resumo: 237f.
id UFBA-2_d1e54670f5568fdeeda7aee8e3ac50d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/9646
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Amoroso, Daniela MariaAmoroso, Daniela MariaMartins, Suzana Maria Coelho2013-04-10T13:52:42Z2013-04-10T13:52:42Z2009http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9646237f.Essa tese trata do samba de roda de roda de duas cidades do recôncavo baiano, São Félix e Cachoeira. Essas duas cidades estiveram historicamente envolvidas nos processos de colonização e independência da Bahia e, dessa forma, incluídas no mapa das encruzilhadas da diáspora africana. Entende-se que as relações da diáspora africana no Brasil, em especial no recôncavo, incluem o samba de roda no rol das formas de expressão da cultura do Atlântico negro. E, argumenta-se, que o elemento perceptível do parentesco entre essas formas se dá na estética. Os conceitos-chave utilizados para fortalecer esse argumento são: matriz estética, modernidade, encruzilhada e estética diaspórica. A metodologia de pesquisa utilizada se baseia nos métodos propostos pela etnocenologia. Entende-se que a imersão nas cidades foi fator condicionante da escolha e determinação do sujeito de pesquisa e da contextualização do 'eu pesquisador' no ambiente cultural do samba de roda. Elegeu-se, a partir da pesquisa in lócus, dois grupos de samba de roda, o “Filhos de Nagô” e o “Suerdieck”, de São Félix e de Cachoeira, respectivamente. A contextualização do objeto, a imersão no campo de pesquisa e a prática corporal constituíram, dessa forma, a estratégia metodológica para a compreensão sensível do samba de roda. Entende-se que a compreensão da estética do samba de roda se dá através da experiência prática e através do corpo que dança, toca, canta, se alimenta e transforma. Ele, o corpo, é o local da memória, da ancestralidade, da síncopa, da oralidade e do movimento.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-03-25T13:50:53Z No. of bitstreams: 3 Amoroso%20parte%203.pdf: 6229956 bytes, checksum: 57214e5a8b28e11ae230e7848f48c02d (MD5) Amoroso%20parte%202.pdf: 7141087 bytes, checksum: 18d6b1efd9e9b60366248c9dcabed1a1 (MD5) Amoroso%20parte1.pdf: 7424775 bytes, checksum: 8f08dc3e75b3cda97ea3f159eb49d9f8 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães(ednaide@ufba.br) on 2013-04-10T13:52:42Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Amoroso%20parte%203.pdf: 6229956 bytes, checksum: 57214e5a8b28e11ae230e7848f48c02d (MD5) Amoroso%20parte%202.pdf: 7141087 bytes, checksum: 18d6b1efd9e9b60366248c9dcabed1a1 (MD5) Amoroso%20parte1.pdf: 7424775 bytes, checksum: 8f08dc3e75b3cda97ea3f159eb49d9f8 (MD5)Made available in DSpace on 2013-04-10T13:52:42Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Amoroso%20parte%203.pdf: 6229956 bytes, checksum: 57214e5a8b28e11ae230e7848f48c02d (MD5) Amoroso%20parte%202.pdf: 7141087 bytes, checksum: 18d6b1efd9e9b60366248c9dcabed1a1 (MD5) Amoroso%20parte1.pdf: 7424775 bytes, checksum: 8f08dc3e75b3cda97ea3f159eb49d9f8 (MD5) Previous issue date: 2009SalvadorSamba de RodaEtnocenologiaDançaEstéticaLevanta mulher e corre a roda: dança, estética e diversidade no samba de roda de São Félix e Cachoeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAmoroso%20parte1.pdfAmoroso%20parte1.pdfParte 1application/pdf7424775https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9646/1/Amoroso%2520parte1.pdf8f08dc3e75b3cda97ea3f159eb49d9f8MD51Amoroso%20parte%202.pdfAmoroso%20parte%202.pdfParte 2application/pdf7141087https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9646/2/Amoroso%2520parte%25202.pdf18d6b1efd9e9b60366248c9dcabed1a1MD52Amoroso%20parte%203.pdfAmoroso%20parte%203.pdfParte 3application/pdf6229956https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9646/3/Amoroso%2520parte%25203.pdf57214e5a8b28e11ae230e7848f48c02dMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9646/4/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD54ri/96462022-07-05 14:02:54.986oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:02:54Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Levanta mulher e corre a roda: dança, estética e diversidade no samba de roda de São Félix e Cachoeira
title Levanta mulher e corre a roda: dança, estética e diversidade no samba de roda de São Félix e Cachoeira
spellingShingle Levanta mulher e corre a roda: dança, estética e diversidade no samba de roda de São Félix e Cachoeira
Amoroso, Daniela Maria
Samba de Roda
Etnocenologia
Dança
Estética
title_short Levanta mulher e corre a roda: dança, estética e diversidade no samba de roda de São Félix e Cachoeira
title_full Levanta mulher e corre a roda: dança, estética e diversidade no samba de roda de São Félix e Cachoeira
title_fullStr Levanta mulher e corre a roda: dança, estética e diversidade no samba de roda de São Félix e Cachoeira
title_full_unstemmed Levanta mulher e corre a roda: dança, estética e diversidade no samba de roda de São Félix e Cachoeira
title_sort Levanta mulher e corre a roda: dança, estética e diversidade no samba de roda de São Félix e Cachoeira
author Amoroso, Daniela Maria
author_facet Amoroso, Daniela Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amoroso, Daniela Maria
Amoroso, Daniela Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Suzana Maria Coelho
contributor_str_mv Martins, Suzana Maria Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Samba de Roda
Etnocenologia
Dança
Estética
topic Samba de Roda
Etnocenologia
Dança
Estética
description 237f.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-10T13:52:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-04-10T13:52:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9646
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9646/1/Amoroso%2520parte1.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9646/2/Amoroso%2520parte%25202.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9646/3/Amoroso%2520parte%25203.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9646/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f08dc3e75b3cda97ea3f159eb49d9f8
18d6b1efd9e9b60366248c9dcabed1a1
57214e5a8b28e11ae230e7848f48c02d
1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502477771603968