Negros do sertão no chão da Terra da Luz: a territoriaidade Quilombola de Encantados do Bom Jardim e Lagoa das Pedras, Tamboril/CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Natália Lídia Garcia de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33713
Resumo: O presente trabalho tem como centralidade o estudo de Comunidades Quilombolas no sertão cearense. Para isso, são abordados os conceitos de Território, Etnicidade e Raça como categorias fundamentais para a discussão. Investiga-se as territorialidades das Comunidades Encantados do Bom Jardim e Lagoa das Pedras, localizadas no município de Tamboril/CE, a partir do processo de autorreconhecimento quilombola. A espacialização da pesquisa foi realizada no município de Tamboril, Sertão de Crateús. As bases teórico-metodológicas do estudo dialogam com a perspectiva decolonial, compreendendo esta como possibilidades de falar da história e construir a ciência fora dos padrões eurocêntricos, permitindo que a interpretação dos sujeitos envolvidos com a pesquisa estejam presentes no estudo. Os procedimentos metodológicos foram baseados em pesquisas bibliográficas e documental, trabalhos de campo, obtenção de dados primários através de diálogos, observações, rodas de conversa e entrevistas. Foram realizadas reflexões acerca dos processos históricos e contemporâneos das comunidades negras rurais que, mais recentemente, passam a se denominar de Comunidades Quilombolas. Posteriormente discute-se o conceito de território, destacando a territorialidade quilombola e suas dimensões, política, econômica e cultural, na realidade das Comunidades estudadas. É abordada a perspectiva racial e étnica quilombola e, a partir de uma elaboração teórico-metodológica, são apresentados elementos da etnicidade quilombola de Encantados do Bom Jardim (EBJ) e Lagoa das Pedras (LP). Por fim, realiza-se uma investigação sobre as condições de produção e reprodução da vida das Comunidades. Para isso foi realizado um estudo das rendas familiares através da Metodologia “Análise-diagnóstico de sistemas agrários/atividades”. Escolheu-se dois núcleos familiares de cada uma das Comunidades, todas com tipologias de rendas distintas. Analisou-se as rendas das quatro comunidades de acordo com suas necessidades, número de membros e as formas de produção e reprodução destes. Também foi realizado uma síntese das políticas públicas ofertadas para as famílias quilombolas de EBJ e LP. Percebeu-se que a origem em comum e o parentesco são fortes aliados do pensamento coletivo, bem como a relação com os indivíduos, comunidades e outros grupos externos. A falta de acesso a terras fez com que as populações negras rurais unissem forças em torno de um projeto coletivo, a vida em comunidade. A história quilombola diz respeito, também, ao modo de vida que garante a produção e reprodução das famílias, aos símbolos produzidos pelos sujeitos, às memórias afetivas construídas com a vida em comunidade e as estratégias de sobrevivência que garante a manutenção da vida dos sujeitos. O trabalho na roça é uma prática passada por gerações, que alimenta e sustenta as famílias até os dias de hoje. As dificuldades enfrentadas pelas Comunidades são diversas e, apesar dos programas e políticas públicas pontuais, os territórios de EBJ e LP seguem aguardando a titulação. Ainda assim, programas como o Bolsa Família são fundamentais para o sustento das famílias, chegando a representar quase 70% da renda mensal familiar. Desta forma, infere-se que o Estado tem função essencial no enfrentamento ou na perpetuação das desigualdades.
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As bases teórico-metodológicas do estudo dialogam com a perspectiva decolonial, compreendendo esta como possibilidades de falar da história e construir a ciência fora dos padrões eurocêntricos, permitindo que a interpretação dos sujeitos envolvidos com a pesquisa estejam presentes no estudo. Os procedimentos metodológicos foram baseados em pesquisas bibliográficas e documental, trabalhos de campo, obtenção de dados primários através de diálogos, observações, rodas de conversa e entrevistas. Foram realizadas reflexões acerca dos processos históricos e contemporâneos das comunidades negras rurais que, mais recentemente, passam a se denominar de Comunidades Quilombolas. Posteriormente discute-se o conceito de território, destacando a territorialidade quilombola e suas dimensões, política, econômica e cultural, na realidade das Comunidades estudadas. É abordada a perspectiva racial e étnica quilombola e, a partir de uma elaboração teórico-metodológica, são apresentados elementos da etnicidade quilombola de Encantados do Bom Jardim (EBJ) e Lagoa das Pedras (LP). Por fim, realiza-se uma investigação sobre as condições de produção e reprodução da vida das Comunidades. Para isso foi realizado um estudo das rendas familiares através da Metodologia “Análise-diagnóstico de sistemas agrários/atividades”. Escolheu-se dois núcleos familiares de cada uma das Comunidades, todas com tipologias de rendas distintas. Analisou-se as rendas das quatro comunidades de acordo com suas necessidades, número de membros e as formas de produção e reprodução destes. Também foi realizado uma síntese das políticas públicas ofertadas para as famílias quilombolas de EBJ e LP. Percebeu-se que a origem em comum e o parentesco são fortes aliados do pensamento coletivo, bem como a relação com os indivíduos, comunidades e outros grupos externos. A falta de acesso a terras fez com que as populações negras rurais unissem forças em torno de um projeto coletivo, a vida em comunidade. A história quilombola diz respeito, também, ao modo de vida que garante a produção e reprodução das famílias, aos símbolos produzidos pelos sujeitos, às memórias afetivas construídas com a vida em comunidade e as estratégias de sobrevivência que garante a manutenção da vida dos sujeitos. O trabalho na roça é uma prática passada por gerações, que alimenta e sustenta as famílias até os dias de hoje. As dificuldades enfrentadas pelas Comunidades são diversas e, apesar dos programas e políticas públicas pontuais, os territórios de EBJ e LP seguem aguardando a titulação. Ainda assim, programas como o Bolsa Família são fundamentais para o sustento das famílias, chegando a representar quase 70% da renda mensal familiar. Desta forma, infere-se que o Estado tem função essencial no enfrentamento ou na perpetuação das desigualdades.This work focuses on the study of quilombola communities in the backlands of Ceará. To this end, the concepts of territory, ethnicity and race are defined as fundamental categories for discussion. It was investigate the territorialities of the Encantados do Bom Jardim and Lagoa das Pedras communities, in the municipality of Tamboril/CE, from the process of quilombola self-recognition. The spatialization of the research was carried out in the municipality of Tamboril, backland of Crateús. The theoretical and methodological bases of the study dialogue with a decolonial perspective apprehend it as possibility to talk about the history and to build the Science, outside Eurocentric pattern to allow that the interpretation of the subjects involved with the reasearch be presents in the study. The methodological procedures were based on bibliographic and documentary reaseach, fieldwork, obtaining primary data through dialogue, observations, conversation circles and interviews. Reflections were made about historical and contemporary processes of black rural communities which recently, have come to be called quilombola communities. It is discussed the concept of territory to emphasize the quilombola territoriality and its political, economic and culture dimensions in reality of the communities studied. It is addressed the quilombola race and ethnic perpective and from a theoretical and methodological elaboration, elements of Encantados do Bom Jardim (EBJ) and Lagoa das Pedras’s (LP) quilombola ethnicities are presented. In the end, it is carry out a investigation about the condition of production and reproduction of the communities’s life. To this end, was realized a study about family incomes using the methodology “Análise-diagnóstico de sistemas agrários/atividades”. It was choose two family nucleus of each one of communities which each with tipology of income different. It was analysed the income of four communities in agreement with their necessity, member numbers and their production and reproduction means. It was also realized a synthesis of public policy offered to quilombola families of EBJ and LP. It was realized that the commom origin and kinship are strong allies of the collective thinking, relationship between the people, and among another communities and groups outside. The lack of acccess to land made that the black rural populations join forces round of the collective project, a life in communite. The quilombola history is about a lifestyle which ensure the production and reproduction of the families, to symbols producted by subjects, to affective memories built with a life in communite and the survival strategies that ensure the maintenance of life of the subjects. The work on the field is a experience passed for generation that feeds and sustains the families until today. The difficulties faced by communities are diverse, although the programs and specific policies the territories EBJ and LP have been waiting the titling yet. Anyway, programs as Bolsa Família are fundamental for the sustenance of the families, representing about 70% of family income monthly. In this way it is concluded that the State has essential function in confronting or in perpetuating inequalities.Submitted by Pós-graduação em geografia (pggeogr@ufba.br) on 2021-07-08T19:36:48Z No. of bitstreams: 1 Natália.Lidia.dissertação.parahomologação.pdf: 5029607 bytes, checksum: c381f438a00a17e8a7d3755a5ff7526b (MD5)Approved for entry into archive by Solange Rocha (soluny@gmail.com) on 2021-07-09T21:17:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Natália.Lidia.dissertação.parahomologação.pdf: 5029607 bytes, checksum: c381f438a00a17e8a7d3755a5ff7526b (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-09T21:17:47Z (GMT). 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