Por uma práxis estética no ensino do teatro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18340 |
Resumo: | A pesquisa de caráter qualitativo visa a discutir as potencialidades de uma abordagem estética da educação através da arte, nomeadamente, através do ensino-aprendizagem do teatro. Interroga-se da possibilidade de estabelecer uma práxis estética no ensino do teatro que permita uma abordagem integral do homem (sem fragmentá-lo entre as faculdades racionais e sensíveis). Algo que não parece simples devido os resquícios da tradição científica dogmática que separa mente/corpo, cognitivo/afetivo, científico/empírico. Mas felizmente este pensamento não está afim da produção de conhecimento hodierna que busca romper com os dogmas positivistas aproximando ideias tratadas como antagônicas. Na seara da pedagogia em teatro isto não poderia ser diferente, visto que, na espistemologia teatral deve-se considerar, sobretudo, objetos cognoscíveis do campo sensível. A estética é a ciência (ou pertence à ciência) que estuda o sensível e nela há pressupostos e fundamentos que, em consonância com a arte, sustentariam uma abordagem sensível na educação capaz de sensibilizar as capacidades espirituais (auto-conhecimento, tolerância, respeito mútuo) do educando em busca de emancipar-se enquanto sujeito. |
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