Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Raquel do Rosário
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sousa, Ana Claudia Medeiros de, Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35431
Resumo: Introdução: O processo de mediação consciente da informação é evocado e necessário para garantir a apropriação da informação em consonância com o contexto sociocultural em que as relações entre os sujeitos, os mediadores e os ambientes informacionais estão inseridos. Nessa conjuntura, é preciso compreender os diferentes valores - pragmático, afetivo e simbólico - que permeiam o processo de mediação da informação, que estão refletidos e refletem as tessituras constitutivas das teias sociais. Objetivo: Discutir, com base na fundamentação teórica da mediação da informação, sobre os valores pragmático, afetivo e simbólico que permeiam o processo consciente de mediação e o tornam humanizador. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. No que se refere aos procedimentos, caracteriza-se como bibliográfica. Resultados: Quando os usuários e o próprio mediador compreendem a ação mediadora deste último agente como uma concepção de vida, favorecem o desenvolvimento de uma convicção da relevância e da responsabilidade social de suas ações. Conclusões: A pesquisa propõe que, no processo de mediação consciente da informação, sejam atribuídos os valores pragmático, afetivo e simbólico à ação mediadora tanto pelos usuários quanto pelo próprio mediador, o qual a relaciona a uma atuação humanizada e favorece o desenvolvimento de uma convicção da relevância e da responsabilidade social de suas ações.
id UFBA-2_d5327f808c20898560f2131c4519191b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/35431
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2022-06-01T19:16:54Z2022-06-01T19:16:54Z2021-02SANTOS, Raquel do Rosário; SOUZA, Ana Claudia Medeiros de; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informação. Informação & Informação. Londrina, v. 26, n. 1, p. 343 – 362, jan./mar. 2021.1981-8920https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35431DOI: 10.5433/1981-8920.2021v26n1p343Introdução: O processo de mediação consciente da informação é evocado e necessário para garantir a apropriação da informação em consonância com o contexto sociocultural em que as relações entre os sujeitos, os mediadores e os ambientes informacionais estão inseridos. Nessa conjuntura, é preciso compreender os diferentes valores - pragmático, afetivo e simbólico - que permeiam o processo de mediação da informação, que estão refletidos e refletem as tessituras constitutivas das teias sociais. Objetivo: Discutir, com base na fundamentação teórica da mediação da informação, sobre os valores pragmático, afetivo e simbólico que permeiam o processo consciente de mediação e o tornam humanizador. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. No que se refere aos procedimentos, caracteriza-se como bibliográfica. Resultados: Quando os usuários e o próprio mediador compreendem a ação mediadora deste último agente como uma concepção de vida, favorecem o desenvolvimento de uma convicção da relevância e da responsabilidade social de suas ações. Conclusões: A pesquisa propõe que, no processo de mediação consciente da informação, sejam atribuídos os valores pragmático, afetivo e simbólico à ação mediadora tanto pelos usuários quanto pelo próprio mediador, o qual a relaciona a uma atuação humanizada e favorece o desenvolvimento de uma convicção da relevância e da responsabilidade social de suas ações.Introduction: The process of conscious mediation of information is evoked and necessary to ensure the appropriation of information in line with the socio-cultural context in which the relationships between subjects, mediators and information environments are inserted. In this context, it is necessary to understand the different values - pragmatic, affective and symbolic - that permeate the process of mediation of information, which are reflected and reflect the constitutive structure of social webs. Objective: To discuss, based on the theoretical foundation of information mediation, about the pragmatic, affective and symbolic values that permeate the process of conscious mediation and make it humanizing. Methodology: This is a descriptive research, of qualitative nature. With regard to procedures, it is characterized as bibliographic. Results: When users and the mediator understand the mediating action of the last agent as a concept of life, favors the development of a conviction of the relevance and social responsibility of its actions. Conclusions: The research proposes that, in the process of conscious mediation of information, the pragmatic, affective and symbolic values are attributed to the mediating action both by users and by the mediator himself, which relates it to a humanized performance and favors the development of a conviction the relevance and social responsibility of its actions.Submitted by Milla Nascimento (milla.nascimento@ufba.br) on 2022-05-22T22:15:41Z No. of bitstreams: 1 40808-216100-1-PB.pdf: 197056 bytes, checksum: 203e4ea148953d4cd2305051eed2a757 (MD5)Approved for entry into archive by Urania Araujo (urania@ufba.br) on 2022-06-01T19:16:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 40808-216100-1-PB.pdf: 197056 bytes, checksum: 203e4ea148953d4cd2305051eed2a757 (MD5)Made available in DSpace on 2022-06-01T19:16:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40808-216100-1-PB.pdf: 197056 bytes, checksum: 203e4ea148953d4cd2305051eed2a757 (MD5) Previous issue date: 2021-02porUniversidade Federal da BahiaUFBABrasilInformação & InformaçãoMediation of informationPragmatic value - Mediation of informationAffective value - Mediation of informationSymbolic value - Mediation of informationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAOMediação da informaçãoValor pragmático - Mediação da informaçãoOs valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informaçãoThe pragmatic affective and symbolic values in the process of conscions mediation of informationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlev. 26n. 1p. 343p.362Santos, Raquel do RosárioSousa, Ana Claudia Medeiros deAlmeida Júnior, Oswaldo Francisco de Almeidareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL40808-216100-1-PB.pdf40808-216100-1-PB.pdfapplication/pdf197056https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35431/1/40808-216100-1-PB.pdf203e4ea148953d4cd2305051eed2a757MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1881https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35431/2/license.txt5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5MD52TEXT40808-216100-1-PB.pdf.txt40808-216100-1-PB.pdf.txtExtracted texttext/plain51807https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35431/3/40808-216100-1-PB.pdf.txt955432f7a265f836c0473f5202e6d9dfMD53ri/354312022-06-04 06:25:48.956oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-04T09:25:48Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informação
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The pragmatic affective and symbolic values in the process of conscions mediation of information
title Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informação
spellingShingle Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informação
Santos, Raquel do Rosário
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO
Mediação da informação
Valor pragmático - Mediação da informação
Mediation of information
Pragmatic value - Mediation of information
Affective value - Mediation of information
Symbolic value - Mediation of information
title_short Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informação
title_full Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informação
title_fullStr Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informação
title_full_unstemmed Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informação
title_sort Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informação
author Santos, Raquel do Rosário
author_facet Santos, Raquel do Rosário
Sousa, Ana Claudia Medeiros de
Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de Almeida
author_role author
author2 Sousa, Ana Claudia Medeiros de
Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Raquel do Rosário
Sousa, Ana Claudia Medeiros de
Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de Almeida
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO
Mediação da informação
Valor pragmático - Mediação da informação
Mediation of information
Pragmatic value - Mediation of information
Affective value - Mediation of information
Symbolic value - Mediation of information
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação da informação
Valor pragmático - Mediação da informação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Mediation of information
Pragmatic value - Mediation of information
Affective value - Mediation of information
Symbolic value - Mediation of information
description Introdução: O processo de mediação consciente da informação é evocado e necessário para garantir a apropriação da informação em consonância com o contexto sociocultural em que as relações entre os sujeitos, os mediadores e os ambientes informacionais estão inseridos. Nessa conjuntura, é preciso compreender os diferentes valores - pragmático, afetivo e simbólico - que permeiam o processo de mediação da informação, que estão refletidos e refletem as tessituras constitutivas das teias sociais. Objetivo: Discutir, com base na fundamentação teórica da mediação da informação, sobre os valores pragmático, afetivo e simbólico que permeiam o processo consciente de mediação e o tornam humanizador. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. No que se refere aos procedimentos, caracteriza-se como bibliográfica. Resultados: Quando os usuários e o próprio mediador compreendem a ação mediadora deste último agente como uma concepção de vida, favorecem o desenvolvimento de uma convicção da relevância e da responsabilidade social de suas ações. Conclusões: A pesquisa propõe que, no processo de mediação consciente da informação, sejam atribuídos os valores pragmático, afetivo e simbólico à ação mediadora tanto pelos usuários quanto pelo próprio mediador, o qual a relaciona a uma atuação humanizada e favorece o desenvolvimento de uma convicção da relevância e da responsabilidade social de suas ações.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-01T19:16:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-01T19:16:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Raquel do Rosário; SOUZA, Ana Claudia Medeiros de; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informação. Informação & Informação. Londrina, v. 26, n. 1, p. 343 – 362, jan./mar. 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35431
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1981-8920
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv DOI: 10.5433/1981-8920.2021v26n1p343
identifier_str_mv SANTOS, Raquel do Rosário; SOUZA, Ana Claudia Medeiros de; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informação. Informação & Informação. Londrina, v. 26, n. 1, p. 343 – 362, jan./mar. 2021.
1981-8920
DOI: 10.5433/1981-8920.2021v26n1p343
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Informação & Informação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35431/1/40808-216100-1-PB.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35431/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35431/3/40808-216100-1-PB.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 203e4ea148953d4cd2305051eed2a757
5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5
955432f7a265f836c0473f5202e6d9df
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459643934998528