Avaliação do nível de transparência das empresas: um exame de websites corporativos de relações com investidores
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Publication Date: | 2017 |
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Source: | Repositório Institucional da UFBA |
Download full: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36016 |
Summary: | No contexto do conflito agente-principal, no qual se espera maior disseminação de informações, este trabalho apresenta uma metodologia para mensurar o nível de transparência conferido pelas empresas por meio de seus websites corporativos de relações com investidores. A metodologia considera quatro dimensões: a primeira consiste em uma lista de 99 itens correspondendo a elementos de informação do que se espera que as empresas divulguem por meio de seus websites de relações com investidores; a segunda, na avaliação, por avaliadores voluntários, da existência e qualidade de cada um desses elementos de informação nos websites medida considerando aspectos de facilidade de acesso, atualização e completude da informação; a terceira e a quarta dimensões consistem na atribuição de pesos aos índices de transparência dados pelos avaliadores voluntários considerando a natureza da exigência do elemento de informação (se tem origem legal, regulamentar, em boas práticas de mercado ou indicação acadêmica) e sua relevância para as tomadas de decisão de acionistas e investidores, esta avaliada por profissionais com ampla visão de mercado. Por aplicação dessa metodologia, em média, verificou-se que estatais brasileiras não são mais transparentes que empresas privadas atuantes no país; que empresas listadas em segmentos especiais da bolsa não são mais transparentes que aquelas em segmentos de menores níveis de exigência; e que bancos, seguradoras e estatais não são mais transparentes que empresas de outros segmentos. Pretende-se que essa metodologia contribua na discussão sobre importância da transparência em sua ligação com o aumento de valor para os acionistas e para a sociedade em geral, e em particular em sua relação com a redução de atos de corrupção e de fraudes. |
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2022-09-14T14:38:27Z2022-09-14T14:38:27Z2017https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36016No contexto do conflito agente-principal, no qual se espera maior disseminação de informações, este trabalho apresenta uma metodologia para mensurar o nível de transparência conferido pelas empresas por meio de seus websites corporativos de relações com investidores. A metodologia considera quatro dimensões: a primeira consiste em uma lista de 99 itens correspondendo a elementos de informação do que se espera que as empresas divulguem por meio de seus websites de relações com investidores; a segunda, na avaliação, por avaliadores voluntários, da existência e qualidade de cada um desses elementos de informação nos websites medida considerando aspectos de facilidade de acesso, atualização e completude da informação; a terceira e a quarta dimensões consistem na atribuição de pesos aos índices de transparência dados pelos avaliadores voluntários considerando a natureza da exigência do elemento de informação (se tem origem legal, regulamentar, em boas práticas de mercado ou indicação acadêmica) e sua relevância para as tomadas de decisão de acionistas e investidores, esta avaliada por profissionais com ampla visão de mercado. Por aplicação dessa metodologia, em média, verificou-se que estatais brasileiras não são mais transparentes que empresas privadas atuantes no país; que empresas listadas em segmentos especiais da bolsa não são mais transparentes que aquelas em segmentos de menores níveis de exigência; e que bancos, seguradoras e estatais não são mais transparentes que empresas de outros segmentos. Pretende-se que essa metodologia contribua na discussão sobre importância da transparência em sua ligação com o aumento de valor para os acionistas e para a sociedade em geral, e em particular em sua relação com a redução de atos de corrupção e de fraudes.In the context of the principal-agent conflict, in which a greater dissemination of information is expected, this paper presents a methodology for measuring the level of transparency conferred by companies through its corporate investor relations websites. The methodology considers four dimensions: the first consists of a list of 99 items corresponding to information elements of what companies are expected to disclose through their investor relations websites; the second, in the evaluation, by voluntary evaluators, of the existence and quality of each of these information elements in the websites measured considering the aspects easy access, updating and completeness of the information; the third and fourth dimensions are the attribution of weights to the transparency indexes given by the voluntary evaluators, considering the nature of the requirement of the information element (whether it is legal, regulatory, good market practice or academic indication) and its relevance to decision-making of shareholders and investors, is evaluated by professionals with a broad market vision. By applying this methodology, on average, it was verified that Brazilian state-owned companies are no more transparent than private companies operating in the country; that companies listed in special segments of the stock market are no more transparent than those in segments with lower levels of demand; and that banks, insurance companies and state companies are no more transparent than companies from other segments. It is intended that this methodology contributes to the discussion about the importance of transparency in its connection with the increase of value for shareholders and for society in general, and in particular in its relation with the reduction of acts of corruption and fraud.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2022-09-13T17:14:11Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado-RENATA REGINA GALDINO-SÁ.pdf: 2313572 bytes, checksum: 2ae8f0e4c08d2759ff12dfec2aa11858 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2022-09-14T14:38:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado-RENATA REGINA GALDINO-SÁ.pdf: 2313572 bytes, checksum: 2ae8f0e4c08d2759ff12dfec2aa11858 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-14T14:38:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado-RENATA REGINA GALDINO-SÁ.pdf: 2313572 bytes, checksum: 2ae8f0e4c08d2759ff12dfec2aa11858 (MD5) Previous issue date: 2017porUniversidade Federal da BahiaNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)UFBABrasilEscola de AdministraçãoCorporate GovernanceTransparencyDisclosureInvestor Relations WebsitesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOGovernança CorporativaTransparênciaWebsite CorporativoAvaliação do nível de transparência das empresas: um exame de websites corporativos de relações com investidoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSilva Júnior, Antônio Francisco de Almeida dahttp://lattes.cnpq.br/0271283659308581Gomes, Olímpio Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/4909524784880202Silva, Itamar Marins daSilva Júnior, Antônio Francisco de Almeida dahttp://lattes.cnpq.br/0271283659308581Gomes, Olímpio Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/4909524784880202Pinho, José Antoniohttp://lattes.cnpq.br/3547279864939215Galdino-Sá, Renata Reginareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação de Mestrado-RENATA REGINA GALDINO-SÁ.pdfDissertação de Mestrado-RENATA REGINA GALDINO-SÁ.pdfapplication/pdf2313572https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36016/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado-RENATA%20REGINA%20GALDINO-S%c3%81.pdf2ae8f0e4c08d2759ff12dfec2aa11858MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36016/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTDissertação de Mestrado-RENATA REGINA GALDINO-SÁ.pdf.txtDissertação de Mestrado-RENATA REGINA GALDINO-SÁ.pdf.txtExtracted texttext/plain423126https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36016/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado-RENATA%20REGINA%20GALDINO-S%c3%81.pdf.txtc5bd970ef02f01095927229adc8c7703MD53ri/360162022-09-17 02:04:00.615oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-09-17T05:04Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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