A roda da capoeira Angola: os sentidos em jogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zonzon, Christine Nicole
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10231
Resumo: 138f.
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spelling Zonzon, Christine NicoleZonzon, Christine NicoleMoura, Milton Araújo2013-05-02T15:49:10Z2013-05-02T15:49:10Z2007http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10231138f.A partir de uma pesquisa participante em dois grupos de capoeira angola de Salvador, investiga-se de que modo é (re)produzida e transmitida a prática tradicional e ritual, herança das matrizes culturais africanas e afro-brasileiras, em coletivos que se caracterizam, na contemporaneidade, pela heterogeneidade de seus membros. O enfoque recai sobre o percurso de aprendizagem, no intuito de evidenciar os processos de incorporação de disposições corporais e perceptivas no âmbito de uma vivência coletiva. Em seguida, atenta-se à vertente emocional da formação do capoeirista no sentido de trazer à tona a construção dos valores éticos e estéticos – o ethos – do universo da capoeira angola e reflete-se sobre os modos de negociação e de re-significação desses valores no contexto atual. Por fim, a observação concentra-se na encenação da roda de capoeira, cuja análise permite vincular os critérios de excelência dos fazeres corporais, musicais e dos comportamentos com a estrutura hierárquica dos grupos. A análise é orientada pelo eixo teórico-metodológico da teoria da ação prática do sociólogo Pierre Bourdieu, sendo assim compreendida a aquisição das competências e dos critérios de julgamento dos capoeiristas em termos de habitus, isto é, de incorporação de disposições historicamente constituídas, confrontadas no campo dialético das disputas em torno da legitimidade. Conclui-se esboçando uma esquematização dos princípios práticos que regem a capoeira angola, cuja plasticidade tem possibilitado a re-significação dos fazeres e dos valores na atualidade. Nessa perspectiva, o estudo aponta para a importância da inserção de novos atores e, mais particularmente, da recente participação feminina nesse universo “tradicional”, no sentido de revitalizar as representações místicas associadas à matriz africana – a mandinga – em detrimento do ethos das práticas da malandragem, legado histórico da capoeira de outrora.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-04-11T15:14:47Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Christine Zonzonseg.pdf: 1291353 bytes, checksum: d1c25e28f812018ea1d784f29372ff03 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Alice Ribeiro(malice@ufba.br) on 2013-05-02T15:49:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao Christine Zonzonseg.pdf: 1291353 bytes, checksum: d1c25e28f812018ea1d784f29372ff03 (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-02T15:49:10Z (GMT). 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