A WEB 2.0, Produção Colaborativa e Commons: estudo de caso Youtube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Mônica de Sá Dantas
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23553
Resumo: A atual expansão do uso de ferramentas online de compartilhamento de conteúdos produzidos pelos usuários é representada pela posição que ocupam dentre os sites mais visitados da web. Tais sites estão dentre as aplicações que se convencionou chamar de Web 2.0 e que reúnem aspectos: (i) tecnológicos, que possibilitaram maior exploração da web; (ii) sociais, devido a atuação participante dos usuários; e (iii) comerciais. Pode-se, então, notar o fomento, por parte dessas aplicações, de um ambiente para a produção colaborativa e para a interatividade do seu público, que gera, dessa forma, um acervo coletivo e imaterial (commons), através de processos comunicativos e informacionais à luz da cibercultura e das leis que a gerem. Portanto, escolheu-se o YouTube como objeto de um estudo de caso que teve como finalidade discutir a comunicação na Web 2.0 em processos colaborativos e suas apropriações, visto que constitui um dos maiores e mais acessados acervos de vídeos do ciberespaço. Este estudo de caso analisou o YouTube de acordo com categorias que expressam funções pós-massivas das aplicações das novas mídias digitais: (i) interface, navegabilidade e customização; (ii) interatividade e organização social em rede; (iii) geração e compartilhamento de conteúdo; (iv) classificação, folksonomia ou tagging; (v) notificações e estatísticas; e (vi) mobilidade e integração. Com isso, construiu-se uma compreensão do YouTube, em concordância com o modelo de negócios das chamadas aplicações Web 2.0, e se evidenciou uma aproximação das práticas desse ambiente com o uso da colaboração (característica de projetos técnicos, sociais e ideológicos na internet) dos usuários para com a plataforma, na formação de um commons digital. Para tal, foram utilizados dados de estudos anteriores, análises e dados coletados, além de exemplos de uso do YouTube.
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Portanto, escolheu-se o YouTube como objeto de um estudo de caso que teve como finalidade discutir a comunicação na Web 2.0 em processos colaborativos e suas apropriações, visto que constitui um dos maiores e mais acessados acervos de vídeos do ciberespaço. Este estudo de caso analisou o YouTube de acordo com categorias que expressam funções pós-massivas das aplicações das novas mídias digitais: (i) interface, navegabilidade e customização; (ii) interatividade e organização social em rede; (iii) geração e compartilhamento de conteúdo; (iv) classificação, folksonomia ou tagging; (v) notificações e estatísticas; e (vi) mobilidade e integração. Com isso, construiu-se uma compreensão do YouTube, em concordância com o modelo de negócios das chamadas aplicações Web 2.0, e se evidenciou uma aproximação das práticas desse ambiente com o uso da colaboração (característica de projetos técnicos, sociais e ideológicos na internet) dos usuários para com a plataforma, na formação de um commons digital. Para tal, foram utilizados dados de estudos anteriores, análises e dados coletados, além de exemplos de uso do YouTube.The current expansion of the use of online tools for sharing user-generated content is represented by the position they occupy among the most visited sites on the web. Such sites are among the applications that are referred to as Web 2.0 and bring together aspects (i) technology, which allowed greater exploitation of the web, (ii) social, because the performance of the participating users, and (iii) commercial. One can then note the promotion, by such applications, of an environment for collaborative production and interactivity of your audience, generating thus a collective and immaterial heap (commons), through informational and communicative processes will light of cyberculture and the laws that manage it. Thus, we chose YouTube as the subject of a case study with the purpose to discuss communication in Web 2.0 in collaborative processes and their appropriation, since it constitutes one of the largest and most accessible collections of video of cyberspace. This case study has examined YouTube according to categories that express functions after massive of application of new digital media: (i) interface, navigation and customization, (ii) interactivity and social networking organization, (iii) generation and sharing content, (iv) classification, folksonomy or tagging, (v) notifications and statistics and (vi) mobility and integration. As a result, built up an understanding of YouTube, in agreement with the business model of so-called Web 2.0 applications, and showed a practical approximation of that environment with the use of collaboration users (characteristic of technical, social and ideological projects in web) to the platform, the formation of a digital commons. To this end, we used data from previous studies, analysis and data collected, and examples of use of YouTube.Submitted by Mônica de Sá Dantas Paz (monicapazz@gmail.com) on 2017-04-03T17:01:29Z No. of bitstreams: 1 dissertação_MonicaPaz_2010_UFBA.pdf: 1311646 bytes, checksum: 5c792fa3f2e452c9645114b55bca5728 (MD5)Approved for entry into archive by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2017-07-12T18:06:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação_MonicaPaz_2010_UFBA.pdf: 1311646 bytes, checksum: 5c792fa3f2e452c9645114b55bca5728 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-12T18:06:54Z (GMT). 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