Marketing no futebol: análise de caso do Cruzeiro Esporte Clube
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31515 |
Resumo: | Esta monografia pretende abordar as questões que envolvem o marketing esportivo como um campo de estudo em ascensão e ainda pouco explorado por pesquisadores, fato este que irá situar o contexto pretendido. O futebol também vai ser analisado para compreensão de uma possível importância social, bem como possível mobilizador de público e mercado. Com as bases de análise estabelecidas, será feita a conexão entre o marketing e o futebol, entendendo como essas áreas se configuram entre si. O departamento de marketing estudado será do Cruzeiro Esporte Clube de Minas Gerais. O clube conta com um departamento que desenvolve estratégias e ações para atingir o público através de suas campanhas. Parte do case do clube será explorado para que para percepção do marketing e compreensão da explanação de forma prática. |
id |
UFBA-2_d62ebabdc944407ecebb4b2ad0500fdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/31515 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Ferreira, Fernando PolonioFerreira, Fernando PolonioCosta, Leonardo2020-03-03T16:53:49Z2020-03-03T16:53:49Z2020-03-032011Monografiahttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31515Esta monografia pretende abordar as questões que envolvem o marketing esportivo como um campo de estudo em ascensão e ainda pouco explorado por pesquisadores, fato este que irá situar o contexto pretendido. O futebol também vai ser analisado para compreensão de uma possível importância social, bem como possível mobilizador de público e mercado. Com as bases de análise estabelecidas, será feita a conexão entre o marketing e o futebol, entendendo como essas áreas se configuram entre si. O departamento de marketing estudado será do Cruzeiro Esporte Clube de Minas Gerais. O clube conta com um departamento que desenvolve estratégias e ações para atingir o público através de suas campanhas. Parte do case do clube será explorado para que para percepção do marketing e compreensão da explanação de forma prática.Submitted by Catalogador FACOM (ncefacom@ufba.br) on 2020-03-03T13:25:21Z No. of bitstreams: 1 Monografia Marketing no Futebol - Análise de Caso do Cruzeiro Esporte Clube por Fernanda Polonio Ferreira.pdf: 1504786 bytes, checksum: fe1617fed5e91669992fa15fd07b95ba (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-03-03T16:53:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia Marketing no Futebol - Análise de Caso do Cruzeiro Esporte Clube por Fernanda Polonio Ferreira.pdf: 1504786 bytes, checksum: fe1617fed5e91669992fa15fd07b95ba (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-03T16:53:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia Marketing no Futebol - Análise de Caso do Cruzeiro Esporte Clube por Fernanda Polonio Ferreira.pdf: 1504786 bytes, checksum: fe1617fed5e91669992fa15fd07b95ba (MD5)ComunicaçãoMarketing esportivoFutebol - Minas GeraisCruzeiroMarketing no futebol: análise de caso do Cruzeiro Esporte Clubeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMonografia Marketing no Futebol - Análise de Caso do Cruzeiro Esporte Clube por Fernanda Polonio Ferreira.pdfMonografia Marketing no Futebol - Análise de Caso do Cruzeiro Esporte Clube por Fernanda Polonio Ferreira.pdfapplication/pdf1504786https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31515/1/Monografia%20Marketing%20no%20Futebol%20-%20An%c3%a1lise%20de%20Caso%20do%20Cruzeiro%20Esporte%20Clube%20por%20Fernanda%20Polonio%20Ferreira.pdffe1617fed5e91669992fa15fd07b95baMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31515/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTMonografia Marketing no Futebol - Análise de Caso do Cruzeiro Esporte Clube por Fernanda Polonio Ferreira.pdf.txtMonografia Marketing no Futebol - Análise de Caso do Cruzeiro Esporte Clube por Fernanda Polonio Ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain141422https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31515/3/Monografia%20Marketing%20no%20Futebol%20-%20An%c3%a1lise%20de%20Caso%20do%20Cruzeiro%20Esporte%20Clube%20por%20Fernanda%20Polonio%20Ferreira.pdf.txt7aa2363c8b1d83b689be49e29fc53f1bMD53ri/315152022-07-05 14:03:51.183oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:51Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing no futebol: análise de caso do Cruzeiro Esporte Clube |
title |
Marketing no futebol: análise de caso do Cruzeiro Esporte Clube |
spellingShingle |
Marketing no futebol: análise de caso do Cruzeiro Esporte Clube Ferreira, Fernando Polonio Comunicação Marketing esportivo Futebol - Minas Gerais Cruzeiro |
title_short |
Marketing no futebol: análise de caso do Cruzeiro Esporte Clube |
title_full |
Marketing no futebol: análise de caso do Cruzeiro Esporte Clube |
title_fullStr |
Marketing no futebol: análise de caso do Cruzeiro Esporte Clube |
title_full_unstemmed |
Marketing no futebol: análise de caso do Cruzeiro Esporte Clube |
title_sort |
Marketing no futebol: análise de caso do Cruzeiro Esporte Clube |
author |
Ferreira, Fernando Polonio |
author_facet |
Ferreira, Fernando Polonio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Fernando Polonio Ferreira, Fernando Polonio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Leonardo |
contributor_str_mv |
Costa, Leonardo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Marketing esportivo Futebol - Minas Gerais Cruzeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing esportivo Futebol - Minas Gerais Cruzeiro |
description |
Esta monografia pretende abordar as questões que envolvem o marketing esportivo como um campo de estudo em ascensão e ainda pouco explorado por pesquisadores, fato este que irá situar o contexto pretendido. O futebol também vai ser analisado para compreensão de uma possível importância social, bem como possível mobilizador de público e mercado. Com as bases de análise estabelecidas, será feita a conexão entre o marketing e o futebol, entendendo como essas áreas se configuram entre si. O departamento de marketing estudado será do Cruzeiro Esporte Clube de Minas Gerais. O clube conta com um departamento que desenvolve estratégias e ações para atingir o público através de suas campanhas. Parte do case do clube será explorado para que para percepção do marketing e compreensão da explanação de forma prática. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-03T16:53:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-03T16:53:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-03-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31515 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
Monografia |
identifier_str_mv |
Monografia |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31515/1/Monografia%20Marketing%20no%20Futebol%20-%20An%c3%a1lise%20de%20Caso%20do%20Cruzeiro%20Esporte%20Clube%20por%20Fernanda%20Polonio%20Ferreira.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31515/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31515/3/Monografia%20Marketing%20no%20Futebol%20-%20An%c3%a1lise%20de%20Caso%20do%20Cruzeiro%20Esporte%20Clube%20por%20Fernanda%20Polonio%20Ferreira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fe1617fed5e91669992fa15fd07b95ba 817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a 7aa2363c8b1d83b689be49e29fc53f1b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798057794658631680 |