Série de estudos cênicos sobre poder e espaço, de Nivalda Costa: arquivo hipertextual, edição e estudo crítico-filológico
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29881 |
Resumo: | No âmbito da Filologia, em diálogo, principalmente, com a Arquivística e com a Informática, elaboramos um arquivo hipertextual do dossiê da Série de estudos cênicos sobre poder e espaço (SECPE), parte significativa da dramaturgia censurada de Nivalda Costa, composto por edições e documentos, suporte de estudo crítico que subsidiou a construção de uma leitura filológica de sua atuação, no contexto da ditadura militar na Bahia. Essa série, resultante de pesquisas, (re)leituras e experimentos, é constituída de seis textos teatrais escritos (no e) para o palco como manifestos, por meio dos quais a dramaturga, diretora e intelectual negra, denunciava abusos de poder e incitava o público a transformar a sociedade. Por estratégia de leitura, para constituir e interpretar o dossiê, formado por mais de duzentos documentos, organizamos o Acervo Nivalda Costa, integrante do Arquivo Textos Teatrais Censurados, fundo Textos Teatrais Censurados, vinculado ao Instituto de Letras da UFBA. Respeitando a peculiaridade dos documentos reunidos, dentre esses, texto teatral, matéria de jornal, documentação censória, esboço e rascunho, e material audiovisual, que nos permitiu ler os processos de produção, transmissão, circulação e recepção dos textos teatrais, objeto de estudo, e o sujeito Nivalda Costa, adotamos uma tendência editorial pragmática, de base social e política, reconhecendo os aspectos materiais e históricos dos documentos/testemunhos, bem como assumindo a conduta crítica do filólogo-editor. Nesse sentido, apresentamos no Arquivo Hipertextual, acessível a partir do website http://acervonivaldacosta.com, composto dos menus Apresentação, A autora, O acervo, Consulta, Edições e Contato, edição fac-similar de todos os testemunhos dos textos, edição interpretativa hipermídia de Glub! Estória de um espanto, edição crítica hipermídia de Aprender a nada-r e edição sinóptico-crítica hipermídia de Vegetal vigiado; textos críticos em formato de impressão, para leitura, estudo e/ou encenação; critérios de elaboração e de apresentação; e todos os documentos do dossiê. Tecemos, por meio dessa plataforma, das edições e dos documentos, uma crítica filológica de Nivalda Costa, de sua produção aguerrida e de suas práticas de resistência, considerando a figura da intelectual negra, suas redes de sociabilidade, seu envolvimento em projetos artísticos, culturais e populares. Ressaltamos, contudo, sua trajetória no campo do teatro, como dramaturga e diretora, no contexto sociocultural da década de 1970, desenvolvendo uma leitura da artista e da SECPE, na qual sobressaem a figura da estudiosa e a sua prática de pesquisa dialógica e transgressora, parte de uma vertente que defende a diversidade epistemológica, ontológica e cultural, buscando construir um conhecimento a respeito de Nivalda Costa. |
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Souza, Débora deSouza, Débora deSantos, Rosa Borges dosBarreiros, Patrício NunesMarfuz, Luiz César AlvesSouza, Arivaldo Sacramento deDuarte, Rosinês de Jesus Duarte2019-06-18T17:57:48Z2019-06-18T17:57:48Z2019-06-182019http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29881No âmbito da Filologia, em diálogo, principalmente, com a Arquivística e com a Informática, elaboramos um arquivo hipertextual do dossiê da Série de estudos cênicos sobre poder e espaço (SECPE), parte significativa da dramaturgia censurada de Nivalda Costa, composto por edições e documentos, suporte de estudo crítico que subsidiou a construção de uma leitura filológica de sua atuação, no contexto da ditadura militar na Bahia. Essa série, resultante de pesquisas, (re)leituras e experimentos, é constituída de seis textos teatrais escritos (no e) para o palco como manifestos, por meio dos quais a dramaturga, diretora e intelectual negra, denunciava abusos de poder e incitava o público a transformar a sociedade. Por estratégia de leitura, para constituir e interpretar o dossiê, formado por mais de duzentos documentos, organizamos o Acervo Nivalda Costa, integrante do Arquivo Textos Teatrais Censurados, fundo Textos Teatrais Censurados, vinculado ao Instituto de Letras da UFBA. Respeitando a peculiaridade dos documentos reunidos, dentre esses, texto teatral, matéria de jornal, documentação censória, esboço e rascunho, e material audiovisual, que nos permitiu ler os processos de produção, transmissão, circulação e recepção dos textos teatrais, objeto de estudo, e o sujeito Nivalda Costa, adotamos uma tendência editorial pragmática, de base social e política, reconhecendo os aspectos materiais e históricos dos documentos/testemunhos, bem como assumindo a conduta crítica do filólogo-editor. Nesse sentido, apresentamos no Arquivo Hipertextual, acessível a partir do website http://acervonivaldacosta.com, composto dos menus Apresentação, A autora, O acervo, Consulta, Edições e Contato, edição fac-similar de todos os testemunhos dos textos, edição interpretativa hipermídia de Glub! Estória de um espanto, edição crítica hipermídia de Aprender a nada-r e edição sinóptico-crítica hipermídia de Vegetal vigiado; textos críticos em formato de impressão, para leitura, estudo e/ou encenação; critérios de elaboração e de apresentação; e todos os documentos do dossiê. Tecemos, por meio dessa plataforma, das edições e dos documentos, uma crítica filológica de Nivalda Costa, de sua produção aguerrida e de suas práticas de resistência, considerando a figura da intelectual negra, suas redes de sociabilidade, seu envolvimento em projetos artísticos, culturais e populares. Ressaltamos, contudo, sua trajetória no campo do teatro, como dramaturga e diretora, no contexto sociocultural da década de 1970, desenvolvendo uma leitura da artista e da SECPE, na qual sobressaem a figura da estudiosa e a sua prática de pesquisa dialógica e transgressora, parte de uma vertente que defende a diversidade epistemológica, ontológica e cultural, buscando construir um conhecimento a respeito de Nivalda Costa.In the scope of Philology, in dialogue, mainly, with Archivistics and Information Science, we have organized a hypertextual archive of the dossier of the Series of scenic studies on power and space, a significant part of the censored dramaturgy by Nivalda Costa, comprising editions and documents, as the support of a critical study that based the construction of a philological reading of her performance, in the context of the military dictatorship in Bahia. This series, which is the result of research, (re)readings and experiments, consists of six theatrical texts written (on and) for the stage as manifestos, through which the playwright, director and black intellectual denounced power abuses and incited the public to transform society. As a reading strategy, in order to constitute and interpret the dossier, consisting of more than two hundred documents, we organized Nivalda Costa’s Collection, part of the Censored Theatrical Texts Archive, Censored Theatrical Texts fund, linked to the Institute of Letters of the Federal University of Bahia. Respecting the peculiarity of the documents gathered, among them, theatrical text, newspaper article, censorship documentation, sketch and draft, and audiovisual material, which allowed us to read the processes of production, transmission, circulation and reception of theatrical texts, the study object, and the subject Nivalda Costa, we adopted a pragmatic, socially and politically-based editorial tendency, recognizing the material and historical aspects of the documents/testimonies, as well as assuming the critical behavior of the philologist-editor. In this sense, we present the Hipertextual Archive, accessible on the website http://acervonivaldacosta.com, organized as follows: Presentation, The author, The collection, Consult, Editions and Contact, a facsimilar edition of all the testimonies of the texts, a hypermedia interpretative edition of Glub! Estória de um espanto, a hypermedia critical edition of Aprender a nada-r and a hypermedia synoptic-critical edition of Vegetal vigiado; critical texts in print model, for reading, studying and/or staging; elaboration and presentation criteria; and all the documents in the dossier. Through this platform, editions and documents, we have proposed a philological criticism about Nivalda Costa, her fierce production and resistance practices, considering the figure of the black intellectual, her networks of sociability, her involvement in artistic, cultural and popular projects. However, we emphasize her trajectory in the field of theater, as a playwright and director, in the sociocultural context in the 1970s, developing a reading of the artist and of the Series of scenic studies on power and space, in which stand out the figure of the studious and her practice of dialogical and transgressive research, part of a strand that defends the epistemological, ontological and cultural diversity, seeking to build a knowledge about Nivalda Costa.LetrasFilologiaCrítica textualDramaturgia baianaNivalda CostaArquivo hipertextualSérie de estudos cênicos sobre poder e espaço, de Nivalda Costa: arquivo hipertextual, edição e estudo crítico-filológicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em Literatura e CulturaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINAL_0DÉBORA_TeseVersãoDefinitiva.pdfDÉBORA_TeseVersãoDefinitiva.pdfapplication/pdf23230022https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29881/1/D%c3%89BORA_TeseVers%c3%a3oDefinitiva.pdfcad8d20cbddc0c512f3a5ab2d1fe725bMD51open accessLICENSE_4license.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29881/2/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD52open accessTEXTDÉBORA_TeseVersãoDefinitiva.pdf.txtDÉBORA_TeseVersãoDefinitiva.pdf.txtExtracted texttext/plain1061521https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29881/3/D%c3%89BORA_TeseVers%c3%a3oDefinitiva.pdf.txt6f245094b2122d23e9ea1a353e80e6fcMD53open accessORIGINALTese. 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