Tempo, movimento e existências conjuntas: magia negra, quimbanda e umbanda no norte de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanha, Taísa Domiciano
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37279
Resumo: Esta tese é uma etnografia das práticas religiosas de dois terreiros, o “Centro Espírita Estrela do Oriente” e “Terreiro de Umbanda Oxossi Caçador”, situados no norte de Minas Gerais. O objetivo do trabalho é abordar a quimbanda, a umbanda e a magia negra explorando os modos de composição e enredamento entre pessoas, entidades, espaços e práticas características dessas religiões de inspiração africana. Ao privilegiar as trajetórias, movimentos e transformações que se desenrolam e dão vida aos dois terreiros estudados espera-se contribuir para o entendimento da quimbanda, da umbanda e da magia negra, bem como superar leituras dominantes dessas modalidades religiosas, centradas em dicotomias como bem x mal e direita x esquerda. Através da composição espacial dos dois terreiros, é dada atenção ao modo como diferentes práticas se conectam no espaço. Para cada uma delas, há um espaço separado (o quarto de magia negra, o salão de quimbanda e o salão de umbanda), compondo assim, as três dimensões dos terreiros. Enquanto espaços de multiplicidade, os terreiros apontam para um mundo aberto a ser construído, que envolve negociações, movimentos, hesitações e experimentações com coisas, lugares, entidades, pessoas e outros seres. Nas trajetórias dos sacerdotes e fiéis, bem como em suas relações com as entidades, percebe-se que há um modo de engajamento que envolve um processo de aprendizagem e sensibilidade. Nesse processo de engajamento, o dom e os procedimentos de iniciação são essenciais. Além disso, buscou-se discutir sobre parentesco, envelhecimento, consequências corporais da relação com entidades, importância da música (pontos cantados) e dos sons nessa relação. Atenção é dada ao período da quaresma, no qual a magia negra vigora. Essa linha da quimbanda está permeada por uma ideia de pesos e forças, sendo que essas forças são tanto um princípio dinâmico, como também um elemento de composição dos seres, lugares e coisas e estão relacionadas à capacidade de agência e poder de realização. Atentando aos dualismos presentes na umbanda e na quimbanda, ressalta-se que nessas práticas é possível a convivência com a contradição. Buscou-se mostrar que o universo da quimbanda envolve cromatismos, escalas, dimensões e movimentos, muito mais do que rígidas divisões entre domínios particulares (como bem e mal, direita ou esquerda), pois esses dualismos não equivalem a polaridades fixas, mas sistemas abertos conectados a processos de transformação.
id UFBA-2_d88debe5c62f25013e11a657cadda1c7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/37279
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-06-29T17:20:41Z2023-06-29T17:20:41Z2023-06-16https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37279Esta tese é uma etnografia das práticas religiosas de dois terreiros, o “Centro Espírita Estrela do Oriente” e “Terreiro de Umbanda Oxossi Caçador”, situados no norte de Minas Gerais. O objetivo do trabalho é abordar a quimbanda, a umbanda e a magia negra explorando os modos de composição e enredamento entre pessoas, entidades, espaços e práticas características dessas religiões de inspiração africana. Ao privilegiar as trajetórias, movimentos e transformações que se desenrolam e dão vida aos dois terreiros estudados espera-se contribuir para o entendimento da quimbanda, da umbanda e da magia negra, bem como superar leituras dominantes dessas modalidades religiosas, centradas em dicotomias como bem x mal e direita x esquerda. Através da composição espacial dos dois terreiros, é dada atenção ao modo como diferentes práticas se conectam no espaço. Para cada uma delas, há um espaço separado (o quarto de magia negra, o salão de quimbanda e o salão de umbanda), compondo assim, as três dimensões dos terreiros. Enquanto espaços de multiplicidade, os terreiros apontam para um mundo aberto a ser construído, que envolve negociações, movimentos, hesitações e experimentações com coisas, lugares, entidades, pessoas e outros seres. Nas trajetórias dos sacerdotes e fiéis, bem como em suas relações com as entidades, percebe-se que há um modo de engajamento que envolve um processo de aprendizagem e sensibilidade. Nesse processo de engajamento, o dom e os procedimentos de iniciação são essenciais. Além disso, buscou-se discutir sobre parentesco, envelhecimento, consequências corporais da relação com entidades, importância da música (pontos cantados) e dos sons nessa relação. Atenção é dada ao período da quaresma, no qual a magia negra vigora. Essa linha da quimbanda está permeada por uma ideia de pesos e forças, sendo que essas forças são tanto um princípio dinâmico, como também um elemento de composição dos seres, lugares e coisas e estão relacionadas à capacidade de agência e poder de realização. Atentando aos dualismos presentes na umbanda e na quimbanda, ressalta-se que nessas práticas é possível a convivência com a contradição. Buscou-se mostrar que o universo da quimbanda envolve cromatismos, escalas, dimensões e movimentos, muito mais do que rígidas divisões entre domínios particulares (como bem e mal, direita ou esquerda), pois esses dualismos não equivalem a polaridades fixas, mas sistemas abertos conectados a processos de transformação.This dissertation is an ethnography of the religious practices of two terreiros, the “Centro Espírita Estrela do Oriente” and “Terreiro de Umbanda Oxossi Caçador”, located in the North of the State of Minas Gerais. The objective of this work is to approach Quimbanda, Umbanda and Black Magic, exploring the modes of composition and intertwining between people, entities, spaces and practices characteristic of these African-inspired religions. By privileging the trajectories, movements and transformations that unfold and give life to the two studied terreiros, it is hoped to contribute to the understanding of quimbanda, umbanda and black magic, as well as to overcome dominant readings of these religious modalities, centered on dichotomies as good x evil and right x left. Through the spatial composition of the two terreiros, attention is paid to how different practices connect in space. For each of them, there is a separate space (the black magic room, the quimbanda room and the umbanda room), thus composing the three dimensions of the terreiros. As spaces of multiplicity, the terreiros point to an open world to be built, which involves negotiations, movements, hesitations and experiments with things, places, entities, people and other beings. In the trajectories of priests and faithful, as well as in their relationships with entities, it is perceived that there is a way of engagement that involves a process of learning and sensitivity. In this engagement process, the gift and initiation procedures are essential. In addition, we sought to discuss kinship, aging, bodily consequences of the relationship with entities, the importance of music (sung points) and sounds in this relationship. Attention is paid to the period of Lent, in which black magic prevails. This line of quimbanda is permeated by an idea of weights and forces, and these forces are both a dynamic principle, as well as an element of composition of beings, places and things and are related to the capacity of agency and power of accomplishment. Paying attention to the dualisms present in umbanda and quimbanda, it is emphasized that in these practices it is possible to coexist with contradiction. We sought to show that the universe of kimbanda involves chromatisms, scales, dimensions and movements, much more than rigid divisions between particular domains (such as good and evil, right or left), as these dualisms are not equivalent to fixed polarities, but open systems connected to transformation processes.Submitted by Taisa Castanha (taisadomiciano@gmail.com) on 2023-06-29T14:16:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Taisa_Castanha_Tese_doutorado.pdf: 140779166 bytes, checksum: 9cee70b33bdc1b907dc6b25043020723 (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2023-06-29T17:20:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Taisa_Castanha_Tese_doutorado.pdf: 140779166 bytes, checksum: 9cee70b33bdc1b907dc6b25043020723 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-29T17:20:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Taisa_Castanha_Tese_doutorado.pdf: 140779166 bytes, checksum: 9cee70b33bdc1b907dc6b25043020723 (MD5) Previous issue date: 2023-06-16FAPESBporUniversidade Federal da BahiaPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) UFBABrasilOutro(a)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessQuimbandaBlack magicExuLuciférUmbandaCNPQ::CIENCIAS HUMANASQuimbandaMagia negraUmbandaExuLuciférTempo, movimento e existências conjuntas: magia negra, quimbanda e umbanda no norte de Minas GeraisDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRabelo, Miriam Cristina MarcilioAhlert, MartinaDuccini, LucianaCruz, Alline Torres Dias daCarvalho, Maria Rosário Gonçalves deRabelo, Miriam Cristina Marciliohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8124880H2&tokenCaptchar=03AL8dmw8Es7-1HBkPYx_3e6QWsQJFd4xGw-sOZP0LBwNjolXeXYeuLsL_Shu_ezVP0PTOesxjPtar5eM8k7QIJ-OYUgWnVWjXgHck5UI5YqkezXmXHKU-yQr9D_kudaSddfqhlAQ6fhSkoumcfBpHCfy0s_BPBsS5GLKmqAColr9InK_hYGQA7VaZq32ouun_mM1JC9kFnGv3jqmsZisZ139tUwbOQ-5D3Tk7D2Lmm_laQtn0E4r7qtRaiQbbOn6FJPnxoNU1Ayw4oP76I4Foxo0vk9h2J3tP2aAWZSE3Y3Mz9ElpuC9fKQmPTWbVEXgNNKbZ0TwUMaCQF_MJtOF-WxYasH---kmLeSvLfd1TIdpaKiiZuldzfjDNQL7s6iQYDum_FpgM69JpUijAzr7PWt_m4mnUtiY3txmkx5EDyp4RiHs49SRQDHK4CyhQ67p_42mwUQBFsYpc5wm1yfW-gbK6RcjiT7ybhhXqBhf4PfZZC4cwxENeqnN1aRbWKdiWOjuZ-R64l0bds_8YIsB0moWbkzmbtNJQtBpqzpj22Dw1KPBvbpZIPBWJute5qWNUCTjKgFluSQ15ICFEqqThT6z_aliztbq1IlTFZ5l1QbP1Vom8-O2YP2T7vJRoohDFmSjG-5JnoyP8Castanha, Taísa Domicianoreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTaisa_Castanha_Tese_doutorado.pdfTaisa_Castanha_Tese_doutorado.pdfapplication/pdf140779166https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37279/1/Taisa_Castanha_Tese_doutorado.pdf9cee70b33bdc1b907dc6b25043020723MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37279/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37279/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53TEXTTaisa_Castanha_Tese_doutorado.pdf.txtTaisa_Castanha_Tese_doutorado.pdf.txtExtracted texttext/plain665079https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37279/4/Taisa_Castanha_Tese_doutorado.pdf.txt137dd7a5a2da06b056ed39cfa7658b5bMD54ri/372792023-07-01 02:06:07.762oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-07-01T05:06:07Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tempo, movimento e existências conjuntas: magia negra, quimbanda e umbanda no norte de Minas Gerais
title Tempo, movimento e existências conjuntas: magia negra, quimbanda e umbanda no norte de Minas Gerais
spellingShingle Tempo, movimento e existências conjuntas: magia negra, quimbanda e umbanda no norte de Minas Gerais
Castanha, Taísa Domiciano
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Quimbanda
Magia negra
Umbanda
Exu
Lucifér
Quimbanda
Black magic
Exu
Lucifér
Umbanda
title_short Tempo, movimento e existências conjuntas: magia negra, quimbanda e umbanda no norte de Minas Gerais
title_full Tempo, movimento e existências conjuntas: magia negra, quimbanda e umbanda no norte de Minas Gerais
title_fullStr Tempo, movimento e existências conjuntas: magia negra, quimbanda e umbanda no norte de Minas Gerais
title_full_unstemmed Tempo, movimento e existências conjuntas: magia negra, quimbanda e umbanda no norte de Minas Gerais
title_sort Tempo, movimento e existências conjuntas: magia negra, quimbanda e umbanda no norte de Minas Gerais
author Castanha, Taísa Domiciano
author_facet Castanha, Taísa Domiciano
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rabelo, Miriam Cristina Marcilio
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ahlert, Martina
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Duccini, Luciana
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Cruz, Alline Torres Dias da
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Carvalho, Maria Rosário Gonçalves de
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Rabelo, Miriam Cristina Marcilio
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8124880H2&tokenCaptchar=03AL8dmw8Es7-1HBkPYx_3e6QWsQJFd4xGw-sOZP0LBwNjolXeXYeuLsL_Shu_ezVP0PTOesxjPtar5eM8k7QIJ-OYUgWnVWjXgHck5UI5YqkezXmXHKU-yQr9D_kudaSddfqhlAQ6fhSkoumcfBpHCfy0s_BPBsS5GLKmqAColr9InK_hYGQA7VaZq32ouun_mM1JC9kFnGv3jqmsZisZ139tUwbOQ-5D3Tk7D2Lmm_laQtn0E4r7qtRaiQbbOn6FJPnxoNU1Ayw4oP76I4Foxo0vk9h2J3tP2aAWZSE3Y3Mz9ElpuC9fKQmPTWbVEXgNNKbZ0TwUMaCQF_MJtOF-WxYasH---kmLeSvLfd1TIdpaKiiZuldzfjDNQL7s6iQYDum_FpgM69JpUijAzr7PWt_m4mnUtiY3txmkx5EDyp4RiHs49SRQDHK4CyhQ67p_42mwUQBFsYpc5wm1yfW-gbK6RcjiT7ybhhXqBhf4PfZZC4cwxENeqnN1aRbWKdiWOjuZ-R64l0bds_8YIsB0moWbkzmbtNJQtBpqzpj22Dw1KPBvbpZIPBWJute5qWNUCTjKgFluSQ15ICFEqqThT6z_aliztbq1IlTFZ5l1QbP1Vom8-O2YP2T7vJRoohDFmSjG-5JnoyP8
dc.contributor.author.fl_str_mv Castanha, Taísa Domiciano
contributor_str_mv Rabelo, Miriam Cristina Marcilio
Ahlert, Martina
Duccini, Luciana
Cruz, Alline Torres Dias da
Carvalho, Maria Rosário Gonçalves de
Rabelo, Miriam Cristina Marcilio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Quimbanda
Magia negra
Umbanda
Exu
Lucifér
Quimbanda
Black magic
Exu
Lucifér
Umbanda
dc.subject.por.fl_str_mv Quimbanda
Magia negra
Umbanda
Exu
Lucifér
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Quimbanda
Black magic
Exu
Lucifér
Umbanda
description Esta tese é uma etnografia das práticas religiosas de dois terreiros, o “Centro Espírita Estrela do Oriente” e “Terreiro de Umbanda Oxossi Caçador”, situados no norte de Minas Gerais. O objetivo do trabalho é abordar a quimbanda, a umbanda e a magia negra explorando os modos de composição e enredamento entre pessoas, entidades, espaços e práticas características dessas religiões de inspiração africana. Ao privilegiar as trajetórias, movimentos e transformações que se desenrolam e dão vida aos dois terreiros estudados espera-se contribuir para o entendimento da quimbanda, da umbanda e da magia negra, bem como superar leituras dominantes dessas modalidades religiosas, centradas em dicotomias como bem x mal e direita x esquerda. Através da composição espacial dos dois terreiros, é dada atenção ao modo como diferentes práticas se conectam no espaço. Para cada uma delas, há um espaço separado (o quarto de magia negra, o salão de quimbanda e o salão de umbanda), compondo assim, as três dimensões dos terreiros. Enquanto espaços de multiplicidade, os terreiros apontam para um mundo aberto a ser construído, que envolve negociações, movimentos, hesitações e experimentações com coisas, lugares, entidades, pessoas e outros seres. Nas trajetórias dos sacerdotes e fiéis, bem como em suas relações com as entidades, percebe-se que há um modo de engajamento que envolve um processo de aprendizagem e sensibilidade. Nesse processo de engajamento, o dom e os procedimentos de iniciação são essenciais. Além disso, buscou-se discutir sobre parentesco, envelhecimento, consequências corporais da relação com entidades, importância da música (pontos cantados) e dos sons nessa relação. Atenção é dada ao período da quaresma, no qual a magia negra vigora. Essa linha da quimbanda está permeada por uma ideia de pesos e forças, sendo que essas forças são tanto um princípio dinâmico, como também um elemento de composição dos seres, lugares e coisas e estão relacionadas à capacidade de agência e poder de realização. Atentando aos dualismos presentes na umbanda e na quimbanda, ressalta-se que nessas práticas é possível a convivência com a contradição. Buscou-se mostrar que o universo da quimbanda envolve cromatismos, escalas, dimensões e movimentos, muito mais do que rígidas divisões entre domínios particulares (como bem e mal, direita ou esquerda), pois esses dualismos não equivalem a polaridades fixas, mas sistemas abertos conectados a processos de transformação.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-29T17:20:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-29T17:20:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv Doutorado
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37279
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Outro(a)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37279/1/Taisa_Castanha_Tese_doutorado.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37279/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37279/3/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37279/4/Taisa_Castanha_Tese_doutorado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9cee70b33bdc1b907dc6b25043020723
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
137dd7a5a2da06b056ed39cfa7658b5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459667102236672