O Teatro Castro Alves: da gestão à visão dos produtores culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Nathalia Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28609
Resumo: A presente dissertação traz uma análise da gestão do Teatro Castro Alves (TCA), maior equipamento cultural público da Bahia, vinculado à Fundação Cultural do Estado (FUNCEB) e à Secretaria de Cultura do Estado (SECULTBA), a partir da percepção de seus gestores, de ex-dirigentes desses órgãos, bem como de produtores culturais atuantes na cena cultural de Salvador. A dissertação está organizada em quatro capítulos. O primeiro traz uma breve reflexão sobre o conceito de cultura e o modo como se constitui um sistema cultural, em seguida contextualiza a cena cultural local, trazendo informações sobre as principais instituições públicas de cultura e suas políticas, grupos que se destacam e equipamentos culturais destinados às artes do espetáculo em Salvador. O segundo capítulo aborda conceitos e nomenclaturas usualmente utilizados para designar diferentes edificações culturais e discute a gestão cultural e a gestão de equipamentos culturais, suas especificidades, modelos e práticas. O terceiro apresenta o TCA, intercalando informações sobre a sua gestão, espaços, programação, projetos, corpos estáveis, corpo residente, pautas e serviços ofertados, entre outras, com depoimentos de gestores atuais e ex-dirigentes da FUNCEB e SECULTBA. O último capítulo dedica-se a visão dos produtores culturais entrevistados sobre a gestão e funcionamento do TCA. Acreditamos que este estudo pode contribuir não apenas para um aperfeiçoamento da gestão do TCA, mas também para o debate sobre as políticas para e a gestão de equipamentos culturais públicos.
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O segundo capítulo aborda conceitos e nomenclaturas usualmente utilizados para designar diferentes edificações culturais e discute a gestão cultural e a gestão de equipamentos culturais, suas especificidades, modelos e práticas. O terceiro apresenta o TCA, intercalando informações sobre a sua gestão, espaços, programação, projetos, corpos estáveis, corpo residente, pautas e serviços ofertados, entre outras, com depoimentos de gestores atuais e ex-dirigentes da FUNCEB e SECULTBA. O último capítulo dedica-se a visão dos produtores culturais entrevistados sobre a gestão e funcionamento do TCA. Acreditamos que este estudo pode contribuir não apenas para um aperfeiçoamento da gestão do TCA, mas também para o debate sobre as políticas para e a gestão de equipamentos culturais públicos.Submitted by NATHALIA LEAL (leal.nathalia@gmail.com) on 2019-02-18T01:46:35Z No. of bitstreams: 1 Leal_Nathalia_dissertação.pdf: 3153850 bytes, checksum: 4b150e63d9c450b14b02ef6a50d3da2f (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-02-18T16:28:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Leal_Nathalia_dissertação.pdf: 3153850 bytes, checksum: 4b150e63d9c450b14b02ef6a50d3da2f (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-18T16:28:17Z (GMT). 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