TRÂNSITO DE IMAGENS NOS FILMES DE PETER GREENAWAY: A Última Tempestade, O Bebê Santo de Mâncon, e O Livro de Cabeceira e O Contrato do Desenhista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Giovana Santos Dantas da
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27310
Resumo: Este trabalho investiga o constante diálogo que o artista plástico e cineasta Peter Greenaway estabelece entre os diversos campos da arte, analisando quatro de seus filmes, a partir de sua força poética e natureza híbrida. Greenaway localiza o seu cinema num território ambíguo que se encontra na fronteira do próprio cinema, do teatro e das artes plásticas. Dessa forma, ele cria uma rede de significados que se deslocam em várias direções e níveis, provocando um forte trânsito de imagens. Seus desenhos e pinturas, vistos em exposições, assim como composições visuais concebidas para óperas contemporâneas e instalações artísticas, migram para os seus filmes. A maneira que ele define os planos cinematográficos é, muitas vezes, presidida pela simetria e perspectiva da pintura renascentista ou pelo excesso formal do Barroco. Greenaway volta a essas tradições, cruzando-as com a tecnologia e a arte contemporâneas. Ele fragmenta o plano cinematográfico em quadros simultâneos, referindo-se à pintura cubista. Transferindo a sua narrativa para um espaço antilusionista, Peter Grenaway insiste na artificialidade da linguagem cinematográfica.
id UFBA-2_da6ff33fa7c5c1e1c7a4074ba222239c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/27310
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Silva, Giovana Santos Dantas daHackler, EwaldTelesi, Silvia FernandesBarbosa, Rita de Cássia GomesBezerra, Antônia PereiraHackler, Ewald2018-09-11T13:20:57Z2018-09-11T13:20:57Z2018-09-112004-03-19http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27310Este trabalho investiga o constante diálogo que o artista plástico e cineasta Peter Greenaway estabelece entre os diversos campos da arte, analisando quatro de seus filmes, a partir de sua força poética e natureza híbrida. Greenaway localiza o seu cinema num território ambíguo que se encontra na fronteira do próprio cinema, do teatro e das artes plásticas. Dessa forma, ele cria uma rede de significados que se deslocam em várias direções e níveis, provocando um forte trânsito de imagens. Seus desenhos e pinturas, vistos em exposições, assim como composições visuais concebidas para óperas contemporâneas e instalações artísticas, migram para os seus filmes. A maneira que ele define os planos cinematográficos é, muitas vezes, presidida pela simetria e perspectiva da pintura renascentista ou pelo excesso formal do Barroco. Greenaway volta a essas tradições, cruzando-as com a tecnologia e a arte contemporâneas. Ele fragmenta o plano cinematográfico em quadros simultâneos, referindo-se à pintura cubista. Transferindo a sua narrativa para um espaço antilusionista, Peter Grenaway insiste na artificialidade da linguagem cinematográfica.This work investigates the constant dialog that the painter and filmmaker Peter Greenaway establishes among the several fields of art, analyzing four of his films, starting from their poetic power and hybrid nature. Greenaway places his cinema in an ambiguous territory, which is embedded among cinema itself, the theatrical and the visual arts. Therefore he creates a web of meanings, which mingle through several directions and many levels, resulting in a dense transit of images. His drawings and paintings, shown in art galleries, as well as his visual compositions to contemporary operas and art installations, often migrate into his films. The way he defines his cinematic framings and compositions is often presided by symmetry and perspective originated in the renascence painting or the excessive formalism from the baroque period. Greenaway returns to those traditions and relates them to technology and contemporary art. He fragments the cinematic composition into simultaneous “framings within frame”, referring to cubist painting. Transferring his narrative to an antillusionist realm, Peter Greenaway insists on the artificiality of the cinematic language.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-09-06T17:56:25Z No. of bitstreams: 1 tese 02.doc: 43544576 bytes, checksum: 6a0884a8c085eef565a5698bf0fb94a5 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-09-11T13:20:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tese 02.doc: 43544576 bytes, checksum: 6a0884a8c085eef565a5698bf0fb94a5 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-11T13:20:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese 02.doc: 43544576 bytes, checksum: 6a0884a8c085eef565a5698bf0fb94a5 (MD5)Lingüística, Letras e ArtesCinemaTeatroArtes PlásticasPeter GreenawayTRÂNSITO DE IMAGENS NOS FILMES DE PETER GREENAWAY: A Última Tempestade, O Bebê Santo de Mâncon, e O Livro de Cabeceira e O Contrato do Desenhistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALtese 02.doctese 02.docapplication/msword43544576https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27310/1/tese%2002.doc6a0884a8c085eef565a5698bf0fb94a5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27310/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTtese 02.doc.txttese 02.doc.txtExtracted texttext/plain306326https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27310/3/tese%2002.doc.txtfe4fd87e9779f4fb1b0347539c76f692MD53ri/273102022-03-16 22:04:27.224oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-17T01:04:27Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv TRÂNSITO DE IMAGENS NOS FILMES DE PETER GREENAWAY: A Última Tempestade, O Bebê Santo de Mâncon, e O Livro de Cabeceira e O Contrato do Desenhista
title TRÂNSITO DE IMAGENS NOS FILMES DE PETER GREENAWAY: A Última Tempestade, O Bebê Santo de Mâncon, e O Livro de Cabeceira e O Contrato do Desenhista
spellingShingle TRÂNSITO DE IMAGENS NOS FILMES DE PETER GREENAWAY: A Última Tempestade, O Bebê Santo de Mâncon, e O Livro de Cabeceira e O Contrato do Desenhista
Silva, Giovana Santos Dantas da
Lingüística, Letras e Artes
Cinema
Teatro
Artes Plásticas
Peter Greenaway
title_short TRÂNSITO DE IMAGENS NOS FILMES DE PETER GREENAWAY: A Última Tempestade, O Bebê Santo de Mâncon, e O Livro de Cabeceira e O Contrato do Desenhista
title_full TRÂNSITO DE IMAGENS NOS FILMES DE PETER GREENAWAY: A Última Tempestade, O Bebê Santo de Mâncon, e O Livro de Cabeceira e O Contrato do Desenhista
title_fullStr TRÂNSITO DE IMAGENS NOS FILMES DE PETER GREENAWAY: A Última Tempestade, O Bebê Santo de Mâncon, e O Livro de Cabeceira e O Contrato do Desenhista
title_full_unstemmed TRÂNSITO DE IMAGENS NOS FILMES DE PETER GREENAWAY: A Última Tempestade, O Bebê Santo de Mâncon, e O Livro de Cabeceira e O Contrato do Desenhista
title_sort TRÂNSITO DE IMAGENS NOS FILMES DE PETER GREENAWAY: A Última Tempestade, O Bebê Santo de Mâncon, e O Livro de Cabeceira e O Contrato do Desenhista
author Silva, Giovana Santos Dantas da
author_facet Silva, Giovana Santos Dantas da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Giovana Santos Dantas da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hackler, Ewald
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Telesi, Silvia Fernandes
Barbosa, Rita de Cássia Gomes
Bezerra, Antônia Pereira
Hackler, Ewald
contributor_str_mv Hackler, Ewald
Telesi, Silvia Fernandes
Barbosa, Rita de Cássia Gomes
Bezerra, Antônia Pereira
Hackler, Ewald
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Lingüística, Letras e Artes
topic Lingüística, Letras e Artes
Cinema
Teatro
Artes Plásticas
Peter Greenaway
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Teatro
Artes Plásticas
Peter Greenaway
description Este trabalho investiga o constante diálogo que o artista plástico e cineasta Peter Greenaway estabelece entre os diversos campos da arte, analisando quatro de seus filmes, a partir de sua força poética e natureza híbrida. Greenaway localiza o seu cinema num território ambíguo que se encontra na fronteira do próprio cinema, do teatro e das artes plásticas. Dessa forma, ele cria uma rede de significados que se deslocam em várias direções e níveis, provocando um forte trânsito de imagens. Seus desenhos e pinturas, vistos em exposições, assim como composições visuais concebidas para óperas contemporâneas e instalações artísticas, migram para os seus filmes. A maneira que ele define os planos cinematográficos é, muitas vezes, presidida pela simetria e perspectiva da pintura renascentista ou pelo excesso formal do Barroco. Greenaway volta a essas tradições, cruzando-as com a tecnologia e a arte contemporâneas. Ele fragmenta o plano cinematográfico em quadros simultâneos, referindo-se à pintura cubista. Transferindo a sua narrativa para um espaço antilusionista, Peter Grenaway insiste na artificialidade da linguagem cinematográfica.
publishDate 2004
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2004-03-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-11T13:20:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-11T13:20:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27310
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27310/1/tese%2002.doc
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27310/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27310/3/tese%2002.doc.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a0884a8c085eef565a5698bf0fb94a5
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
fe4fd87e9779f4fb1b0347539c76f692
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459573237907456