Quando o palco encena - e dirige a cena. Pornografias Digitais (talvez) Amadoras e Performances Sociais: o caso CAM4.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Thais Bittencourt de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29421
Resumo: Essa tese possui, como objetivo principal, compreender, identificar e analisar as performances sociais próprias de sites pornográficos amadores. O CAM4, representante de um dos sites em questão, foi escolhido como lócus investigativo da pesquisa empírica realizada, devido ao seu reconhecimento e popularidade internacionais, alta presença de performers brasileiros e, principalmente, pela sua característica de transmissão ao vivo dos vídeos ali exibidos, via webcam. Para tanto, utilizamos uma fundamentação teórica que combina elementos dos campos da Comunicação e Tecnologias Digitais, dos Porn Studies e das Ciências Sociais. Como lente interpretativa, valemo-nos da Teoria Dramatúrgica, a partir da obra de Erving Goffman, privilegiando seu conceito de performances sociais e demais aspectos referentes. O argumento central dessa tese é o de que, no contexto das pornografias digitais com estética amadora, o palco (ambiente em si) - recuperando a metáfora dramatúrgica de Goffman -, ocupa um lugar de destaque, no que diz respeito às performances dos atores sociais. Como hipótese, propomos que, no CAM4, a associação entre as variáveis técnicas e os elementos próprios da estética do real, juntos, condicionam performances sociais particulares. Através da abordagem qualitativa, a pesquisa de campo consistiu na coleta, por meio da observação não-participante, de 56 vídeos/exibições de performers-protagonistas diferentes, no período entre 8 e 21 de maio de 2016. Optamos por observar os vídeos em turnos diferentes, de modo a obtermos um “retrato” mais completo das performances sociais – totalizando, portanto, 4 vídeos por dia, durante 14 dias consecutivos. Visando a seleção dos vídeos pesquisados, adotamos a amostra intencional do tipo “por critério”, de modo que foram analisados apenas vídeos protagonizados por performers brasileiros, a partir da seleção da categoria “BR” (Brasil), existente no filtro de buscas do CAM4. Para a coleta dos dados e apresentação dos resultados, utilizamos duas matrizes de análises diferentes, construídas por nós. A primeira delas teve como foco 13 variáveis técnicas disponíveis no CAM4, mapeadas durante a pesquisa exploratória. Já a segunda abrangeu 8 elementos da estética do real, identificados a partir da revisão de literatura e do estudo exploratório. Tendo em vista os resultados obtidos, confirmamos a nossa hipótese e concluímos que existem, pois, padrões de performances sociais observadas nos vídeos pesquisados, resultantes da associação entre as variáveis técnicas e os elementos da estética do real - que funcionam, portanto, como agentes condicionantes das particularidades das referidas performances. Dentre as principais particularidades encontradas, destacamos a monetarização das performances, a interação entre performers, a presença de recompensas simbólico-afetivas e a possibilidade dos performers-espectadores interferirem na exibição dos performers-protagonistas - avaliando, comentando e sugerindo, de acordo com seus gostos e interesses.
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Como lente interpretativa, valemo-nos da Teoria Dramatúrgica, a partir da obra de Erving Goffman, privilegiando seu conceito de performances sociais e demais aspectos referentes. O argumento central dessa tese é o de que, no contexto das pornografias digitais com estética amadora, o palco (ambiente em si) - recuperando a metáfora dramatúrgica de Goffman -, ocupa um lugar de destaque, no que diz respeito às performances dos atores sociais. Como hipótese, propomos que, no CAM4, a associação entre as variáveis técnicas e os elementos próprios da estética do real, juntos, condicionam performances sociais particulares. Através da abordagem qualitativa, a pesquisa de campo consistiu na coleta, por meio da observação não-participante, de 56 vídeos/exibições de performers-protagonistas diferentes, no período entre 8 e 21 de maio de 2016. Optamos por observar os vídeos em turnos diferentes, de modo a obtermos um “retrato” mais completo das performances sociais – totalizando, portanto, 4 vídeos por dia, durante 14 dias consecutivos. Visando a seleção dos vídeos pesquisados, adotamos a amostra intencional do tipo “por critério”, de modo que foram analisados apenas vídeos protagonizados por performers brasileiros, a partir da seleção da categoria “BR” (Brasil), existente no filtro de buscas do CAM4. Para a coleta dos dados e apresentação dos resultados, utilizamos duas matrizes de análises diferentes, construídas por nós. A primeira delas teve como foco 13 variáveis técnicas disponíveis no CAM4, mapeadas durante a pesquisa exploratória. Já a segunda abrangeu 8 elementos da estética do real, identificados a partir da revisão de literatura e do estudo exploratório. Tendo em vista os resultados obtidos, confirmamos a nossa hipótese e concluímos que existem, pois, padrões de performances sociais observadas nos vídeos pesquisados, resultantes da associação entre as variáveis técnicas e os elementos da estética do real - que funcionam, portanto, como agentes condicionantes das particularidades das referidas performances. Dentre as principais particularidades encontradas, destacamos a monetarização das performances, a interação entre performers, a presença de recompensas simbólico-afetivas e a possibilidade dos performers-espectadores interferirem na exibição dos performers-protagonistas - avaliando, comentando e sugerindo, de acordo com seus gostos e interesses.The main objective of this thesis is to identify, analyze and understand social performances in amateur pornography websites. We chose the CAM4 website as the investigative locus of our empirical research because of its international recognition and popularity, the high presence of Brazilian performers, and especially for its live home video streaming feature via webcam. This research uses a theoretical framework that combines elements from the fields of Communication and Digital Technologies, Porn Studies, and Social Sciences. As an interpretive lens, we make use of Dramaturgical theory as presented in the work of Erving Goffman, focusing on his concept of social performance and other related aspects of his theory. The central argument of this thesis is that, in the context of digital pornography with amateur aesthetic, the stage – or the setting itself, according to Goffman’s dramaturgical metaphor – occupies a prominent place in regards to the performance of social actors. As a hypothesis, we propose that, in the CAM4 website, the association between technical variables and the aesthetics elements of reality result in particular social performances. The field research consisted on a qualitative approach of non-participant observation of 56 videos/exhibitions of different performers/actors during the period from May 8th to May 21st of 2016. We chose to watch videos during different times of the day in order to get a broader "picture" of social performances. Therefore, we watched a total of four videos per day during 14 consecutive days. As the adopted criteria for the selection of the videos, we chose to work only with videos streamed by Brazilian performers, by selecting the category “BR” of the searching engine of the CAM4 website. For data collection and presentation of results we created and built upon two different analytical approaches. The first approach focused on 13 technical variables available on CAM4, which we mapped out during our investigative research. The second approach covered eight specific aesthetics elements of reality as identified in the literature review and exploratory study. The results we have found confirmed our hypothesis, leading us to the conclusion that there were repetitive patterns in the social performances observed, which resulted from the association between technical variables and the aesthetic elements of reality. The association of these two elements, therefore, resulted in particular social performances as observed in the videos. Among the main patterns identified, we should highlight the monetization of the performances, the interaction between performers, the presence of symbolic affective rewards, and the possibility of performers/spectators interfering in the enactment of performers/actors by evaluating, commenting and suggesting, according to their own preferences and interests. Key-Words: Digital Amateur pornography; Social Performance; Real Aesthetics; CAM4.Submitted by Thais Miranda (thaisbmiranda@gmail.com) on 2019-05-05T19:05:22Z No. of bitstreams: 1 tese_thais_miranda_2016_final.pdf: 3969589 bytes, checksum: 05dc90a20ccb64335e4c2bd949d96947 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-05T19:05:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_thais_miranda_2016_final.pdf: 3969589 bytes, checksum: 05dc90a20ccb64335e4c2bd949d96947 (MD5)FAPESB - Bolsa de Doutorado; CAPES - Bolsa de Doutorado SanduicheCiências Sociais AplicadasComunicação SocialPornografias Digitais AmadorasPerformance SocialEstética do RealCAM4Quando o palco encena - e dirige a cena. Pornografias Digitais (talvez) Amadoras e Performances Sociais: o caso CAM4.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFaculdade de Comunicação - FACOMPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas - POSCOMPOSCOMbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALtese_thais_miranda_2016_final.pdftese_thais_miranda_2016_final.pdfapplication/pdf3969589https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29421/1/tese_thais_miranda_2016_final.pdf05dc90a20ccb64335e4c2bd949d96947MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29421/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTtese_thais_miranda_2016_final.pdf.txttese_thais_miranda_2016_final.pdf.txtExtracted texttext/plain520087https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29421/3/tese_thais_miranda_2016_final.pdf.txt2896cae69af1f5f834d3c59b265ef0bcMD53ri/294212022-07-05 14:03:54.729oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:54Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
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