A identidade Profissional da Enfermeira na Estratégia Saúde da Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Fátima do Rosário de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25998
Resumo: O estudo teve como objetivo evidenciar a identidade profissional da enfermeira na Estratégia Saúde da Família (ESF). Esta identidade evidencia-se a partir da articulação entre a “identidade atribuída por outros”, definida aqui pelas atribuições profissionais, e a “identidade para si”, baseada em atividades do cotidiano do trabalho com as quais a profissional se identifica. As identidades vêm sendo discutidas como um processo em continua transformação, influenciadas pelo local de inserção no trabalho. Desse modo, analisou-se as atividades realizadas pela enfermeira inserida na ESF. Foram utilizadas portarias e legislações que regem a profissão da enfermeira. Para a coleta de dados de campo, foram realizados dois grupos focais com enfermeiras que atuam na ESF da cidade de Salvador, BA. As análises dos documentos e dos grupos focais foram feitas a partir da descrição das atribuições delegadas a enfermeiras pelas organizações e instituições que normatizam o trabalho na ESF e das atividades incorporadas pelas enfermeiras em seu cotidiano de trabalho, elaborando-se quadros comparativos com base nos processos de trabalho: assistencial, gerencial e educacional. Os resultados das análises mostram as atividades assistenciais como as mais frequentes no cotidiano de trabalho das enfermeiras na ESF. As atividades de educação e de promoção à saúde são apontadas pelas enfermeiras como as que atribuem maior conteúdo identitário, apesar de não realizarem estas atividades com frequência. Estas contradições revelam dificuldades da enfermeira em identificar os traços identitários da profissão na ESF. Para as participantes dos grupos focais, as atividades gerenciais são as que atribuem menor conteúdo identitário ao seu trabalho. A investigação possibilitou evidenciar que a identidade da enfermeira na ESF é plural, devido a sua inserção em múltiplos processos de trabalho: assistencial, gerencial e educacional e que existem diferenças significativas entre a identidade atribuída pelas organizações de saúde e instituições normalizadoras do trabalho e a identidade assumida pelas enfermeiras. Entendendo que a formação de identidades ocorre em um processo em contínua transformação, evidencia-se a necessidade de que novos estudos sejam realizados para um melhor entendimento de como esse processo ocorre e o que ele revela em cada contexto, bem como da instituição de espaços nos serviços de saúde e nas instituições de ensino de reflexão sobre o tema.
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spelling Lima, Fátima do Rosário de OliveiraFagundes, Norma CarapiáFagundes, Norma CarapiáPerreault, MichelPires, Claúdia Geovana da SilvaCosta, Heloniza Oliveira Gonçalves2018-05-15T15:44:02Z2018-05-15T15:44:02Z2018-05-152013-05-09http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25998O estudo teve como objetivo evidenciar a identidade profissional da enfermeira na Estratégia Saúde da Família (ESF). Esta identidade evidencia-se a partir da articulação entre a “identidade atribuída por outros”, definida aqui pelas atribuições profissionais, e a “identidade para si”, baseada em atividades do cotidiano do trabalho com as quais a profissional se identifica. As identidades vêm sendo discutidas como um processo em continua transformação, influenciadas pelo local de inserção no trabalho. Desse modo, analisou-se as atividades realizadas pela enfermeira inserida na ESF. Foram utilizadas portarias e legislações que regem a profissão da enfermeira. Para a coleta de dados de campo, foram realizados dois grupos focais com enfermeiras que atuam na ESF da cidade de Salvador, BA. As análises dos documentos e dos grupos focais foram feitas a partir da descrição das atribuições delegadas a enfermeiras pelas organizações e instituições que normatizam o trabalho na ESF e das atividades incorporadas pelas enfermeiras em seu cotidiano de trabalho, elaborando-se quadros comparativos com base nos processos de trabalho: assistencial, gerencial e educacional. Os resultados das análises mostram as atividades assistenciais como as mais frequentes no cotidiano de trabalho das enfermeiras na ESF. As atividades de educação e de promoção à saúde são apontadas pelas enfermeiras como as que atribuem maior conteúdo identitário, apesar de não realizarem estas atividades com frequência. Estas contradições revelam dificuldades da enfermeira em identificar os traços identitários da profissão na ESF. Para as participantes dos grupos focais, as atividades gerenciais são as que atribuem menor conteúdo identitário ao seu trabalho. A investigação possibilitou evidenciar que a identidade da enfermeira na ESF é plural, devido a sua inserção em múltiplos processos de trabalho: assistencial, gerencial e educacional e que existem diferenças significativas entre a identidade atribuída pelas organizações de saúde e instituições normalizadoras do trabalho e a identidade assumida pelas enfermeiras. Entendendo que a formação de identidades ocorre em um processo em contínua transformação, evidencia-se a necessidade de que novos estudos sejam realizados para um melhor entendimento de como esse processo ocorre e o que ele revela em cada contexto, bem como da instituição de espaços nos serviços de saúde e nas instituições de ensino de reflexão sobre o tema.The study aims to reveal the identity of the professional nurse in the Family Health Strategy (FHS). This identity is evidence from the relationship between the "identity assigned by others," defined here by professional assignments, and "identity for oneself," based on the activities of the daily work with which the professional identifies. The identities have been discussed as a transformation process continues, influenced by the insertion site in work. Thus, we analyzed the activities of the nurse inserted the FHS. We used ordinances and laws governing the profession of nursing. To collect field data were conducted two focus groups with nurses who work in the FHS city of Salvador, BA. The analysis of documents and focus groups were made from the description of the powers delegated to nurses by the organizations and institutions that regulate the work at FHS and activities incorporated by nurses in their daily work, drew up comparative tables based on work processes: health care, education and management. The results the analysis show the welfare activities are the most frequent in the daily work of nurses in the FHS. Education activities and health promotion are identified by nurses as they attach greater content identity, although not frequently perform these activities. These contradictions reveal difficulties in identifying the nurse's identity features of the profession in the FHS. For the focus group participants, the managerial activities are those that are least content to your work identity. The investigation led to evidence that the identity of the nurse in the FHS is plural, due to its insertion into multiple work processes: care, management and education and that there are significant differences between the identity assigned by health organizations and institutions work and normalizing the assumed identity nurses. Understanding that identity formation occurs in a continuous transformation process, highlights the need for further studies be conducted to better understand how this process occurs and what he reveals in each context, as well as the institution of spaces in services health and in educational institutions for reflection on the subject.El estudio tiene como objetivo revelar la identidad del profesional de enfermería en la Estrategia Salud de la Familia (ESF). Esta identidad es evidente a partir de la relación entre la "identidad asignada por otros", definida aquí por tareas profesionales, y la "identidad para sí mismos", basada en las actividades del trabajo diario con el que el profesional identifica. Las identidades se han discutido como un proceso de transformación continua, influenciado por el lugar de la inserción en el trabajo. Por lo tanto, se analizaron las actividades de la enfermera inserta el FHS. Utilizamos las ordenanzas y leyes que rigen la profesión de la enfermería. Para recopilar los datos de campo se llevaron a cabo dos grupos focales con las enfermeras que trabajan en FHS en la ciudad de Salvador, BA. El análisis de los documentos y de los grupos focales se realizaron desde la descripción de las competencias delegadas a las enfermeras por las organizaciones e instituciones que regulan el trabajo en FHS y las actividades incorporadas por las enfermeras en su trabajo diario, elaborado cuadros comparativos sobre la base de los procesos de trabajo: el cuidado de la salud, la educación y la gestión. Los resultados de lás análisis muestran las actividades de bienestar son los más frecuentes en el trabajo diario de las enfermeras en el FHS. Las actividades de educación y promoción de la salud son identificados por las enfermeras, que conceden una mayor identidad de contenido, aunque con frecuencia no se realizan estas actividades. Estas contradicciones revelan dificultades en la identificación de las características de la enfermera de identidad de la profesión en el FHS. Para los participantes de los grupos focales, las actividades de gestión son los menos contenido de su identidad laboral. La investigación condujo a la evidencia de que la identidad de la enfermera en el FHS es plural, debido a su inserción en los procesos de trabajo múltiples: la atención, la gestión y la educación y que existen diferencias significativas entre la identidad asignada por las organizaciones de salud y trabajo de las instituciones y la normalización de la identidad asumida enfermeras. Entendiendo que la formación de la identidad se produce en un proceso de transformación continua, pone de relieve la necesidad de que se hagan nuevos estudios para entender mejor cómo ocurre este proceso y lo que revela en cada contexto, así como la institución de espacios en los servicios salud y en las instituciones educativas para la reflexión sobre el tema.Submitted by Juliana Paiva (julianammp@yahoo.com) on 2018-05-15T14:52:45Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - FÁTIMA DO ROSARIO Identidade Profissional da Enfermeira na ESF.pdf: 417297 bytes, checksum: dc91930f5846abe6c521970f571b4137 (MD5)Approved for entry into archive by Delba Rosa (delba@ufba.br) on 2018-05-15T15:44:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - FÁTIMA DO ROSARIO Identidade Profissional da Enfermeira na ESF.pdf: 417297 bytes, checksum: dc91930f5846abe6c521970f571b4137 (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-15T15:44:02Z (GMT). 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