Noticiabilidade a relação entre os valores noticias e os valores humanos da psicologia social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Estela Santos Marques dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29026
Resumo: Esta monografia pretende identificar qual a relação existente entre os valores-notícia e os valores humanos da psicologia social, a partir da análise de 124 notícias coletadas na semana construída entre 25 de abril e 19 de junho de 2014, no portal Estadão e no site Fala Barreiras. Utilizamos com premissa a ideia de que o jornalismo é um produto social e que os indivíduos, sejam eles jornalistas ou não, atribuem noticiabilidade aos acontecimentos. A partir destas proposições e dos resultados obtidos na análise, sugerimos que essa interseção entre jornalistas e não profissionais da área existe por causa dos valores humanos, aqueles fatores que guiam nossas avaliações acerca do nosso comportamento e do comportamento do outro diante das situações.
id UFBA-2_db86d581a33b841e1ac8286b593876c7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/29026
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Reis, Estela Santos Marques dosSeixas, Lia da Fonseca2019-03-27T17:03:31Z2019-03-27T17:03:31Z2019-03-272016TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29026Esta monografia pretende identificar qual a relação existente entre os valores-notícia e os valores humanos da psicologia social, a partir da análise de 124 notícias coletadas na semana construída entre 25 de abril e 19 de junho de 2014, no portal Estadão e no site Fala Barreiras. Utilizamos com premissa a ideia de que o jornalismo é um produto social e que os indivíduos, sejam eles jornalistas ou não, atribuem noticiabilidade aos acontecimentos. A partir destas proposições e dos resultados obtidos na análise, sugerimos que essa interseção entre jornalistas e não profissionais da área existe por causa dos valores humanos, aqueles fatores que guiam nossas avaliações acerca do nosso comportamento e do comportamento do outro diante das situações.Submitted by pedro alberto (pedro_ap13@hotmail.com) on 2019-03-27T14:26:09Z No. of bitstreams: 1 [VERSÃO FINAL] TCC ESTELA MARQUES.pdf: 1495800 bytes, checksum: 7318d4de69526c6dbb4e1f25bf8ebf9e (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-03-27T17:03:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 [VERSÃO FINAL] TCC ESTELA MARQUES.pdf: 1495800 bytes, checksum: 7318d4de69526c6dbb4e1f25bf8ebf9e (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-27T17:03:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 [VERSÃO FINAL] TCC ESTELA MARQUES.pdf: 1495800 bytes, checksum: 7318d4de69526c6dbb4e1f25bf8ebf9e (MD5)ComunicaçãoCritérios de noticiabilidadeValor noticiaNoticiaValores humanosPsicologia socialNoticiabilidade a relação entre os valores noticias e os valores humanos da psicologia socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINAL[VERSÃO FINAL] TCC ESTELA MARQUES.pdf[VERSÃO FINAL] TCC ESTELA MARQUES.pdfapplication/pdf1495800https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29026/1/%5bVERS%c3%83O%20FINAL%5d%20TCC%20ESTELA%20MARQUES.pdf7318d4de69526c6dbb4e1f25bf8ebf9eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29026/2/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD52TEXT[VERSÃO FINAL] TCC ESTELA MARQUES.pdf.txt[VERSÃO FINAL] TCC ESTELA MARQUES.pdf.txtExtracted texttext/plain210169https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29026/3/%5bVERS%c3%83O%20FINAL%5d%20TCC%20ESTELA%20MARQUES.pdf.txtde33031737a91908374640d9d4acf9dbMD53ri/290262022-03-10 14:23:27.928oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:23:27Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Noticiabilidade a relação entre os valores noticias e os valores humanos da psicologia social
title Noticiabilidade a relação entre os valores noticias e os valores humanos da psicologia social
spellingShingle Noticiabilidade a relação entre os valores noticias e os valores humanos da psicologia social
Reis, Estela Santos Marques dos
Comunicação
Critérios de noticiabilidade
Valor noticia
Noticia
Valores humanos
Psicologia social
title_short Noticiabilidade a relação entre os valores noticias e os valores humanos da psicologia social
title_full Noticiabilidade a relação entre os valores noticias e os valores humanos da psicologia social
title_fullStr Noticiabilidade a relação entre os valores noticias e os valores humanos da psicologia social
title_full_unstemmed Noticiabilidade a relação entre os valores noticias e os valores humanos da psicologia social
title_sort Noticiabilidade a relação entre os valores noticias e os valores humanos da psicologia social
author Reis, Estela Santos Marques dos
author_facet Reis, Estela Santos Marques dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Estela Santos Marques dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Seixas, Lia da Fonseca
contributor_str_mv Seixas, Lia da Fonseca
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
topic Comunicação
Critérios de noticiabilidade
Valor noticia
Noticia
Valores humanos
Psicologia social
dc.subject.por.fl_str_mv Critérios de noticiabilidade
Valor noticia
Noticia
Valores humanos
Psicologia social
description Esta monografia pretende identificar qual a relação existente entre os valores-notícia e os valores humanos da psicologia social, a partir da análise de 124 notícias coletadas na semana construída entre 25 de abril e 19 de junho de 2014, no portal Estadão e no site Fala Barreiras. Utilizamos com premissa a ideia de que o jornalismo é um produto social e que os indivíduos, sejam eles jornalistas ou não, atribuem noticiabilidade aos acontecimentos. A partir destas proposições e dos resultados obtidos na análise, sugerimos que essa interseção entre jornalistas e não profissionais da área existe por causa dos valores humanos, aqueles fatores que guiam nossas avaliações acerca do nosso comportamento e do comportamento do outro diante das situações.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-27T17:03:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-27T17:03:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29026
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv TCC
identifier_str_mv TCC
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29026/1/%5bVERS%c3%83O%20FINAL%5d%20TCC%20ESTELA%20MARQUES.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29026/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29026/3/%5bVERS%c3%83O%20FINAL%5d%20TCC%20ESTELA%20MARQUES.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7318d4de69526c6dbb4e1f25bf8ebf9e
690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0
de33031737a91908374640d9d4acf9db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459587352788992