GOLPE CIVIL-MILITAR DE 1964: CABRA MARCADO PARA MORRER E ONDE ANDARÁ DULCE VEIGA? NA RECONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO TRAUMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Cátia Maria Lantyer
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29375
Resumo: A presente dissertação de mestrado toma por base o eixo narrativo coincidente entre o romance Onde andará Dulce Veiga? (1990), de Caio Fernando Abreu, e o documentário cinematográfico Cabra Marcado para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho, para apresentar uma proposta de leitura sobre o processo de ocorrência, reconhecimento e ressignificação do trauma (traumas psíquicos) consequente da repressão violenta praticada pelo Estado brasileiro contra cidadãos e grupos que se opuseram ao regime imposto por setores da elite, em sintonia com os interesses do imperialismo norte-americano. O método de trabalho escolhido para atingir tal objetivo foi a análise e interpretação das citadas representações literária e cinematográfica em diálogo com a pesquisa histórica acadêmica existente que trata da perseguição, da tortura, do assassinato e do desaparecimento de civis praticados pela ditadura militar no Brasil (1964-1985). Palavras-chave:
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O método de trabalho escolhido para atingir tal objetivo foi a análise e interpretação das citadas representações literária e cinematográfica em diálogo com a pesquisa histórica acadêmica existente que trata da perseguição, da tortura, do assassinato e do desaparecimento de civis praticados pela ditadura militar no Brasil (1964-1985). Palavras-chave:This master's thesis is based on the coincident narrative axis between the novel Onde andará Dulce Veiga? (1990), by Caio Fernando Abreu, and the documentary film Cabra Marcado para Morrer (1984), by Eduardo Coutinho, to present a reading proposal on the occurrence, recognition and resignification of (psychic) the trauma resulting from the violent repression performed by the Brazilian State against citizens and groups who opposed the regime imposed by sectors of the elites in tune with the interests of US imperialism. The chosen working method was the analysis and interpretation of the mentioned literary and cinematic representations in a dialogue with the existing academic historical research addressing persecution, torture, murder and other violent practices during the military dictatorship in Brazil (1964-1985).Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2019-04-24T22:25:45Z No. of bitstreams: 1 Cátia Maria Lantyer Duarte -Dissertação.pdf: 1412300 bytes, checksum: 56b989b08e2f021652e98e3501da40f7 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-04-25T20:45:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Cátia Maria Lantyer Duarte -Dissertação.pdf: 1412300 bytes, checksum: 56b989b08e2f021652e98e3501da40f7 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-25T20:45:16Z (GMT). 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NA RECONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO TRAUMAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em Literatura e CulturaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALCátia Maria Lantyer Duarte -Dissertação.pdfCátia Maria Lantyer Duarte -Dissertação.pdfapplication/pdf1412300https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29375/1/C%c3%a1tia%20Maria%20Lantyer%20Duarte%20-Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf56b989b08e2f021652e98e3501da40f7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29375/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTCátia Maria Lantyer Duarte -Dissertação.pdf.txtCátia Maria Lantyer Duarte -Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain273053https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29375/3/C%c3%a1tia%20Maria%20Lantyer%20Duarte%20-Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt1ec7b4e43f9ac431675a1e4374333c73MD53ri/293752022-02-21 00:28:27.166oai:repositorio.ufba.br:ri/29375VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBLgoKIFBlbG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc++/vW8gZGUgZG9jdW1lbnRvcywgbyBhdXRvciBvdSBzZXUgcmVwcmVzZW50YW50ZSBsZWdhbCwgYW8gYWNlaXRhciAKZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbu+/vWEsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRhIEJhaGlhIApvIGRpcmVpdG8gZGUgbWFudGVyIHVtYSBj77+9cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l077+9cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2Ye+/ve+/vW8uIApFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7vv71vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTvv71tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yL2NvcHlyaWdodCwgbWFzIGVudGVuZGUgbyBkb2N1bWVudG8gCmNvbW8gcGFydGUgZG8gYWNlcnZvIGludGVsZWN0dWFsIGRlc3NhIFVuaXZlcnNpZGFkZS4KCiBQYXJhIG9zIGRvY3VtZW50b3MgcHVibGljYWRvcyBjb20gcmVwYXNzZSBkZSBkaXJlaXRvcyBkZSBkaXN0cmlidWnvv73vv71vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vu77+9YSAKZW50ZW5kZSBxdWU6CgogTWFudGVuZG8gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHJlcGFzc2Fkb3MgYSB0ZXJjZWlyb3MsIGVtIGNhc28gZGUgcHVibGljYe+/ve+/vWVzLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8KcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIGludGVncmFsLCBtYXMgbGliZXJhIGFzIGluZm9ybWHvv73vv71lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXvv73vv71vIGNpZW5077+9ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3Ryae+/ve+/vWVzIGltcG9zdGFzIHBlbG9zIGVkaXRvcmVzIGRlIHBlcmnvv71kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2Hvv73vv71lcyBzZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgcXVlIHNlZ3VlbSBhIHBvbO+/vXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVw77+9c2l0b3MgCmNvbXB1bHPvv71yaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTvv71yaW8gbWFudO+/vW0gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIG1hcyBtYW5077+9bSBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byAKYW8gbWV0YWRhZG9zIGUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGVzc2UgdGVybW8gbu+/vW8gbmVjZXNzaXRhIGRlIGNvbnNlbnRpbWVudG8KIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgZXN0YXJlbSBlbSBpbmljaWF0aXZhcyBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T03:28:27Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
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