A dança tribal na caravana Nordeste do Brasil: corpo mídias dançantes no reposicionamento de questões STÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Caique Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36746
Resumo: Esta dissertação teve por objeto de estudo a dança Tribal Fusion produzida na região nordeste do Brasil. Nesse sentido, apresentou como questão de pesquisa o modo como as artistas entendem a fusão das danças étnicas na concepção da Dança Tribal Fusion, sejam artistas que promovem e participam da Caravana Tribal Nordeste, ou outras artistas e pesquisadoras da região nordeste. A partir daí a Dança Tribal Fusion é analisada com vistas a chamar a atenção para a complexidade na abordagem de fusão no campo de pesquisa, com o interesse em questões que pareceram estar desapercebidas, a começar pela escolha do nome fusão para identificar a dança a qual se refere. A proposta é apontar à inadequação do uso dessa expressão, justamente por se tratar de um fenômeno que não cessa no ato de “fundir-se”. Neste sentido, parte-se do pressuposto que a criação em fusão, como um fenômeno da cultura, se dá por fluxos contaminatórios inestancáveis. A Caravana Tribal Nordeste constituiu-se no corpus da pesquisa, justamente porque suas dançarinas em suas criações se aproximam do que seja uma “Dança Fusão” em movência, que se difere de uma dança “fundida”. Além disso, a Caravana Tribal Nordeste dá visibilidade aos moveres locais e aparentemente contra hegemônicos, pois se contrapõe a uma tendência mercadológica que prioriza produções artísticas hegemonicamente estabelecidas. O referencial teórico prioriza a Teoria Corpomídia, das pesquisadoras Katz e Greiner (2005), uma vez que ajuda a entender o corpo que dança como mídia das trocas que ocorrem com ambiente. Além disso, mostra-se fundamental a contribuição de autores como BEZERRA (2017), VASCONCELOS (2019), OLIVEIRA (2019), ANDRADE (2011), SCHULZE (2013), HAN (2019) e WILLIAM (2019). A abordagem metodológica combina revisão bibliográfica, pesquisa de campo via aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas e a análise crítica das movências da Caravana Tribal Nordeste. E por fim, a pesquisa apresentou as obras artísticas de autorias de dançarinas da Caravana Tribal Nordeste, a fim de aproximar a abordagem teórica com as produções artísticas.
id UFBA-2_ddcbd81790adff9935ce826e675379b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/36746
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-03-21T12:37:32Z2023-03-21T12:37:32Z2022-11-18https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36746Esta dissertação teve por objeto de estudo a dança Tribal Fusion produzida na região nordeste do Brasil. Nesse sentido, apresentou como questão de pesquisa o modo como as artistas entendem a fusão das danças étnicas na concepção da Dança Tribal Fusion, sejam artistas que promovem e participam da Caravana Tribal Nordeste, ou outras artistas e pesquisadoras da região nordeste. A partir daí a Dança Tribal Fusion é analisada com vistas a chamar a atenção para a complexidade na abordagem de fusão no campo de pesquisa, com o interesse em questões que pareceram estar desapercebidas, a começar pela escolha do nome fusão para identificar a dança a qual se refere. A proposta é apontar à inadequação do uso dessa expressão, justamente por se tratar de um fenômeno que não cessa no ato de “fundir-se”. Neste sentido, parte-se do pressuposto que a criação em fusão, como um fenômeno da cultura, se dá por fluxos contaminatórios inestancáveis. A Caravana Tribal Nordeste constituiu-se no corpus da pesquisa, justamente porque suas dançarinas em suas criações se aproximam do que seja uma “Dança Fusão” em movência, que se difere de uma dança “fundida”. Além disso, a Caravana Tribal Nordeste dá visibilidade aos moveres locais e aparentemente contra hegemônicos, pois se contrapõe a uma tendência mercadológica que prioriza produções artísticas hegemonicamente estabelecidas. O referencial teórico prioriza a Teoria Corpomídia, das pesquisadoras Katz e Greiner (2005), uma vez que ajuda a entender o corpo que dança como mídia das trocas que ocorrem com ambiente. Além disso, mostra-se fundamental a contribuição de autores como BEZERRA (2017), VASCONCELOS (2019), OLIVEIRA (2019), ANDRADE (2011), SCHULZE (2013), HAN (2019) e WILLIAM (2019). A abordagem metodológica combina revisão bibliográfica, pesquisa de campo via aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas e a análise crítica das movências da Caravana Tribal Nordeste. E por fim, a pesquisa apresentou as obras artísticas de autorias de dançarinas da Caravana Tribal Nordeste, a fim de aproximar a abordagem teórica com as produções artísticas.This dissertation had as object of study the Tribal Fusion dance produced in the northeast region of Brazil. In this sense, it presented as a research question how artists understand the fusion of ethnic dances in the conception of Tribal Fusion Dance, whether artists who promote and participate in the Northeast Tribal Caravan (Caravana Tribal Nordeste), or other artists and researchers from the northeast region. From there, Tribal Fusion Dance is analyzed in order to draw attention to the complexity of the fusion approach in the research field, with an interest in issues that seemed to be unnoticed, starting with the choice of the fusion name to identify the dance to which it refers. The proposal is to point to the inadequacy of the use of this expression, precisely because it is a phenomenon that does not cease in the act of "merging". In this sense, it is assumed that fusion creation, as a phenomenon of culture, occurs by inestanáveis contaminatory flows. The Northeast Tribal Caravan was constituted in the corpus of research, precisely because its dancers in their creations approach what is a "Fusion Dance" in move, which differs from a "fused" dance. In addition, the Northeast Tribal Caravan (Caravana Tribal Nordeste) gives visibility to local movers and apparently against hegemonic, as it opposes a market trend that prioritizes hegemonically established artistic productions. The theoretical framework prioritizes the Corpomedia Theory, by the researchers Katz and Greiner (2005), since it helps to understand the body that dances as a media of exchanges that occur with environment. In addition, the contribution of authors such as BEZERRA (2017), VASCONCELOS (2019), OLIVEIRA (2019), ANDRADE (2011), SCHULZE (2013), HAN (2019) e WILLIAM (2019). The methodological approach combines bibliographic review, field research through the application of questionnaires and semi-structured interviews and the critical analysis of the mobiles of the Northeast Tribal Caravan (Caravana Tribal Nordeste). Finally, the research presented the artistic works of dancers of the Northeast Tribal Caravan, in order to approach the theoretical approach with artistic productions.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2023-03-14T12:10:58Z No. of bitstreams: 1 Dissertaçãoo_Caique_Melo_25.01.2023.pdf: 1704253 bytes, checksum: 37e178fc577ff796f9eec4b38ca7c723 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-03-21T12:37:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertaçãoo_Caique_Melo_25.01.2023.pdf: 1704253 bytes, checksum: 37e178fc577ff796f9eec4b38ca7c723 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-21T12:37:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertaçãoo_Caique_Melo_25.01.2023.pdf: 1704253 bytes, checksum: 37e178fc577ff796f9eec4b38ca7c723 (MD5) Previous issue date: 2022-11-18porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)UFBABrasilEscola de DançaTribal Fusion DanceNortheast Tribal CaravanBody media theoryDANÇATribal Fusion (Dança)Caravana Tribal NordesteTeoria Corpomídia.Dança modernaCorpo como suporte na arteSentidos e sensações na arteA dança tribal na caravana Nordeste do Brasil: corpo mídias dançantes no reposicionamento de questões STÕESMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSilva, Márcia Virgínia Mignac daSilva, Márcia Virgínia Mignac daMoura, GilsamaraKatz, Helena Taniahttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8138392T0&tokenCaptchar=03AFY_a8Wf9BbIfqgE5U6j43OUNTzcJjLyKvFq7AVhY3bPVsu_87tG4UROSdIVrzfxnr2g0p8flb7Zesx3XDN91lrg_Sm0HZXvT_vJGoI51eyW7ASLyTOx9XTCvBY-gPirIj6mroHfrn4FzGPzaMougAb27sDvMxF5j11xavUJ-ZeTm3p2IyNh5Fr4ZPanQP6AXg_kN5kdcKF3ao3QOrRJFXLKCW-_UWC1QtH35oInmTdZXea8GR1j5TKIH5rXK2GZ-UbATDe9mshYkygHAuL6lYwa_s3QJwH99cIXXmn3xEMlcZqf5v7o11-LxFPriKSApeJrasZWyGMbFix2h5UnPAV32w29degRC6UkkH-vyvg4jBPObfwOQT1n0liLaLKYXvaziN4QlLoBLKwXO_z6lD4bSEuE1RuBCC7d5nrmgVL32CwGNjAWT_gzriwaXk7UqxwNVqnAV5amoWmNmjPAfUXDyopzqvoMriaPD3TvY7Uk33x5ARXi6JxE5caDUKjyI6I7rSDElkR5QIAhZHog-X0h0TsNg_xaUAMelo, Caique Silvareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTDissertaçãoo_Caique_Melo_25.01.2023.pdf.txtDissertaçãoo_Caique_Melo_25.01.2023.pdf.txtExtracted texttext/plain262030https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36746/3/Disserta%c3%a7%c3%a3oo_Caique_Melo_25.01.2023.pdf.txtd6302acdc357ce1a3ee02e3abd772e89MD53ORIGINALDissertaçãoo_Caique_Melo_25.01.2023.pdfDissertaçãoo_Caique_Melo_25.01.2023.pdfapplication/pdf1704253https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36746/1/Disserta%c3%a7%c3%a3oo_Caique_Melo_25.01.2023.pdf37e178fc577ff796f9eec4b38ca7c723MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36746/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52ri/367462023-03-25 02:04:16.538oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-03-25T05:04:16Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dança tribal na caravana Nordeste do Brasil: corpo mídias dançantes no reposicionamento de questões STÕES
title A dança tribal na caravana Nordeste do Brasil: corpo mídias dançantes no reposicionamento de questões STÕES
spellingShingle A dança tribal na caravana Nordeste do Brasil: corpo mídias dançantes no reposicionamento de questões STÕES
Melo, Caique Silva
DANÇA
Tribal Fusion (Dança)
Caravana Tribal Nordeste
Teoria Corpomídia.
Dança moderna
Corpo como suporte na arte
Sentidos e sensações na arte
Tribal Fusion Dance
Northeast Tribal Caravan
Body media theory
title_short A dança tribal na caravana Nordeste do Brasil: corpo mídias dançantes no reposicionamento de questões STÕES
title_full A dança tribal na caravana Nordeste do Brasil: corpo mídias dançantes no reposicionamento de questões STÕES
title_fullStr A dança tribal na caravana Nordeste do Brasil: corpo mídias dançantes no reposicionamento de questões STÕES
title_full_unstemmed A dança tribal na caravana Nordeste do Brasil: corpo mídias dançantes no reposicionamento de questões STÕES
title_sort A dança tribal na caravana Nordeste do Brasil: corpo mídias dançantes no reposicionamento de questões STÕES
author Melo, Caique Silva
author_facet Melo, Caique Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Márcia Virgínia Mignac da
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Márcia Virgínia Mignac da
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Moura, Gilsamara
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Katz, Helena Tania
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8138392T0&tokenCaptchar=03AFY_a8Wf9BbIfqgE5U6j43OUNTzcJjLyKvFq7AVhY3bPVsu_87tG4UROSdIVrzfxnr2g0p8flb7Zesx3XDN91lrg_Sm0HZXvT_vJGoI51eyW7ASLyTOx9XTCvBY-gPirIj6mroHfrn4FzGPzaMougAb27sDvMxF5j11xavUJ-ZeTm3p2IyNh5Fr4ZPanQP6AXg_kN5kdcKF3ao3QOrRJFXLKCW-_UWC1QtH35oInmTdZXea8GR1j5TKIH5rXK2GZ-UbATDe9mshYkygHAuL6lYwa_s3QJwH99cIXXmn3xEMlcZqf5v7o11-LxFPriKSApeJrasZWyGMbFix2h5UnPAV32w29degRC6UkkH-vyvg4jBPObfwOQT1n0liLaLKYXvaziN4QlLoBLKwXO_z6lD4bSEuE1RuBCC7d5nrmgVL32CwGNjAWT_gzriwaXk7UqxwNVqnAV5amoWmNmjPAfUXDyopzqvoMriaPD3TvY7Uk33x5ARXi6JxE5caDUKjyI6I7rSDElkR5QIAhZHog-X0h0TsNg_xaUA
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Caique Silva
contributor_str_mv Silva, Márcia Virgínia Mignac da
Silva, Márcia Virgínia Mignac da
Moura, Gilsamara
Katz, Helena Tania
dc.subject.cnpq.fl_str_mv DANÇA
topic DANÇA
Tribal Fusion (Dança)
Caravana Tribal Nordeste
Teoria Corpomídia.
Dança moderna
Corpo como suporte na arte
Sentidos e sensações na arte
Tribal Fusion Dance
Northeast Tribal Caravan
Body media theory
dc.subject.por.fl_str_mv Tribal Fusion (Dança)
Caravana Tribal Nordeste
Teoria Corpomídia.
Dança moderna
Corpo como suporte na arte
Sentidos e sensações na arte
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Tribal Fusion Dance
Northeast Tribal Caravan
Body media theory
description Esta dissertação teve por objeto de estudo a dança Tribal Fusion produzida na região nordeste do Brasil. Nesse sentido, apresentou como questão de pesquisa o modo como as artistas entendem a fusão das danças étnicas na concepção da Dança Tribal Fusion, sejam artistas que promovem e participam da Caravana Tribal Nordeste, ou outras artistas e pesquisadoras da região nordeste. A partir daí a Dança Tribal Fusion é analisada com vistas a chamar a atenção para a complexidade na abordagem de fusão no campo de pesquisa, com o interesse em questões que pareceram estar desapercebidas, a começar pela escolha do nome fusão para identificar a dança a qual se refere. A proposta é apontar à inadequação do uso dessa expressão, justamente por se tratar de um fenômeno que não cessa no ato de “fundir-se”. Neste sentido, parte-se do pressuposto que a criação em fusão, como um fenômeno da cultura, se dá por fluxos contaminatórios inestancáveis. A Caravana Tribal Nordeste constituiu-se no corpus da pesquisa, justamente porque suas dançarinas em suas criações se aproximam do que seja uma “Dança Fusão” em movência, que se difere de uma dança “fundida”. Além disso, a Caravana Tribal Nordeste dá visibilidade aos moveres locais e aparentemente contra hegemônicos, pois se contrapõe a uma tendência mercadológica que prioriza produções artísticas hegemonicamente estabelecidas. O referencial teórico prioriza a Teoria Corpomídia, das pesquisadoras Katz e Greiner (2005), uma vez que ajuda a entender o corpo que dança como mídia das trocas que ocorrem com ambiente. Além disso, mostra-se fundamental a contribuição de autores como BEZERRA (2017), VASCONCELOS (2019), OLIVEIRA (2019), ANDRADE (2011), SCHULZE (2013), HAN (2019) e WILLIAM (2019). A abordagem metodológica combina revisão bibliográfica, pesquisa de campo via aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas e a análise crítica das movências da Caravana Tribal Nordeste. E por fim, a pesquisa apresentou as obras artísticas de autorias de dançarinas da Caravana Tribal Nordeste, a fim de aproximar a abordagem teórica com as produções artísticas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-21T12:37:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-21T12:37:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36746
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Dança
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36746/3/Disserta%c3%a7%c3%a3oo_Caique_Melo_25.01.2023.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36746/1/Disserta%c3%a7%c3%a3oo_Caique_Melo_25.01.2023.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36746/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d6302acdc357ce1a3ee02e3abd772e89
37e178fc577ff796f9eec4b38ca7c723
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798057846380691456