Práticas culturais de lazer em Salvador: cotidiano entre os anos de 1920 e 1935
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32760 |
Resumo: | Este estudo aborda sobre a configuração do lazer na cidade do Salvador compreendendo-o enquanto prática cultural. A questão de investigação apresenta-se a partir da seguinte pergunta: quais as relações estabelecidas entre as experiências das práticas culturais de lazer e a organização social e urbana da cidade do Salvador, entre os anos de 1920 e 1935? O objetivo foi analisar as relações estabelecidas entre as experiências cotidianas das práticas culturais de lazer com a organização social e urbana da cidade do Salvador entre os anos de 1920 e 1935. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e histórica, cuja metodologia possui bases na Nova História Cultural (NHC). Para obter dados, nos debruçamos em busca de jornais, que estiveram em circulação durante os anos de 1920 a 1935, para ter acesso a registros (textos e imagens) sobre as práticas culturais de lazer na capital baiana. O periódico escolhido para obtenção de dados foi o jornal “A TARDE” por sua relevância local para o período e por possibilitar a análise do cotidiano. No que se refere ao recorte temporal desta investigação (1920 – 1935), podemos dizer que a escolha do período a ser investigado ocorreu por dois processos que envolvem ideários de modernidade. O ano de 1920 foi escolhido como delimitador inicial para a investigação, sobretudo porque ali se apresenta uma tentativa de dar seguimento a um projeto recente de modernização na cidade do Salvador, e sua propensa capacidade de viabilizar alternativas no âmbito das práticas culturais. como delimitador final, foi crucial o reconhecimento de que o ano de 1935 marcou uma mudança na agenda modernista baiana, principalmente em virtude de uma visão urbanística, não mais demolidora como a que se praticou a partir de 1912 na cidade. Neste sentido, identificamos espaços (jardins, praias, cinemas, teatros e circos, cassinos, clubes de dança, salões de organizações da sociedade civil, bares e quiosques) e práticas (carnaval, mi-carême, festividades religiosas e cívicas, dança e vida noturna) evidenciando uma demanda crescente dos soteropolitanos na busca por divertimentos na capital baiana. Diante disso, ficou evidente uma forte influencia dos ideais de modernidade e civilidade, bem como, a existência de uma ampla rede de sociabilidade em torno do lazer e que, ademais, nos possibilitou reconhecer a ocorrência de resistências simbólicas e contradições, na forma com são abordados pelos jornais os lazeres das elites e da população em geral. |
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Freire, Danilo Raniery AlvesRocha Júnior, Coriolano Pereira daRocha Júnior, Coriolano Pereira daSantos, Romilson Augusto dosIsayama, Hélder Ferreira2021-02-08T12:38:32Z2021-02-08T12:38:32Z2021-02-082020-03-24Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32760Este estudo aborda sobre a configuração do lazer na cidade do Salvador compreendendo-o enquanto prática cultural. A questão de investigação apresenta-se a partir da seguinte pergunta: quais as relações estabelecidas entre as experiências das práticas culturais de lazer e a organização social e urbana da cidade do Salvador, entre os anos de 1920 e 1935? O objetivo foi analisar as relações estabelecidas entre as experiências cotidianas das práticas culturais de lazer com a organização social e urbana da cidade do Salvador entre os anos de 1920 e 1935. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e histórica, cuja metodologia possui bases na Nova História Cultural (NHC). Para obter dados, nos debruçamos em busca de jornais, que estiveram em circulação durante os anos de 1920 a 1935, para ter acesso a registros (textos e imagens) sobre as práticas culturais de lazer na capital baiana. O periódico escolhido para obtenção de dados foi o jornal “A TARDE” por sua relevância local para o período e por possibilitar a análise do cotidiano. No que se refere ao recorte temporal desta investigação (1920 – 1935), podemos dizer que a escolha do período a ser investigado ocorreu por dois processos que envolvem ideários de modernidade. O ano de 1920 foi escolhido como delimitador inicial para a investigação, sobretudo porque ali se apresenta uma tentativa de dar seguimento a um projeto recente de modernização na cidade do Salvador, e sua propensa capacidade de viabilizar alternativas no âmbito das práticas culturais. como delimitador final, foi crucial o reconhecimento de que o ano de 1935 marcou uma mudança na agenda modernista baiana, principalmente em virtude de uma visão urbanística, não mais demolidora como a que se praticou a partir de 1912 na cidade. Neste sentido, identificamos espaços (jardins, praias, cinemas, teatros e circos, cassinos, clubes de dança, salões de organizações da sociedade civil, bares e quiosques) e práticas (carnaval, mi-carême, festividades religiosas e cívicas, dança e vida noturna) evidenciando uma demanda crescente dos soteropolitanos na busca por divertimentos na capital baiana. Diante disso, ficou evidente uma forte influencia dos ideais de modernidade e civilidade, bem como, a existência de uma ampla rede de sociabilidade em torno do lazer e que, ademais, nos possibilitou reconhecer a ocorrência de resistências simbólicas e contradições, na forma com são abordados pelos jornais os lazeres das elites e da população em geral.ABSTRACT: This study addresses the configuration of leisure in the city of Salvador, understanding it as a cultural practice. The research question arises from the following question: what are the relationships established between the experiences of cultural leisure practices and the social and urban organization of the city of Salvador, between the years 1920 and 1935? The objective was to analyze the relations established between the daily experiences of cultural leisure practices with the social and urban organization of the city of Salvador between the years 1920 and 1935. It is a qualitative, descriptive and historical research, whose methodology has bases in the New Cultural History (NHC). To obtain data, we looked for newspapers, which were in circulation during the years 1920 to 1935, to have access to records (texts and images) on cultural leisure practices in the capital of Bahia. The journal chosen for data collection was the newspaper “A TARDE” for its local relevance for the period and for allowing the analysis of daily life. With regard to the time frame of this investigation (1920 - 1935), we can say that the choice of the period to be investigated occurred by two processes that involve ideas of modernity. The year 1920 was chosen as the initial delimiter for the investigation, mainly because there is an attempt to follow up on a recent modernization project in the city of Salvador, and its propensity to make possible alternatives in the scope of cultural practices. as a final delimiter, it was crucial to recognize that the year 1935 marked a change in the of Bahia modernist agenda, mainly due to an urbanist vision, no longer as destructive as that which was practiced since 1912 in the city. In this sense, we identified spaces (gardens, beaches, cinemas, theaters and circuses, casinos, dance clubs, salons of civil society organizations, bars and kiosks) and practices (carnival, mi-carême, religious and civic festivities, dance and life night) evidencing a growing demand from the soteropolitanos in the search for entertainment in the capital of Bahia. Given this, it was evident a strong influence of the ideals of modernity and civility, as well as the existence of a wide network of sociability around leisure, which, in addition, allowed us to recognize the occurrence of symbolic resistance and contradictions, in the way they are. The leisures of the elites and the population in general were approached by the newspapers.Submitted by DANILO FREIRE (danilo.raniery@hotmail.com) on 2020-05-30T14:34:59Z No. of bitstreams: 1 danilofinal.pdf: 4806786 bytes, checksum: 2765258b3347b1011b38ed7fe764371a (MD5)Rejected by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br), reason: Caro Danilo, Por favor prencha o campo com resumo ABSTRACT. O título da dissertação não deve estar em caixa alta. Inclua também os termos (palavras-chave) em inglês. Atenciosamente, Eleonora Guimarães Bibliotecária/Faced 71 987107787 (WhatsApp) on 2020-06-02T21:35:01Z (GMT)Submitted by DANILO FREIRE (danilo.raniery@hotmail.com) on 2021-02-05T14:46:03Z No. of bitstreams: 1 danilofinal.pdf: 4806786 bytes, checksum: 2765258b3347b1011b38ed7fe764371a (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2021-02-08T12:38:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 danilofinal.pdf: 4806786 bytes, checksum: 2765258b3347b1011b38ed7fe764371a (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-08T12:38:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 danilofinal.pdf: 4806786 bytes, checksum: 2765258b3347b1011b38ed7fe764371a (MD5)CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEducaçãoPráticas CulturaisLazerSalvadorCultural PracticesLeisureSalvadorPráticas culturais de lazer em Salvador: cotidiano entre os anos de 1920 e 1935info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-graduação em EducaçãoFaced/UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALdanilofinal.pdfdanilofinal.pdfapplication/pdf4806786https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32760/1/danilofinal.pdf2765258b3347b1011b38ed7fe764371aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32760/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTdanilofinal.pdf.txtdanilofinal.pdf.txtExtracted texttext/plain325223https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32760/3/danilofinal.pdf.txt6a71f86f44396c9260ce9e6f5b20b3b3MD53ri/327602022-02-20 23:01:51.001oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T02:01:51Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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