Ideologias partidárias em 140 caracteres: uso do Twitter pelos parlamentares brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Marcelo Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pinho, José Antonio Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25707
Resumo: Com o crescente uso da internet, diferentes apropriações estão sendo feitas por diferentes grupos sociais e econômicos. Assim, também políticos têm adotado essas novas mídias por diferentes motivações e em diversas formas. O objetivo deste trabalho é, a partir de uma classificação ideológica dos partidos políticos representados no Congresso brasileiro, avaliar se essa é uma variável que distingue a adoção e o uso do Twitter por parte dos parlamentares federais. Foram analisados os 512 perfis dos congressistas que em dezembro de 2013 utilizavam o Twitter para a postagem de conteúdo e para conexão com cidadãos e colegas de Congresso. Foi utilizada a plataforma de programação do Twitter para a coleta dos dados sobre o uso dos perfis e sobre as conexões entre eles e também com outros perfis da rede social. Esses dados foram relacionados com a classificação ideológica dos partidos dos parlamentares. Os resultados demonstram que é possível distinguir no Twitter os grupos das diferentes ideologias representadas no Congresso, porque adotaram seu uso em períodos distintos, têm diferentes taxas de popularidade, seguem colegas parlamentares com variados padrões de interesse e têm diferentes indicadores de atividade nesse meio digital.
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Foi utilizada a plataforma de programação do Twitter para a coleta dos dados sobre o uso dos perfis e sobre as conexões entre eles e também com outros perfis da rede social. Esses dados foram relacionados com a classificação ideológica dos partidos dos parlamentares. Os resultados demonstram que é possível distinguir no Twitter os grupos das diferentes ideologias representadas no Congresso, porque adotaram seu uso em períodos distintos, têm diferentes taxas de popularidade, seguem colegas parlamentares com variados padrões de interesse e têm diferentes indicadores de atividade nesse meio digital.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-04-06T19:35:21Z No. of bitstreams: 1 Ideologias partidárias em 140 caracteres uso do Twitter pelos parlamentares brasileiros.pdf: 336560 bytes, checksum: 316ff4123daff89ebff748b59c22420f (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-04-09T18:54:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ideologias partidárias em 140 caracteres uso do Twitter pelos parlamentares brasileiros.pdf: 336560 bytes, checksum: 316ff4123daff89ebff748b59c22420f (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-09T18:54:00Z (GMT). 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