Avaliação de satisfação de usuários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3284 |
Resumo: | p.303-312 |
id |
UFBA-2_e09145d7fe6e3fa5abb398fe5f211431 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/3284 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Esperidião, Monique AzevedoTrad, Leny Alves BomfimEsperidião, Monique AzevedoTrad, Leny Alves Bomfim2011-10-11T19:39:41Z2011-10-11T19:39:41Z2005-091413-8123http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3284v.10, supl.0p.303-312Este estudo é uma revisão de literatura com síntese qualitativa dos estudos voltados para a análise metodológica das avaliações de satisfação de usuários com serviços de saúde. Foram analisados 54 artigos publicados principalmente em revistas indexadas pelo Medline e Web of Science no período de 1970 a 2005. São discutidos os métodos de abordagem das pesquisas, as técnicas e instrumentos e a operacionalização do conceito de satisfação. São apresentados, ainda, os diferentes tipos de vieses das pesquisas e alternativas para sua superação. Observa-se que os métodos e técnicas variam em um largo escopo, havendo pouco consenso entre os pesquisadores. O método mais utilizado é de natureza quantitativa, com predomínio de questionários e escalas. Os métodos qualitativos são valorizados como aqueles capazes de trabalhar os dados subjetivos da satisfação. Critica-se bastante a falta de padronização dos instrumentos, o que compromete a comparação dos achados. Reflete-se sobre a pertinência do desenvolvimento de um referencial próprio de pesquisa de satisfação para o Brasil.Submitted by Rigaud Andréa (andrearigaud16@yahoo.com.br) on 2011-10-11T19:39:41Z No. of bitstreams: 1 a31v10s0.pdf: 176956 bytes, checksum: 7396acad6871c26736bda408f414504d (MD5)Made available in DSpace on 2011-10-11T19:39:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 a31v10s0.pdf: 176956 bytes, checksum: 7396acad6871c26736bda408f414504d (MD5) Previous issue date: 2005-09Rio de JaneiroAssociação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde ColetivaSatisfação de usuáriosServiços de saúdeMétodosInstrumentosHealth serviceMethodsInstrumentsPatient satisfactionAvaliação de satisfação de usuáriosCiência & Saúde Coletivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALa31v10s0.pdfa31v10s0.pdfapplication/pdf176956https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/3284/1/a31v10s0.pdf7396acad6871c26736bda408f414504dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1906https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/3284/2/license.txt4abc1d46e2c4ee4b40ef918de32def5fMD52TEXTa31v10s0.pdf.txta31v10s0.pdf.txtExtracted texttext/plain52810https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/3284/3/a31v10s0.pdf.txtaf8c4fa18a27ab3dcf111925d6ab7b65MD53ri/32842022-07-05 14:03:53.089oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:53Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação de satisfação de usuários |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva |
title |
Avaliação de satisfação de usuários |
spellingShingle |
Avaliação de satisfação de usuários Esperidião, Monique Azevedo Satisfação de usuários Serviços de saúde Métodos Instrumentos Health service Methods Instruments Patient satisfaction |
title_short |
Avaliação de satisfação de usuários |
title_full |
Avaliação de satisfação de usuários |
title_fullStr |
Avaliação de satisfação de usuários |
title_full_unstemmed |
Avaliação de satisfação de usuários |
title_sort |
Avaliação de satisfação de usuários |
author |
Esperidião, Monique Azevedo |
author_facet |
Esperidião, Monique Azevedo Trad, Leny Alves Bomfim |
author_role |
author |
author2 |
Trad, Leny Alves Bomfim |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esperidião, Monique Azevedo Trad, Leny Alves Bomfim Esperidião, Monique Azevedo Trad, Leny Alves Bomfim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação de usuários Serviços de saúde Métodos Instrumentos Health service Methods Instruments Patient satisfaction |
topic |
Satisfação de usuários Serviços de saúde Métodos Instrumentos Health service Methods Instruments Patient satisfaction |
description |
p.303-312 |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-10-11T19:39:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-10-11T19:39:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3284 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1413-8123 |
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv |
v.10, supl.0 |
identifier_str_mv |
1413-8123 v.10, supl.0 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/3284/1/a31v10s0.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/3284/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/3284/3/a31v10s0.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7396acad6871c26736bda408f414504d 4abc1d46e2c4ee4b40ef918de32def5f af8c4fa18a27ab3dcf111925d6ab7b65 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459384243617792 |