Bemvindo Sequeira e a cena política nas tramas de Me segura que eu vou dar um voto: edição e crítica filológica do texto teatral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29644 |
Resumo: | O Brasil, entre os anos de 1964 e 1985, é marcado historicamente pelo Regime Militar. Nesse período, o Estado, através da repressão, censurava os textos que teciam críticas ao regime vigente e às instituições representativas das esferas de poder. O Teatro era um dos alvos da censura, as peças antes de serem encenadas tinham os seus roteiros enviados para a Divisão de Censura e Diversões Públicas (DCDP) do Departamento de Policia Federal (DPF), onde o censor, lastreado pela legislação vigente, fazia a censura ao texto, através de pareceres que indicavam cortes ou a proibição de certas cenas ou palavras ou do texto completo. Dentre as peças encenadas nessa época, cabe destacar Me segura que eu vou dar um voto, de Bemvindo Siqueira. O texto traz uma crítica, através de uma linguagem cômica, à ditadura, à sociedade, aos políticos e aos partidos políticos da Bahia e do Brasil, no momento de abertura política.Para o tratamento teórico-metodológico do texto em questão, no campo dos estudos filológicos, conciliam-se as críticas textual e sociológica. Essa peça sofreu diversas intervenções de diferentes atores sociais em momentos distintos: autor, censores. Desse modo, desenvolveu-se, partir do dossiê montado, um estudo da tradição textual para compreender o processo de produção e transmissão do texto, considerando as marcas que se apresentam na construção do tecido textual e a circulação do texto nos bastidores da Censura Federal. Como produto final, apresentam-se as edições interpretativa, em suporte papel e digital, e fac-similar (digital), além de um arquivo hipertextual, com as edições, documentos censórios e matérias de jornal. |
id |
UFBA-2_e29cd09cc61e0146126c57a44f93cf77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/29644 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Correira, Hugo LeonardoCorreira, Hugo LeonardoSantos, Rosa Borges dosRamos, Elizabeth SantosSobral, Gilberto Nazareno Telles2019-05-24T19:23:58Z2019-05-24T19:23:58Z2019-05-242014http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29644O Brasil, entre os anos de 1964 e 1985, é marcado historicamente pelo Regime Militar. Nesse período, o Estado, através da repressão, censurava os textos que teciam críticas ao regime vigente e às instituições representativas das esferas de poder. O Teatro era um dos alvos da censura, as peças antes de serem encenadas tinham os seus roteiros enviados para a Divisão de Censura e Diversões Públicas (DCDP) do Departamento de Policia Federal (DPF), onde o censor, lastreado pela legislação vigente, fazia a censura ao texto, através de pareceres que indicavam cortes ou a proibição de certas cenas ou palavras ou do texto completo. Dentre as peças encenadas nessa época, cabe destacar Me segura que eu vou dar um voto, de Bemvindo Siqueira. O texto traz uma crítica, através de uma linguagem cômica, à ditadura, à sociedade, aos políticos e aos partidos políticos da Bahia e do Brasil, no momento de abertura política.Para o tratamento teórico-metodológico do texto em questão, no campo dos estudos filológicos, conciliam-se as críticas textual e sociológica. Essa peça sofreu diversas intervenções de diferentes atores sociais em momentos distintos: autor, censores. Desse modo, desenvolveu-se, partir do dossiê montado, um estudo da tradição textual para compreender o processo de produção e transmissão do texto, considerando as marcas que se apresentam na construção do tecido textual e a circulação do texto nos bastidores da Censura Federal. Como produto final, apresentam-se as edições interpretativa, em suporte papel e digital, e fac-similar (digital), além de um arquivo hipertextual, com as edições, documentos censórios e matérias de jornal.Brazil, between 1964 and 1985, had been historically marked by the Military Regime. During this period, the State , through repression, censored texts that wove criticism of the current regime and representative institutions ruling spheres. Theater was one of the targets of censorship, plays before they were staged had scripts sent to the Division of Censorship and Public Entertainment (DCPE) of Federal Police Department (FPD), where the censor, backed by legislation at the time, censored play scripts through referrings indicating cuts or advicing the prohibition of some scenes or words or all text. Among the plays performed at that time, it is worth mentioning Me segura que eu vou dar um voto, by Bemvindo Siqueira. This text provides a critique, through a comical language, to dictatorship, society, politicians and political parties of Bahia and Brazil, at the moment of political openness . For both theoretical and methodological treatment of the present text, in philological studies field, were gathered textual and sociological criticism. This play had undergone various interventions in different social actors at different times: author, censors. Thus , it has developed , from the dossier assembled, a textual tradition study to understand the process of text production and transmission, considering traits that come over in textual framing and circulation of the text on Federal Censorship sidelines. As a final product, interpretative editions are presented, in paper and digital basis and facsimile (digital), besides a hypertext file with the edits, censoring documents and newspaper articles.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2019-05-24T18:13:52Z No. of bitstreams: 1 Dissertação completa Hugo Leonardo Pires Correia.pdf: 10202219 bytes, checksum: 2b8c39775910d8695a55b7682f4e45fc (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-05-24T19:23:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação completa Hugo Leonardo Pires Correia.pdf: 10202219 bytes, checksum: 2b8c39775910d8695a55b7682f4e45fc (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-24T19:23:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação completa Hugo Leonardo Pires Correia.pdf: 10202219 bytes, checksum: 2b8c39775910d8695a55b7682f4e45fc (MD5)LetrasFilologiaBemvindo SequeiraDitadura MilitarCensuraTeatroEdição de textoBemvindo Sequeira e a cena política nas tramas de Me segura que eu vou dar um voto: edição e crítica filológica do texto teatralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em Literatura e CulturaUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação completa Hugo Leonardo Pires Correia.pdfDissertação completa Hugo Leonardo Pires Correia.pdfapplication/pdf10202219https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29644/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20completa%20Hugo%20Leonardo%20Pires%20Correia.pdf2b8c39775910d8695a55b7682f4e45fcMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29644/2/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD52TEXTDissertação completa Hugo Leonardo Pires Correia.pdf.txtDissertação completa Hugo Leonardo Pires Correia.pdf.txtExtracted texttext/plain448892https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29644/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20completa%20Hugo%20Leonardo%20Pires%20Correia.pdf.txt7375f74a2f0834c4dba06d0b8298a758MD53ri/296442022-07-06 13:06:59.024oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-06T16:06:59Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Bemvindo Sequeira e a cena política nas tramas de Me segura que eu vou dar um voto: edição e crítica filológica do texto teatral |
title |
Bemvindo Sequeira e a cena política nas tramas de Me segura que eu vou dar um voto: edição e crítica filológica do texto teatral |
spellingShingle |
Bemvindo Sequeira e a cena política nas tramas de Me segura que eu vou dar um voto: edição e crítica filológica do texto teatral Correira, Hugo Leonardo Letras Filologia Bemvindo Sequeira Ditadura Militar Censura Teatro Edição de texto |
title_short |
Bemvindo Sequeira e a cena política nas tramas de Me segura que eu vou dar um voto: edição e crítica filológica do texto teatral |
title_full |
Bemvindo Sequeira e a cena política nas tramas de Me segura que eu vou dar um voto: edição e crítica filológica do texto teatral |
title_fullStr |
Bemvindo Sequeira e a cena política nas tramas de Me segura que eu vou dar um voto: edição e crítica filológica do texto teatral |
title_full_unstemmed |
Bemvindo Sequeira e a cena política nas tramas de Me segura que eu vou dar um voto: edição e crítica filológica do texto teatral |
title_sort |
Bemvindo Sequeira e a cena política nas tramas de Me segura que eu vou dar um voto: edição e crítica filológica do texto teatral |
author |
Correira, Hugo Leonardo |
author_facet |
Correira, Hugo Leonardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correira, Hugo Leonardo Correira, Hugo Leonardo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Rosa Borges dos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ramos, Elizabeth Santos Sobral, Gilberto Nazareno Telles |
contributor_str_mv |
Santos, Rosa Borges dos Ramos, Elizabeth Santos Sobral, Gilberto Nazareno Telles |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Letras |
topic |
Letras Filologia Bemvindo Sequeira Ditadura Militar Censura Teatro Edição de texto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filologia Bemvindo Sequeira Ditadura Militar Censura Teatro Edição de texto |
description |
O Brasil, entre os anos de 1964 e 1985, é marcado historicamente pelo Regime Militar. Nesse período, o Estado, através da repressão, censurava os textos que teciam críticas ao regime vigente e às instituições representativas das esferas de poder. O Teatro era um dos alvos da censura, as peças antes de serem encenadas tinham os seus roteiros enviados para a Divisão de Censura e Diversões Públicas (DCDP) do Departamento de Policia Federal (DPF), onde o censor, lastreado pela legislação vigente, fazia a censura ao texto, através de pareceres que indicavam cortes ou a proibição de certas cenas ou palavras ou do texto completo. Dentre as peças encenadas nessa época, cabe destacar Me segura que eu vou dar um voto, de Bemvindo Siqueira. O texto traz uma crítica, através de uma linguagem cômica, à ditadura, à sociedade, aos políticos e aos partidos políticos da Bahia e do Brasil, no momento de abertura política.Para o tratamento teórico-metodológico do texto em questão, no campo dos estudos filológicos, conciliam-se as críticas textual e sociológica. Essa peça sofreu diversas intervenções de diferentes atores sociais em momentos distintos: autor, censores. Desse modo, desenvolveu-se, partir do dossiê montado, um estudo da tradição textual para compreender o processo de produção e transmissão do texto, considerando as marcas que se apresentam na construção do tecido textual e a circulação do texto nos bastidores da Censura Federal. Como produto final, apresentam-se as edições interpretativa, em suporte papel e digital, e fac-similar (digital), além de um arquivo hipertextual, com as edições, documentos censórios e matérias de jornal. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-24T19:23:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-24T19:23:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-05-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29644 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29644/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20completa%20Hugo%20Leonardo%20Pires%20Correia.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29644/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29644/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20completa%20Hugo%20Leonardo%20Pires%20Correia.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2b8c39775910d8695a55b7682f4e45fc 690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0 7375f74a2f0834c4dba06d0b8298a758 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459592432091136 |