O PROCESSO CRIATIVO DE ALEILTON FONSECA EM NHÔ GUIMARÃES: EDIÇÃO GENÉTICA E ESTUDO CRÍTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adna Evangelista Couto dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28683
Resumo: O processo criativo do escritor baiano Aleilton Fonseca em Nhô Guimarães: edição genética e estudo crítico. Trata-se do primeiro trabalho de tese de doutorado sobre o escritor e sua obra. Buscou-se, através deste, fazer uma proposta de edição genética horizontal do processo de criação de Nhô Guimarães: romance-homenagem a Guimarães Rosa, a fim de projetar uma visão mais ampla sobre o perfil do escritor quanto à percepção do labor da sua escritura, bem como das múltiplas possibilidades e movimentos que um texto pode apresentar, mostrando assim toda sua mobilidade e dinâmica. Apresenta-se o autor, através de sua obra, sua vida acadêmica, e como suas vivências interferiram na construção das obras que escreveu, sua recepção crítica e as relações existentes entre autor, escritor e leitor, objetivando assim, fomentar a representatividade dos escritores baianos no cenário da literatura nacional. Segue-se, então, a apresentação do romance e aspectos culturais do texto, como também, um estudo sobre os processos intertextuais presentes em Nhô Guimarães (2006) e Grande Sertão: veredas (1956). Para o tratamento do objeto de estudo, o texto, utilizou-se o olhar a perspectiva da Crítica Genética, propondo-se uma edição genética horizontal, ou seja, de uma parte considerada significativa no processo de criação textual de Nhô Guimarães, analisando-se as interpolações feitas por um revisor-crítico na versão C, do dossiê genético, identificando nas versões D e E, o que foi aceito, rejeitado ou aceito parcialmente pelo autor, fomentando assim a discussão das questões de autoria e das vozes presentes no texto. O dossiê genético da obra é composto de oito versões digitoscritas, com características de manuscritos autógrafos, e um impresso, a única edição publicada em livro.
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Apresenta-se o autor, através de sua obra, sua vida acadêmica, e como suas vivências interferiram na construção das obras que escreveu, sua recepção crítica e as relações existentes entre autor, escritor e leitor, objetivando assim, fomentar a representatividade dos escritores baianos no cenário da literatura nacional. Segue-se, então, a apresentação do romance e aspectos culturais do texto, como também, um estudo sobre os processos intertextuais presentes em Nhô Guimarães (2006) e Grande Sertão: veredas (1956). Para o tratamento do objeto de estudo, o texto, utilizou-se o olhar a perspectiva da Crítica Genética, propondo-se uma edição genética horizontal, ou seja, de uma parte considerada significativa no processo de criação textual de Nhô Guimarães, analisando-se as interpolações feitas por um revisor-crítico na versão C, do dossiê genético, identificando nas versões D e E, o que foi aceito, rejeitado ou aceito parcialmente pelo autor, fomentando assim a discussão das questões de autoria e das vozes presentes no texto. O dossiê genético da obra é composto de oito versões digitoscritas, com características de manuscritos autógrafos, e um impresso, a única edição publicada em livro.The creative process of the writer from Bahia Aleilton Fonseca in Nhô Guimarães: genetic editing and critical study. This is the first work of doctoral thesis on this writer and his work. Through this, a proposal was made for horizontal genetic editing in the process of creation of Nhô Guimarães, in order to project a broader view of the writer's profile regarding the perception of the work of his writing, as well as the multiple possibilities and movements that a text can present, thus showing all its mobility and dynamics. Through his work, his academic life is presented, and how his experiences interfered in the construction of his works, its critical reception and the relations between author, writer and reader, in order to foster the representativeness of Bahian writers in the scenario of Brazilian literature. It follows, then, the presentation of the novel and cultural aspects of the text, as well as a study on the intertextual processes present in Nhô Guimarães (2006) and Grande Sertão: veredas (1956). For the treatment of the object of study, the text was used to look at the perspective of Genetic Criticism, proposing a horizontal genetic edition, that is, a part considered significant in the process of textual creation of Nhô Guimarães, analyzing the interpolations made by a critic-reviewer in version C of the genetic file, identifying in versions D and E, what was accepted, rejected or partially accepted by the author, thus fomenting the discussion of authorship issues and the voices present in the text .The genetic dossier of the work is composed by eight typed versions, with characteristics of autograph manuscripts, and the only published edition.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2019-02-21T15:19:02Z No. of bitstreams: 1 TESE ADNA EVANGELISTA COUTO DOS SANTOS O PROCESSO CRIATIVO DE ALEILTON FONSECA EM NHÔ GUIMARÃES .pdf: 6653911 bytes, checksum: bd97a48fbed819106a61f7ad4eab884b (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-02-21T17:11:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE ADNA EVANGELISTA COUTO DOS SANTOS O PROCESSO CRIATIVO DE ALEILTON FONSECA EM NHÔ GUIMARÃES .pdf: 6653911 bytes, checksum: bd97a48fbed819106a61f7ad4eab884b (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-21T17:11:46Z (GMT). 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