Sob as ondas: a obra de João Filgueiras Lima, o Lelé, vista a partir dos sheds
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Data de Publicação: | 2014 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32966 |
Resumo: | O presente artigo analisa a obra de João Filgueiras Lima, o Lelé (1932-2014), a partir de como desenvolve o shed ao longo dos anos, partindo de uma função agregada a vigas que realizavam funções sincréticas, depois parte complementar de um sistema de cobertura, até desdobrar-se em uma forma ondulante que pode ou não realizar a iluminação zenital e a ventilação. A implantação do Hospital Sarah, e do Centro de Tecnologia da Rede Sarah permite uma mudança profunda na maneira de construir: a cobertura não mais seria feita de pequenas peças de argamassa armada, mas estruturas metálicas leves e telha metálica calandrada, vencendo grandes vãos. A cobertura ganhava flexibilidade em altura, perfil, orientação, permeabilidade e, de certa maneira, das partes em relação ao conjunto do próprio edifício. Com táticas de exaustão e captação de vento pela cobertura, o serrilhado torna-se bidirecional. Mais leve, a cobertura torna-se inteiramente ondulante, com as telhas metálicas nas laterais do coroamento do edifício. Os grandes vãos são conquistados com esse método, substituindo as vigas e arcos externos que Lelé antes empregava. A cobertura extrapolava o shed como função final das ondulações, e ganhava versatilidade para as diversas solicitações do edifício ou da atividade que abrigava. Na ampliação do Sarah Brasília, de 1995-97, as ondulações perdem sua função de shed, demonstrando ser uma cobertura universal, com piso técnico dos bastidores do auditório e acima da platéia. No Sarah Fortaleza (1992-2001) a estrutura da cobertura se expande, permitindo ser agora fachada e área de transição, encapsulando cada vez mais os edifícios, com um diafragma que controla a luz de áreas coletivas, até seu ápice no Sarah Rio de Janeiro (2001-2009), onde a cobertura ganha independência, e se torna um filtro flexível para o edifício inteiro. |
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Paz, Daniel Juracy MelladoPaz, Daniel Juracy Mellado2021-03-08T21:00:40Z2021-03-08T21:00:40Z2014-11PAZ, Daniel J. Mellado. Sob as Ondas: a obra de João Filgueiras Lima, o Lelé, vista a partir dos sheds. In: 5º Seminário DOCOMOMO N/ NE, 2014, Fortaleza. 5º Seminário DOCOMOMO N/ NE - Caderno de Resumo. Fortaleza: Departamento de Arquitetura e Urbanismo/ UFC.http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/329665° Seminário DOCOMOMO Norte/Nordeste, Fortaleza, 2014O presente artigo analisa a obra de João Filgueiras Lima, o Lelé (1932-2014), a partir de como desenvolve o shed ao longo dos anos, partindo de uma função agregada a vigas que realizavam funções sincréticas, depois parte complementar de um sistema de cobertura, até desdobrar-se em uma forma ondulante que pode ou não realizar a iluminação zenital e a ventilação. A implantação do Hospital Sarah, e do Centro de Tecnologia da Rede Sarah permite uma mudança profunda na maneira de construir: a cobertura não mais seria feita de pequenas peças de argamassa armada, mas estruturas metálicas leves e telha metálica calandrada, vencendo grandes vãos. A cobertura ganhava flexibilidade em altura, perfil, orientação, permeabilidade e, de certa maneira, das partes em relação ao conjunto do próprio edifício. Com táticas de exaustão e captação de vento pela cobertura, o serrilhado torna-se bidirecional. Mais leve, a cobertura torna-se inteiramente ondulante, com as telhas metálicas nas laterais do coroamento do edifício. Os grandes vãos são conquistados com esse método, substituindo as vigas e arcos externos que Lelé antes empregava. A cobertura extrapolava o shed como função final das ondulações, e ganhava versatilidade para as diversas solicitações do edifício ou da atividade que abrigava. Na ampliação do Sarah Brasília, de 1995-97, as ondulações perdem sua função de shed, demonstrando ser uma cobertura universal, com piso técnico dos bastidores do auditório e acima da platéia. No Sarah Fortaleza (1992-2001) a estrutura da cobertura se expande, permitindo ser agora fachada e área de transição, encapsulando cada vez mais os edifícios, com um diafragma que controla a luz de áreas coletivas, até seu ápice no Sarah Rio de Janeiro (2001-2009), onde a cobertura ganha independência, e se torna um filtro flexível para o edifício inteiro.Fortaleza, CEDepartamento de Arquitetura e Urbanismo/ UFCBrasilJoão Filgueiras Lima LeléArquitetura ModernaModernismoShedLelé - ArquitetoSob as ondas: a obra de João Filgueiras Lima, o Lelé, vista a partir dos shedsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINAL_4Sob as Ondas - a obra de João Filgueiras Lima, o Lelé, vista a partir dos sheds.pdfSob as Ondas - a obra de João Filgueiras Lima, o Lelé, vista a partir dos sheds.pdfapplication/pdf641590https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32966/1/Sob%20as%20Ondas%20-%20a%20obra%20de%20Jo%c3%a3o%20Filgueiras%20Lima%2c%20o%20Lel%c3%a9%2c%20vista%20a%20partir%20dos%20sheds.pdf27964c2c3aad37464ab1f8099041052fMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32966/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52open accessTEXT_1Sob as Ondas - a obra de João Filgueiras Lima, o Lelé, vista a partir dos sheds.pdf.txtSob as Ondas - a obra de João Filgueiras Lima, o Lelé, vista a partir dos sheds.pdf.txtExtracted texttext/plain53571https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32966/3/Sob%20as%20Ondas%20-%20a%20obra%20de%20Jo%c3%a3o%20Filgueiras%20Lima%2c%20o%20Lel%c3%a9%2c%20vista%20a%20partir%20dos%20sheds.pdf.txt76675759a0b5ce1ad4656644ad08f165MD53open accessri/329662024-07-25 16:12:37.547metadata only accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-07-25T19:12:37Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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