No fio de esperança: políticas públicas de educação e tecnologias da informação e da comunicação.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10856 |
Resumo: | A Educação e as Tecnologias da Informação e da Comunicação, enquanto instrumentos e práticas sociais, são extremamente polêmicas, uma vez que se encontram intimamente ligadas às transformações estruturais do capitalismo no limiar do século XXI. A Internet como fator de cultura permite a aprendizagem de conhecimentos e troca de informações, a partir das possibilidades tecnológicas conferidas pelo avanço das forças produtivas. Diante disto, uma nova concepção de Educação se impõe como base de uma relação fundante, de uma lógica de aprendizagem ancorada na imagem, atribuindo-lhe conteúdos sociais, o que conduz à necessidade de universalização e de democratização da Internet cumprindo uma função social, em que a diversidade cultural torna-se fator de estimulo à identidade e resistência propulsoras de mudanças através das Políticas Públicas de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação. Trata-se de demonstrar em que medida o Estado Nacional tem desenvolvido intencionalmente e de maneira sistemática através de Políticas Públicas de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação ações que garantam o acesso, a universalização e a democratização da Internet no âmbito do sistema formal público de Educação no Brasil. O novo padrão de desenvolvimento capitalista exige em termos educacionais e comunicacionais algo qualitativamente distinto do que ocorria com a expansão dos grandes meios de comunicação que garantiam o poder das indústrias culturais. O caráter interativo das Tecnologias da Informação e da Comunicação trás embutido, evidentemente a possibilidade de novas formas de elaboração da subjetividade e, em especial, de uma comunicação liberadora, o que cria uma tensão permanente entre as necessidades do Estado Nacional enquanto mediador do capital e da sociedade em sua totalidade. O sentido predominante do seu desenvolvimento atual, através das Políticas Públicas de Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação adentra para caminhos em que o fundamental é a constituição de uma cultura informática adequada às exigências do sistema capitalista, sobretudo as referentes ao processo de acumulação do capital, mas também, àquelas ligadas à esfera do Estado e à legitimação da dominação. Assim, os países desenvolvidos realizaram suas reformas educacionais no limiar do século XXI, a partir de políticas públicas explícitas de Educação e Desenvolvimento, nas quais a Educação e as Tecnologias da Informação e da Comunicação são desafiadas a formar novas competências e a contribuir com a sua função socializadora. Nesse contexto, a presença as Tecnologias da Informação e da Comunicação é estruturante. Transformando o processo social do trabalho e atribuindo novas possibilidades ao trabalho intelectual, ressignifica a articulação entre trabalho e cultura, Estado e Sociedade, Ciência, Educação e Comunicação globalizadas contribuem para a reflexão acerca do caráter conservador/emancipador das Políticas Públicas de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, o que diz respeito diretamente ao direito de cidadania às conquistas tecnológicas e às suas possibilidades transformadoras, enquanto patrimônio cultural e universal da humanidade. |
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Lima, Maria de Fátima MonteLima, Maria de Fátima MontePretto, Nelson De Luca2013-05-11T15:17:38Z2013-05-11T15:17:38Z2002http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10856A Educação e as Tecnologias da Informação e da Comunicação, enquanto instrumentos e práticas sociais, são extremamente polêmicas, uma vez que se encontram intimamente ligadas às transformações estruturais do capitalismo no limiar do século XXI. A Internet como fator de cultura permite a aprendizagem de conhecimentos e troca de informações, a partir das possibilidades tecnológicas conferidas pelo avanço das forças produtivas. Diante disto, uma nova concepção de Educação se impõe como base de uma relação fundante, de uma lógica de aprendizagem ancorada na imagem, atribuindo-lhe conteúdos sociais, o que conduz à necessidade de universalização e de democratização da Internet cumprindo uma função social, em que a diversidade cultural torna-se fator de estimulo à identidade e resistência propulsoras de mudanças através das Políticas Públicas de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação. Trata-se de demonstrar em que medida o Estado Nacional tem desenvolvido intencionalmente e de maneira sistemática através de Políticas Públicas de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação ações que garantam o acesso, a universalização e a democratização da Internet no âmbito do sistema formal público de Educação no Brasil. O novo padrão de desenvolvimento capitalista exige em termos educacionais e comunicacionais algo qualitativamente distinto do que ocorria com a expansão dos grandes meios de comunicação que garantiam o poder das indústrias culturais. O caráter interativo das Tecnologias da Informação e da Comunicação trás embutido, evidentemente a possibilidade de novas formas de elaboração da subjetividade e, em especial, de uma comunicação liberadora, o que cria uma tensão permanente entre as necessidades do Estado Nacional enquanto mediador do capital e da sociedade em sua totalidade. O sentido predominante do seu desenvolvimento atual, através das Políticas Públicas de Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação adentra para caminhos em que o fundamental é a constituição de uma cultura informática adequada às exigências do sistema capitalista, sobretudo as referentes ao processo de acumulação do capital, mas também, àquelas ligadas à esfera do Estado e à legitimação da dominação. Assim, os países desenvolvidos realizaram suas reformas educacionais no limiar do século XXI, a partir de políticas públicas explícitas de Educação e Desenvolvimento, nas quais a Educação e as Tecnologias da Informação e da Comunicação são desafiadas a formar novas competências e a contribuir com a sua função socializadora. Nesse contexto, a presença as Tecnologias da Informação e da Comunicação é estruturante. Transformando o processo social do trabalho e atribuindo novas possibilidades ao trabalho intelectual, ressignifica a articulação entre trabalho e cultura, Estado e Sociedade, Ciência, Educação e Comunicação globalizadas contribuem para a reflexão acerca do caráter conservador/emancipador das Políticas Públicas de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, o que diz respeito diretamente ao direito de cidadania às conquistas tecnológicas e às suas possibilidades transformadoras, enquanto patrimônio cultural e universal da humanidade.Submitted by Edileide Reis (leyde-landy@hotmail.com) on 2013-05-09T13:09:35Z No. of bitstreams: 1 Maria de Fatima Monte Lima.pdf: 1569833 bytes, checksum: 25c33e0425fa7f6a8b51a46515395832 (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-05-11T15:17:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Maria de Fatima Monte Lima.pdf: 1569833 bytes, checksum: 25c33e0425fa7f6a8b51a46515395832 (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-11T15:17:38Z (GMT). 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