Análise de promoção das práticas de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação: um estudo de caso longitudinal em organização de serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Laércio Moura de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18949
Resumo: O papel da Tecnologia da Informação (TI) continua a evoluir, uma vez que fornece às organizações um veículo fundamental para reduzir as despesas de negócios, oportunidades para o aumento de receitas e suporte ao desenvolvimento de novos produtos e serviços. Neste contexto o Alinhamento Estratégico (AE) entre Negócio e TI está entre as cinco principais preocupações de gestão nas organizações no mundo, conforme pesquisa da “Society for Information Management” em 2012. Considerando a importância do Alinhamento Estratégico, tanto na literatura quanto para os executivos das organizações e a lacuna de análise sobre a promoção da evolução da maturidade do AE entre Negócio e TI, este trabalho foi orientado pela pergunta: Como são promovidas as práticas do AE entre Negócio e TI em organização de serviço? Para responder a esta pergunta, foi realizado um estudo de caso longitudinal em uma organização de serviço, com o objetivo de analisar a promoção das práticas do AE. Os resultados demonstram que a metodologia para os planos de Negócio e de TI, o gerenciamento e norteamento dos projetos, o comprometimento dos participantes e as questões relativas aos processos, contribuem para promoção das práticas, elevando o seu grau de maturidade. Também demonstrado que as decisões estratégicas são influenciadas pela maturidade das práticas do AE, bem como, as suas execuções, através do desdobramento em ações, contribuem para evolução do grau de maturidade do AE.
id UFBA-2_e4b80661d7fd8135c60c4f64e5a30d50
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/18949
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Almeida, Laércio Moura deSantos, Ernani Marques dosSantos, Ernani Marques dosRigoni, Eduardo HenriqueGuimarães, Maria do Carmo Lessa2016-04-25T13:02:52Z2016-04-25T13:02:52Z2016-04-252015-03-25http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18949O papel da Tecnologia da Informação (TI) continua a evoluir, uma vez que fornece às organizações um veículo fundamental para reduzir as despesas de negócios, oportunidades para o aumento de receitas e suporte ao desenvolvimento de novos produtos e serviços. Neste contexto o Alinhamento Estratégico (AE) entre Negócio e TI está entre as cinco principais preocupações de gestão nas organizações no mundo, conforme pesquisa da “Society for Information Management” em 2012. Considerando a importância do Alinhamento Estratégico, tanto na literatura quanto para os executivos das organizações e a lacuna de análise sobre a promoção da evolução da maturidade do AE entre Negócio e TI, este trabalho foi orientado pela pergunta: Como são promovidas as práticas do AE entre Negócio e TI em organização de serviço? Para responder a esta pergunta, foi realizado um estudo de caso longitudinal em uma organização de serviço, com o objetivo de analisar a promoção das práticas do AE. Os resultados demonstram que a metodologia para os planos de Negócio e de TI, o gerenciamento e norteamento dos projetos, o comprometimento dos participantes e as questões relativas aos processos, contribuem para promoção das práticas, elevando o seu grau de maturidade. Também demonstrado que as decisões estratégicas são influenciadas pela maturidade das práticas do AE, bem como, as suas execuções, através do desdobramento em ações, contribuem para evolução do grau de maturidade do AE.The role of Information Technology (IT) continues to evolve as it provides organizations a fundamental vehicle to reduce business expenses, opportunities to increase revenue and support the development of new products and services. In this context the Strategic Alignment (SA) between Business and IT is among the top five management concerns in organizations in the world, according to a survey of the "Society for Information Management" in 2012. Considering the importance of the Strategic Alignment, both in literature and for executives of organizations and analysis of gap on the promotion of the development of SA maturity between Business and IT, this work was guided by the question: How are promoted SA practices between business and IT service organization? To answer this question, a longitudinal case study in a service organization was conducted in order to examine the promotion of SA practices. The results show that the methodology for the plans of Business and IT, the management and direction of projects, the commitment of participants and issues related to processes, contribute to promoting practices, raising the level of maturity. Also demonstrated that strategic decisions are influenced by the maturity of the SA practices, as well as their performances through the unfolding actions contribute to development of SA maturity level.Submitted by Fabiany Feitosa (fabiany.sousa@ufba.br) on 2016-04-01T22:01:23Z No. of bitstreams: 1 Almeida, Laércio Moura de..pdf: 1524925 bytes, checksum: a56f329d41c3476a554c33585a5053f2 (MD5)Approved for entry into archive by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2016-04-25T13:02:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Almeida, Laércio Moura de..pdf: 1524925 bytes, checksum: a56f329d41c3476a554c33585a5053f2 (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-25T13:02:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Almeida, Laércio Moura de..pdf: 1524925 bytes, checksum: a56f329d41c3476a554c33585a5053f2 (MD5)Alinhamento EstratégicoPlanejamento Estratégico,Tecnologia da InformaçãoStrategic AlignmentStrategic PlanningInformation TechnologyAnálise de promoção das práticas de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação: um estudo de caso longitudinal em organização de serviçosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de Administração da Universidade Federal da BahiaEAUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALAlmeida, Laércio Moura de..pdfAlmeida, Laércio Moura de..pdfapplication/pdf1524925https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18949/1/Almeida%2c%20La%c3%a9rcio%20Moura%20de..pdfa56f329d41c3476a554c33585a5053f2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18949/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTAlmeida, Laércio Moura de..pdf.txtAlmeida, Laércio Moura de..pdf.txtExtracted texttext/plain231736https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18949/3/Almeida%2c%20La%c3%a9rcio%20Moura%20de..pdf.txt13a9be20ef9e583bca150ce2280b8619MD53ri/189492022-02-20 22:42:38.327oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T01:42:38Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de promoção das práticas de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação: um estudo de caso longitudinal em organização de serviços
title Análise de promoção das práticas de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação: um estudo de caso longitudinal em organização de serviços
spellingShingle Análise de promoção das práticas de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação: um estudo de caso longitudinal em organização de serviços
Almeida, Laércio Moura de
Alinhamento Estratégico
Planejamento Estratégico,
Tecnologia da Informação
Strategic Alignment
Strategic Planning
Information Technology
title_short Análise de promoção das práticas de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação: um estudo de caso longitudinal em organização de serviços
title_full Análise de promoção das práticas de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação: um estudo de caso longitudinal em organização de serviços
title_fullStr Análise de promoção das práticas de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação: um estudo de caso longitudinal em organização de serviços
title_full_unstemmed Análise de promoção das práticas de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação: um estudo de caso longitudinal em organização de serviços
title_sort Análise de promoção das práticas de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação: um estudo de caso longitudinal em organização de serviços
author Almeida, Laércio Moura de
author_facet Almeida, Laércio Moura de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Laércio Moura de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Ernani Marques dos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Ernani Marques dos
Rigoni, Eduardo Henrique
Guimarães, Maria do Carmo Lessa
contributor_str_mv Santos, Ernani Marques dos
Santos, Ernani Marques dos
Rigoni, Eduardo Henrique
Guimarães, Maria do Carmo Lessa
dc.subject.por.fl_str_mv Alinhamento Estratégico
Planejamento Estratégico,
Tecnologia da Informação
Strategic Alignment
Strategic Planning
Information Technology
topic Alinhamento Estratégico
Planejamento Estratégico,
Tecnologia da Informação
Strategic Alignment
Strategic Planning
Information Technology
description O papel da Tecnologia da Informação (TI) continua a evoluir, uma vez que fornece às organizações um veículo fundamental para reduzir as despesas de negócios, oportunidades para o aumento de receitas e suporte ao desenvolvimento de novos produtos e serviços. Neste contexto o Alinhamento Estratégico (AE) entre Negócio e TI está entre as cinco principais preocupações de gestão nas organizações no mundo, conforme pesquisa da “Society for Information Management” em 2012. Considerando a importância do Alinhamento Estratégico, tanto na literatura quanto para os executivos das organizações e a lacuna de análise sobre a promoção da evolução da maturidade do AE entre Negócio e TI, este trabalho foi orientado pela pergunta: Como são promovidas as práticas do AE entre Negócio e TI em organização de serviço? Para responder a esta pergunta, foi realizado um estudo de caso longitudinal em uma organização de serviço, com o objetivo de analisar a promoção das práticas do AE. Os resultados demonstram que a metodologia para os planos de Negócio e de TI, o gerenciamento e norteamento dos projetos, o comprometimento dos participantes e as questões relativas aos processos, contribuem para promoção das práticas, elevando o seu grau de maturidade. Também demonstrado que as decisões estratégicas são influenciadas pela maturidade das práticas do AE, bem como, as suas execuções, através do desdobramento em ações, contribuem para evolução do grau de maturidade do AE.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-03-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-25T13:02:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-25T13:02:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18949
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EAUFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18949/1/Almeida%2c%20La%c3%a9rcio%20Moura%20de..pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18949/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18949/3/Almeida%2c%20La%c3%a9rcio%20Moura%20de..pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a56f329d41c3476a554c33585a5053f2
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
13a9be20ef9e583bca150ce2280b8619
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459509637578752