Análise de promoção das práticas de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação: um estudo de caso longitudinal em organização de serviços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18949 |
Resumo: | O papel da Tecnologia da Informação (TI) continua a evoluir, uma vez que fornece às organizações um veículo fundamental para reduzir as despesas de negócios, oportunidades para o aumento de receitas e suporte ao desenvolvimento de novos produtos e serviços. Neste contexto o Alinhamento Estratégico (AE) entre Negócio e TI está entre as cinco principais preocupações de gestão nas organizações no mundo, conforme pesquisa da “Society for Information Management” em 2012. Considerando a importância do Alinhamento Estratégico, tanto na literatura quanto para os executivos das organizações e a lacuna de análise sobre a promoção da evolução da maturidade do AE entre Negócio e TI, este trabalho foi orientado pela pergunta: Como são promovidas as práticas do AE entre Negócio e TI em organização de serviço? Para responder a esta pergunta, foi realizado um estudo de caso longitudinal em uma organização de serviço, com o objetivo de analisar a promoção das práticas do AE. Os resultados demonstram que a metodologia para os planos de Negócio e de TI, o gerenciamento e norteamento dos projetos, o comprometimento dos participantes e as questões relativas aos processos, contribuem para promoção das práticas, elevando o seu grau de maturidade. Também demonstrado que as decisões estratégicas são influenciadas pela maturidade das práticas do AE, bem como, as suas execuções, através do desdobramento em ações, contribuem para evolução do grau de maturidade do AE. |
id |
UFBA-2_e4b80661d7fd8135c60c4f64e5a30d50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/18949 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Almeida, Laércio Moura deSantos, Ernani Marques dosSantos, Ernani Marques dosRigoni, Eduardo HenriqueGuimarães, Maria do Carmo Lessa2016-04-25T13:02:52Z2016-04-25T13:02:52Z2016-04-252015-03-25http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18949O papel da Tecnologia da Informação (TI) continua a evoluir, uma vez que fornece às organizações um veículo fundamental para reduzir as despesas de negócios, oportunidades para o aumento de receitas e suporte ao desenvolvimento de novos produtos e serviços. Neste contexto o Alinhamento Estratégico (AE) entre Negócio e TI está entre as cinco principais preocupações de gestão nas organizações no mundo, conforme pesquisa da “Society for Information Management” em 2012. Considerando a importância do Alinhamento Estratégico, tanto na literatura quanto para os executivos das organizações e a lacuna de análise sobre a promoção da evolução da maturidade do AE entre Negócio e TI, este trabalho foi orientado pela pergunta: Como são promovidas as práticas do AE entre Negócio e TI em organização de serviço? Para responder a esta pergunta, foi realizado um estudo de caso longitudinal em uma organização de serviço, com o objetivo de analisar a promoção das práticas do AE. Os resultados demonstram que a metodologia para os planos de Negócio e de TI, o gerenciamento e norteamento dos projetos, o comprometimento dos participantes e as questões relativas aos processos, contribuem para promoção das práticas, elevando o seu grau de maturidade. Também demonstrado que as decisões estratégicas são influenciadas pela maturidade das práticas do AE, bem como, as suas execuções, através do desdobramento em ações, contribuem para evolução do grau de maturidade do AE.The role of Information Technology (IT) continues to evolve as it provides organizations a fundamental vehicle to reduce business expenses, opportunities to increase revenue and support the development of new products and services. In this context the Strategic Alignment (SA) between Business and IT is among the top five management concerns in organizations in the world, according to a survey of the "Society for Information Management" in 2012. Considering the importance of the Strategic Alignment, both in literature and for executives of organizations and analysis of gap on the promotion of the development of SA maturity between Business and IT, this work was guided by the question: How are promoted SA practices between business and IT service organization? To answer this question, a longitudinal case study in a service organization was conducted in order to examine the promotion of SA practices. The results show that the methodology for the plans of Business and IT, the management and direction of projects, the commitment of participants and issues related to processes, contribute to promoting practices, raising the level of maturity. Also demonstrated that strategic decisions are influenced by the maturity of the SA practices, as well as their performances through the unfolding actions contribute to development of SA maturity level.Submitted by Fabiany Feitosa (fabiany.sousa@ufba.br) on 2016-04-01T22:01:23Z No. of bitstreams: 1 Almeida, Laércio Moura de..pdf: 1524925 bytes, checksum: a56f329d41c3476a554c33585a5053f2 (MD5)Approved for entry into archive by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2016-04-25T13:02:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Almeida, Laércio Moura de..pdf: 1524925 bytes, checksum: a56f329d41c3476a554c33585a5053f2 (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-25T13:02:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Almeida, Laércio Moura de..pdf: 1524925 bytes, checksum: a56f329d41c3476a554c33585a5053f2 (MD5)Alinhamento EstratégicoPlanejamento Estratégico,Tecnologia da InformaçãoStrategic AlignmentStrategic PlanningInformation TechnologyAnálise de promoção das práticas de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação: um estudo de caso longitudinal em organização de serviçosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de Administração da Universidade Federal da BahiaEAUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALAlmeida, Laércio Moura de..pdfAlmeida, Laércio Moura de..pdfapplication/pdf1524925https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18949/1/Almeida%2c%20La%c3%a9rcio%20Moura%20de..pdfa56f329d41c3476a554c33585a5053f2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18949/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTAlmeida, Laércio Moura de..pdf.txtAlmeida, Laércio Moura de..pdf.txtExtracted texttext/plain231736https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18949/3/Almeida%2c%20La%c3%a9rcio%20Moura%20de..pdf.txt13a9be20ef9e583bca150ce2280b8619MD53ri/189492022-02-20 22:42:38.327oai:repositorio.ufba.br:ri/18949VGVybW8gZGUgTGljZW7Dp2EsIG7Do28gZXhjbHVzaXZvLCBwYXJhIG8gZGVww7NzaXRvIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGQkEuCgogUGVsbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvIGRlIGRvY3VtZW50b3MsIG8gYXV0b3Igb3Ugc2V1IHJlcHJlc2VudGFudGUgbGVnYWwsIGFvIGFjZWl0YXIgCmVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW7Dp2EsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGEgQmFoaWEgCm8gZGlyZWl0byBkZSBtYW50ZXIgdW1hIGPDs3BpYSBlbSBzZXUgcmVwb3NpdMOzcmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLiAKRXNzZXMgdGVybW9zLCBuw6NvIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTDqm0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IvY29weXJpZ2h0LCBtYXMgZW50ZW5kZSBvIGRvY3VtZW50byAKY29tbyBwYXJ0ZSBkbyBhY2Vydm8gaW50ZWxlY3R1YWwgZGVzc2EgVW5pdmVyc2lkYWRlLgoKIFBhcmEgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBwdWJsaWNhZG9zIGNvbSByZXBhc3NlIGRlIGRpcmVpdG9zIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vuw6dhIAplbnRlbmRlIHF1ZToKCiBNYW50ZW5kbyBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcmVwYXNzYWRvcyBhIHRlcmNlaXJvcywgZW0gY2FzbyBkZSBwdWJsaWNhw6fDtWVzLCBvIHJlcG9zaXTDs3Jpbwpwb2RlIHJlc3RyaW5naXIgbyBhY2Vzc28gYW8gdGV4dG8gaW50ZWdyYWwsIG1hcyBsaWJlcmEgYXMgaW5mb3JtYcOnw7VlcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXDp8OjbyBjaWVudMOtZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3RyacOnw7VlcyBpbXBvc3RhcyBwZWxvcyBlZGl0b3JlcyBkZSBwZXJpw7NkaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2HDp8O1ZXMgc2VtIGluaWNpYXRpdmFzIHF1ZSBzZWd1ZW0gYSBwb2zDrXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVww7NzaXRvcyAKY29tcHVsc8OzcmlvcyBuZXNzZSByZXBvc2l0w7NyaW8gbWFudMOqbSBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgbWFzIG1hbnTDqm0gYWNlc3NvIGlycmVzdHJpdG8gCmFvIG1ldGFkYWRvcyBlIHRleHRvIGNvbXBsZXRvLiBBc3NpbSwgYSBhY2VpdGHDp8OjbyBkZXNzZSB0ZXJtbyBuw6NvIG5lY2Vzc2l0YSBkZSBjb25zZW50aW1lbnRvCiBwb3IgcGFydGUgZGUgYXV0b3Jlcy9kZXRlbnRvcmVzIGRvcyBkaXJlaXRvcywgcG9yIGVzdGFyZW0gZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgZGUgYWNlc3NvIGFiZXJ0by4KRepositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T01:42:38Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de promoção das práticas de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação: um estudo de caso longitudinal em organização de serviços |
title |
Análise de promoção das práticas de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação: um estudo de caso longitudinal em organização de serviços |
spellingShingle |
Análise de promoção das práticas de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação: um estudo de caso longitudinal em organização de serviços Almeida, Laércio Moura de Alinhamento Estratégico Planejamento Estratégico, Tecnologia da Informação Strategic Alignment Strategic Planning Information Technology |
title_short |
Análise de promoção das práticas de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação: um estudo de caso longitudinal em organização de serviços |
title_full |
Análise de promoção das práticas de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação: um estudo de caso longitudinal em organização de serviços |
title_fullStr |
Análise de promoção das práticas de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação: um estudo de caso longitudinal em organização de serviços |
title_full_unstemmed |
Análise de promoção das práticas de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação: um estudo de caso longitudinal em organização de serviços |
title_sort |
Análise de promoção das práticas de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação: um estudo de caso longitudinal em organização de serviços |
author |
Almeida, Laércio Moura de |
author_facet |
Almeida, Laércio Moura de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Laércio Moura de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Ernani Marques dos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santos, Ernani Marques dos Rigoni, Eduardo Henrique Guimarães, Maria do Carmo Lessa |
contributor_str_mv |
Santos, Ernani Marques dos Santos, Ernani Marques dos Rigoni, Eduardo Henrique Guimarães, Maria do Carmo Lessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alinhamento Estratégico Planejamento Estratégico, Tecnologia da Informação Strategic Alignment Strategic Planning Information Technology |
topic |
Alinhamento Estratégico Planejamento Estratégico, Tecnologia da Informação Strategic Alignment Strategic Planning Information Technology |
description |
O papel da Tecnologia da Informação (TI) continua a evoluir, uma vez que fornece às organizações um veículo fundamental para reduzir as despesas de negócios, oportunidades para o aumento de receitas e suporte ao desenvolvimento de novos produtos e serviços. Neste contexto o Alinhamento Estratégico (AE) entre Negócio e TI está entre as cinco principais preocupações de gestão nas organizações no mundo, conforme pesquisa da “Society for Information Management” em 2012. Considerando a importância do Alinhamento Estratégico, tanto na literatura quanto para os executivos das organizações e a lacuna de análise sobre a promoção da evolução da maturidade do AE entre Negócio e TI, este trabalho foi orientado pela pergunta: Como são promovidas as práticas do AE entre Negócio e TI em organização de serviço? Para responder a esta pergunta, foi realizado um estudo de caso longitudinal em uma organização de serviço, com o objetivo de analisar a promoção das práticas do AE. Os resultados demonstram que a metodologia para os planos de Negócio e de TI, o gerenciamento e norteamento dos projetos, o comprometimento dos participantes e as questões relativas aos processos, contribuem para promoção das práticas, elevando o seu grau de maturidade. Também demonstrado que as decisões estratégicas são influenciadas pela maturidade das práticas do AE, bem como, as suas execuções, através do desdobramento em ações, contribuem para evolução do grau de maturidade do AE. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015-03-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-25T13:02:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-25T13:02:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-04-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18949 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
EAUFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18949/1/Almeida%2c%20La%c3%a9rcio%20Moura%20de..pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18949/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18949/3/Almeida%2c%20La%c3%a9rcio%20Moura%20de..pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a56f329d41c3476a554c33585a5053f2 05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34 13a9be20ef9e583bca150ce2280b8619 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459509637578752 |