O ensino de composição do curso de graduação da Universidade Federal da Bahia: uma visão panorâmica de práticas e Processos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Eric de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12482
Resumo: O presente trabalho busca investigar o ensino de composição do curso de graduação da Universidade Federal da Bahia. Esta investigação tem como problema primordial a busca de características que fundamentam os processos educativos nele efetivados. São objetivos específicos: pontuar peculiaridades presentes no ensino; investigar pensamentos, princípios e/ou filosofias que o fundamentam; diagnosticar quais os principais problemas enfrentados por estudantes e professores ao longo do percurso de formação; examinar o discurso de ingressos e egressos. Para concretização destes objetivos focalizou-se sobre dois blocos de dados. O primeiro bloco constitui-se da análise dos dois currículos do curso. O segundo, apresentado a partir do Mapa do Ensino de Composicão, enfatiza o viés cultural e dialógico do ensino, sendo composto por três vetores temáticos: Experiência Cultural; Diagnósticos e Descrições do curso; Processos do Aprender. A fundamentação teórico-metodológica é feita a partir dos estudos de Alasuutari (1993), Bresler (2006) e Barbosa (2009). A fundamentação teórico-conceitual com ênfase em educação está baseada principalmente nos estudos de Freire (1996), Pimenta e Anastasiou (2002) e Silva (2006). Os estudos de Geertz (2008), Hall (2006), Laraia (2009) e Maheirie, (2002) fundamentam a perspectiva cultural do trabalho. As principais referências sobre composição e ensino de composição são: Lima (1999; 2011), Laske (1991) e Reynolds (2002). Como resultado da pesquisa foram construídas tabelas contendo aspectos positivos e negativos do curso. Constatou-se a evasão como problema perene do curso, e que as principais características presentes no ensino são: ênfase na formação do compositor autônomo; concepção de composição como processo que ultrapassa o artesanato sonoro; ideal de movimento cultural como fundamento do curso.
id UFBA-2_e4e3d82017ab7bc57511bbb91e4a6398
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/12482
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Barreto, Eric de OliveiraBarreto, Eric de OliveiraLima, Paulo Costa2013-08-07T14:37:20Z2013-08-07T14:37:20Z2013-08-07http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12482O presente trabalho busca investigar o ensino de composição do curso de graduação da Universidade Federal da Bahia. Esta investigação tem como problema primordial a busca de características que fundamentam os processos educativos nele efetivados. São objetivos específicos: pontuar peculiaridades presentes no ensino; investigar pensamentos, princípios e/ou filosofias que o fundamentam; diagnosticar quais os principais problemas enfrentados por estudantes e professores ao longo do percurso de formação; examinar o discurso de ingressos e egressos. Para concretização destes objetivos focalizou-se sobre dois blocos de dados. O primeiro bloco constitui-se da análise dos dois currículos do curso. O segundo, apresentado a partir do Mapa do Ensino de Composicão, enfatiza o viés cultural e dialógico do ensino, sendo composto por três vetores temáticos: Experiência Cultural; Diagnósticos e Descrições do curso; Processos do Aprender. A fundamentação teórico-metodológica é feita a partir dos estudos de Alasuutari (1993), Bresler (2006) e Barbosa (2009). A fundamentação teórico-conceitual com ênfase em educação está baseada principalmente nos estudos de Freire (1996), Pimenta e Anastasiou (2002) e Silva (2006). Os estudos de Geertz (2008), Hall (2006), Laraia (2009) e Maheirie, (2002) fundamentam a perspectiva cultural do trabalho. As principais referências sobre composição e ensino de composição são: Lima (1999; 2011), Laske (1991) e Reynolds (2002). Como resultado da pesquisa foram construídas tabelas contendo aspectos positivos e negativos do curso. Constatou-se a evasão como problema perene do curso, e que as principais características presentes no ensino são: ênfase na formação do compositor autônomo; concepção de composição como processo que ultrapassa o artesanato sonoro; ideal de movimento cultural como fundamento do curso.Submitted by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2013-08-07T14:37:20Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Final com correções.pdf: 4587690 bytes, checksum: 0b0cafde178cc21d569381c373360aef (MD5)Made available in DSpace on 2013-08-07T14:37:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Final com correções.pdf: 4587690 bytes, checksum: 0b0cafde178cc21d569381c373360aef (MD5)SalvadorMúsica - instrução e ensinoEducação musicalO ensino de composição do curso de graduação da Universidade Federal da Bahia: uma visão panorâmica de práticas e Processosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação Final com correções.pdfDissertação Final com correções.pdfapplication/pdf4587690https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12482/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%20com%20corre%c3%a7%c3%b5es.pdf0b0cafde178cc21d569381c373360aefMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12482/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXTDissertação Final com correções.pdf.txtDissertação Final com correções.pdf.txtExtracted texttext/plain540433https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12482/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%20com%20corre%c3%a7%c3%b5es.pdf.txtc07b17f00213a8d3e00ba21743d2a615MD53ri/124822022-07-05 14:04:02.637oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:02Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de composição do curso de graduação da Universidade Federal da Bahia: uma visão panorâmica de práticas e Processos
title O ensino de composição do curso de graduação da Universidade Federal da Bahia: uma visão panorâmica de práticas e Processos
spellingShingle O ensino de composição do curso de graduação da Universidade Federal da Bahia: uma visão panorâmica de práticas e Processos
Barreto, Eric de Oliveira
Música - instrução e ensino
Educação musical
title_short O ensino de composição do curso de graduação da Universidade Federal da Bahia: uma visão panorâmica de práticas e Processos
title_full O ensino de composição do curso de graduação da Universidade Federal da Bahia: uma visão panorâmica de práticas e Processos
title_fullStr O ensino de composição do curso de graduação da Universidade Federal da Bahia: uma visão panorâmica de práticas e Processos
title_full_unstemmed O ensino de composição do curso de graduação da Universidade Federal da Bahia: uma visão panorâmica de práticas e Processos
title_sort O ensino de composição do curso de graduação da Universidade Federal da Bahia: uma visão panorâmica de práticas e Processos
author Barreto, Eric de Oliveira
author_facet Barreto, Eric de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Eric de Oliveira
Barreto, Eric de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Paulo Costa
contributor_str_mv Lima, Paulo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Música - instrução e ensino
Educação musical
topic Música - instrução e ensino
Educação musical
description O presente trabalho busca investigar o ensino de composição do curso de graduação da Universidade Federal da Bahia. Esta investigação tem como problema primordial a busca de características que fundamentam os processos educativos nele efetivados. São objetivos específicos: pontuar peculiaridades presentes no ensino; investigar pensamentos, princípios e/ou filosofias que o fundamentam; diagnosticar quais os principais problemas enfrentados por estudantes e professores ao longo do percurso de formação; examinar o discurso de ingressos e egressos. Para concretização destes objetivos focalizou-se sobre dois blocos de dados. O primeiro bloco constitui-se da análise dos dois currículos do curso. O segundo, apresentado a partir do Mapa do Ensino de Composicão, enfatiza o viés cultural e dialógico do ensino, sendo composto por três vetores temáticos: Experiência Cultural; Diagnósticos e Descrições do curso; Processos do Aprender. A fundamentação teórico-metodológica é feita a partir dos estudos de Alasuutari (1993), Bresler (2006) e Barbosa (2009). A fundamentação teórico-conceitual com ênfase em educação está baseada principalmente nos estudos de Freire (1996), Pimenta e Anastasiou (2002) e Silva (2006). Os estudos de Geertz (2008), Hall (2006), Laraia (2009) e Maheirie, (2002) fundamentam a perspectiva cultural do trabalho. As principais referências sobre composição e ensino de composição são: Lima (1999; 2011), Laske (1991) e Reynolds (2002). Como resultado da pesquisa foram construídas tabelas contendo aspectos positivos e negativos do curso. Constatou-se a evasão como problema perene do curso, e que as principais características presentes no ensino são: ênfase na formação do compositor autônomo; concepção de composição como processo que ultrapassa o artesanato sonoro; ideal de movimento cultural como fundamento do curso.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-07T14:37:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-08-07T14:37:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12482
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12482/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%20com%20corre%c3%a7%c3%b5es.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12482/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12482/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%20com%20corre%c3%a7%c3%b5es.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b0cafde178cc21d569381c373360aef
1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
c07b17f00213a8d3e00ba21743d2a615
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459454325194752