Ensino de ciências e matemática: processos de institucionalização e modernização na década de 1960.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Inês Angélica Andrade
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31474
Resumo: Na década de 1960, foram implantados no Brasil seis centros de ensino de ciências em diferentes capitais do país. O CECINE, CECIBA, CICIMIG, CECIGUA, CECISP e CECIRS, como eram comumente chamados, foram espaços constituídos por meio de parcerias entre a Diretoria do Ensino Secundário do Ministério de Educação e Cultura, a Comissão Paulista do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC), as Universidades Federais, as Secretarias Estaduais de Educação e os agenciamentos financeiros nacionais e internacionais e tinham o objetivo de materializar uma proposta curricular de renovação do ensino secundário das ciências, isto é, das disciplinas de Física, Química, Biologia e Matemática, em consonância com o movimento educacional internacional que ocorreu em diferentes países, neste período. Em torno desses centros aglutinaram pesquisadores, professores universitários e professores do ensino secundário que traduziram e produziram materiais didáticos, adequando-os à nossa realidade, com o intuito de experimentação, avaliação e posterior distribuição contendo os novos conteúdos e metodologias propagadas em âmbito internacional. Para tanto, desenvolveram um amplo projeto de atualização dos professores que estavam em exercício. Então, dialogando com os diferentes registros documentais, buscando elucidar traços, rastros e silêncios, mantendo laços estreitos com a literatura pertinente às temáticas que se inserem - direta ou indiretamente -, esse trabalho apresenta uma análise histórica dos processos de institucionalização e modernização do ensino de ciências e matemática, circunscritos aos seis centros, na década de 1960, assim como busca compreender as relações – nacionais e internacionais – constituídas pela equipe de matemática do CECIBA, e suas produções locais.
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O CECINE, CECIBA, CICIMIG, CECIGUA, CECISP e CECIRS, como eram comumente chamados, foram espaços constituídos por meio de parcerias entre a Diretoria do Ensino Secundário do Ministério de Educação e Cultura, a Comissão Paulista do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC), as Universidades Federais, as Secretarias Estaduais de Educação e os agenciamentos financeiros nacionais e internacionais e tinham o objetivo de materializar uma proposta curricular de renovação do ensino secundário das ciências, isto é, das disciplinas de Física, Química, Biologia e Matemática, em consonância com o movimento educacional internacional que ocorreu em diferentes países, neste período. Em torno desses centros aglutinaram pesquisadores, professores universitários e professores do ensino secundário que traduziram e produziram materiais didáticos, adequando-os à nossa realidade, com o intuito de experimentação, avaliação e posterior distribuição contendo os novos conteúdos e metodologias propagadas em âmbito internacional. Para tanto, desenvolveram um amplo projeto de atualização dos professores que estavam em exercício. Então, dialogando com os diferentes registros documentais, buscando elucidar traços, rastros e silêncios, mantendo laços estreitos com a literatura pertinente às temáticas que se inserem - direta ou indiretamente -, esse trabalho apresenta uma análise histórica dos processos de institucionalização e modernização do ensino de ciências e matemática, circunscritos aos seis centros, na década de 1960, assim como busca compreender as relações – nacionais e internacionais – constituídas pela equipe de matemática do CECIBA, e suas produções locais.ABSTRACT At the 1960s, six science teaching centers were implanted in Brazil, in different state capitals. The CECINE, CECIBA, CICIMIG, CECIGUA, CECISP and CECIRS, as they were called, were centers built through partnerships between the Department of Secondary Education of the Ministry of Education and Culture, the São Paulo group of the Brazilian Institute of Education, Science and Culture (IBECC), the federal universities, the state secretaries of Education and national and international funding agents. The objective of the centers was to build a curriculum proposal to renovate the science teaching in the secondary education (Physics, Chemistry, Biology and Mathematics subjects), in alignment with the international educational movement that occurred in different countries, at this period. At these centers, researchers, university professors, and secondary education teachers translated and produced didactic material, adapting them to our reality, with the goals of experimentation, evaluation and posterior distribution, that had the new contents and methodologies propagated globally. To that end, they developed a broad project to update the active teachers. So, from the different documents, trying to elucidate traces, trails and silences, keeping a tight bond with the pertinent literature, this thesis presents a historical analysis of the science and mathematics teaching institutionalization and modernization processes, in the six centers, at the 1960 decade. It also tries to understand the relations – national and international – built by the mathematics team of CECIBA, as well as their local productions.Submitted by Inês Freire (inafreire@gmail.com) on 2020-02-12T22:24:37Z No. of bitstreams: 1 FREIRE TESE VERSÃO FINAL.pdf: 1860828 bytes, checksum: 76be73ee97c045510b479c3c6e17eafc (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2020-02-13T15:54:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FREIRE TESE VERSÃO FINAL.pdf: 1860828 bytes, checksum: 76be73ee97c045510b479c3c6e17eafc (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-13T15:54:11Z (GMT). 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