Um estudo exploratório sobre a implementação do ensino fundamental de nove anos em uma escola pública da rede municipal de Salvador – BA
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32635 |
Resumo: | O tema deste trabalho refere-se à implementação do Ensino Fundamental de Nove Anos no Brasil, especificamente a problemática da inclusão, com qualidade, das crianças de seis anos de idade nesse nível de ensino. Tem como objetivo conhecer a legislação que trata sobre o tema; o processo de implementação desta política pública em uma escola pública do Município de Salvador/Bahia, dando ênfase a organização escolar, as necessidades pedagógicas e a relevância do brincar para a criança de seis anos de idade. Faz parte deste estudo a realização de uma pesquisa exploratória tendo em vista conhecer se as orientações fornecidas pelo MEC e SMEC estão em sintonia com a prática desenvolvida nessa instituição de ensino. Foram realizadas entrevistas e observações com o objetivo de ter acesso à compreensão dos atores dessa comunidade acerca Ensino fundamental de Nove Anos e suas repercussões na escola; se eles receberam orientações e formações para implementar essa política e também para tentar identificar mudanças no contexto escolar quanto a pratica pedagógica; o ambiente físico, os equipamentos e mobiliário. A análise dos dados revelou que a maioria dos atores da referida instituição, em especial, professores do I Ciclo, tem pouca compreensão do tema tratado; não receberam nenhuma formação e/ou orientação da Secretaria de Educação para atuar com o Ensino Fundamental de Nove Anos, sobretudo nos anos iniciais; a prática pedagógica se dá em função dos conteúdos dos livros e das habilidades requeridas do aluno, presentes na caderneta escolar; o ambiente físico é inadequado, faltam materiais lúdicos, entre outros. Infelizmente o ambiente investigado é pouco estimulante para receber as crianças de seis anos e não foi verificado indícios de mudança rápida desse quadro apresentado na escola pesquisada. |
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