Contribuição dos museus para o desenvolvimento social estudo de caso: documentos referentes a Fazenda de Saubara - Santo Amaro - Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Heloisa Helena Fernandes Gonçalves da
Data de Publicação: 1983
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23760
Resumo: Os museus existentes nas diversas partes do mundo têm desempenhado através dos séculos, o papel de guardiões dos bens culturais. Seus acervos tem características diversas e abrangem quase todas as áreas do conhecimento humano. Até a 2a. metade do século XX uma grande parte dos museus mundiais esteve preocupada com a preservação dos objetos, monumentos ou sítios históricos, sem discutir as razões desta atitude e o uso que se poderia fazer das coleções sob sua guarda. Esta maneira de pensar estava em íntima conexão com os padrões vigentes nos séculos passados, quando as formações sociais- se caracterizavam pelo autoritarismo e o conservadorismo que permitiam a manutenção do "status quo", impossibilitando assim uma evolução social em iguais condições para todos. Os tesouros da arte e da história, oriundos das esferas - do poder, desde o início das civilizações antigas, tornaram - se objetos de caráter sagrado, indiscutíveis; podiam ser admirados e serviam perfeitamente aos interesses da classe dominante, ao aumentar ainda mais a distância econômica e social que existia entre ela e o restante da população. No século XX, apesar de ser um tempo também marcado pelo autoritarismo e violência, muitos países tem procurado rever suas posições sociais, econômicas e políticas perante a comunidade mundial e existe um processo de revitalização e democratização da cultura. A partir da criação da UNESCO, em 1946 e do Conselho Inter nacional de Museus, em 1947, tem havido uma constante preocupação, traduzida em uma série de seminários e conferências gerais, sobre o papel dos museus no mundo. 0 consenso dos profissionais de museus, nos anos 80, leva â tomada de consciência acêrca da função social que estas instituições devem exercer, em busca de uma sociedade mais justa, igualitária e pacífica. Os países do Terceiro Mundo que assimilam as proposições da UNESCO, têm encontrado nos museus um caminho adequado para sensibilizar suas comunidades e resgatar a memória histórica,com firmes intenções de promover a identidade cultural. O tipo de desenvolvimento que corresponde âs necessidades de um país só pode se basear na tomada de consciência de sua civilização, tradições e valores e sob este ângulo, os museus têm uma importante missão a cumprir, na medida em que preservam o patrimônio cultural e o utilizam em benefício da integração entre as diversas sociedades. Embora muitos museólogos e profissionais de áreas afins estejam analisando o potencial social dos museus, os museus brasileiros, com raras exceções,não têm acompanhado as discussões teóricas que tem tido lugar em vários países, sob auspícios do ConseIho Internacional de Museus. O Brasil não promoveu, até o momento, uma política museológica nacional e em consequência, o Sistema Educacional Brasileiro, que já possui deficiências próprias, não incorpora o museu em seu plano curricular, considerando-o como atividade extra-classe,- esporádica e turística. Em razão disto, os museus brasileiros não estão integrados ao processo educativo e por conseguinte não exercem sua função social adequadamente. Apenas preservara as coleções sem perspectiva de usá-las, cientificamente, como parte d o processo da dinâmica social e em função dos verdadeiros interesses da sociedade. A constatação destes fatos e a tese de que Museu e Educação são realidades que não podem permanecer separadas, justificam o fortalecimento dos museus históricos, tornando-os uma presença viva e atuante dentro da sociedade brasileira. Entretanto, para efetuar esta integração é necessário que os museus de conteúdo histórico sejam revistos e seus objetivos- sejam reformulados, â luz dos conceitos e da metodologia da ciência histórica, em estreita correlação com os meios universitários para absorção de pesquisas cientfícas, técnicas de trabalho e base teórica. Tendo em vista todos estes fatores conjugados, propõe - se lima nova forma de atuação para os museus de história, tomando como exemplo prático a comunidade de Saubara, atual distrito de Santo Amaro, Estado da Bahia, Brasil.
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Os tesouros da arte e da história, oriundos das esferas - do poder, desde o início das civilizações antigas, tornaram - se objetos de caráter sagrado, indiscutíveis; podiam ser admirados e serviam perfeitamente aos interesses da classe dominante, ao aumentar ainda mais a distância econômica e social que existia entre ela e o restante da população. No século XX, apesar de ser um tempo também marcado pelo autoritarismo e violência, muitos países tem procurado rever suas posições sociais, econômicas e políticas perante a comunidade mundial e existe um processo de revitalização e democratização da cultura. A partir da criação da UNESCO, em 1946 e do Conselho Inter nacional de Museus, em 1947, tem havido uma constante preocupação, traduzida em uma série de seminários e conferências gerais, sobre o papel dos museus no mundo. 0 consenso dos profissionais de museus, nos anos 80, leva â tomada de consciência acêrca da função social que estas instituições devem exercer, em busca de uma sociedade mais justa, igualitária e pacífica. Os países do Terceiro Mundo que assimilam as proposições da UNESCO, têm encontrado nos museus um caminho adequado para sensibilizar suas comunidades e resgatar a memória histórica,com firmes intenções de promover a identidade cultural. O tipo de desenvolvimento que corresponde âs necessidades de um país só pode se basear na tomada de consciência de sua civilização, tradições e valores e sob este ângulo, os museus têm uma importante missão a cumprir, na medida em que preservam o patrimônio cultural e o utilizam em benefício da integração entre as diversas sociedades. Embora muitos museólogos e profissionais de áreas afins estejam analisando o potencial social dos museus, os museus brasileiros, com raras exceções,não têm acompanhado as discussões teóricas que tem tido lugar em vários países, sob auspícios do ConseIho Internacional de Museus. O Brasil não promoveu, até o momento, uma política museológica nacional e em consequência, o Sistema Educacional Brasileiro, que já possui deficiências próprias, não incorpora o museu em seu plano curricular, considerando-o como atividade extra-classe,- esporádica e turística. Em razão disto, os museus brasileiros não estão integrados ao processo educativo e por conseguinte não exercem sua função social adequadamente. Apenas preservara as coleções sem perspectiva de usá-las, cientificamente, como parte d o processo da dinâmica social e em função dos verdadeiros interesses da sociedade. A constatação destes fatos e a tese de que Museu e Educação são realidades que não podem permanecer separadas, justificam o fortalecimento dos museus históricos, tornando-os uma presença viva e atuante dentro da sociedade brasileira. Entretanto, para efetuar esta integração é necessário que os museus de conteúdo histórico sejam revistos e seus objetivos- sejam reformulados, â luz dos conceitos e da metodologia da ciência histórica, em estreita correlação com os meios universitários para absorção de pesquisas cientfícas, técnicas de trabalho e base teórica. Tendo em vista todos estes fatores conjugados, propõe - se lima nova forma de atuação para os museus de história, tomando como exemplo prático a comunidade de Saubara, atual distrito de Santo Amaro, Estado da Bahia, Brasil.The musevuns existing in the differente parts of the world have been performing, for centuries, the role of safekeepers of the cultural assets. Their heritage have different characteristics and include nearly all areas of human knowledge. Until the second half of the twentieth century, many of the world's museums were concerned only about the preservation of objects, momaments or historic places, without discussing the reasons of this attitude nor the use that could be made of the collections in their safeguard. This way of thinking was closely connected to the patterns accepted during the past centuries, when the social formations were characterized by authoritarianism and conservativeness which permit- ■ted the maintenance of the "status quo", making impossible a social evó.lution under equal conditions for all. The treasures of art and history, resulting from the spheres of power, since the beginning of ancient civiliations, became objects of a sacred nature, unquestionablè; they could be admired and ■perfectly lent themselves to the interests of the dominant class, increasing ever more the economical and social distance existing between it and the rest of the population. In the twentieth century, although also marked by authoritarianism and violence, many countries have beem trying to reassess their social, economical and political positions before the world community, and there is a process of revitalization and democratization of culture. Since the creation of UNESCO, in 1946, and of the International Council of Museums^ in 1947, there has been a constant concern, become manifest by a series of seminars and general public lectures, on the role of museums throughout the world. The consensus of the museiam professionals, during the eighties, brought about the awareness of the social role which should belong to these institutions, in search of a more just, equalitarian and pacific society. The countries of the Third World which assimilate the proposals of UNESCO have been finding in the museums an appropriate way to touch emotionally their communities and redeem their heritage, in order to promote their cultural identity. The kind of development that is in accordance with the necessities of a country can only happen when becoming aware of its civilization traditions and values under this angle, and the museiams have an important mission to fulfill in this respect, taking steps to preserve the cultural heritage, using it in benefit of the integration between the various societies. Although many museum curators and professionals of the related areas are questioning and analysing the social potential of museums, the Brazilian museums, with very few excepetions, have not been accompanying the theoretical discussions which were happening in several countries, under the auspices of the International Council of Museums. Up to now, Brazil has not fosteres a national museum policy and consequently the Brazilian Educational System , .which has already its own deficiencies, does not include the museum into its curricular plan, considering the same as an extra-classes activity, sporadic and touristic. Due to this fact, the Brazilian museums are not integrated into the educational process and thus do not perform their social function. They only preserve the collections without the perspective of using them scientifically as a part of the social dynamics and in function of society's real interest. Ascertaining these facts and the theory that the museum and education are realities, which cannot remain apart, justify the strenghthening of the Historical Museiims, so they may be alive and active presence within Brazilian society. However, to accomplish this integration it is necessary that the museums with historical contents be revised and their objectives reformulated, in the light of the concepts and methodology of historical science, narrowly correlated with the universities'resources for absorption of scientific research, working techniques and theoretical bases. In view of all these interconnected factors, a new form of performance is proposed for the museums of History, taking as a practical example the community of Sa.ubara,' the present-day district of Santo. Amaro, in the State of Bahia, Brazil.Submitted by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2017-07-31T13:13:19Z No. of bitstreams: 1 Contribuição dos museus.pdf: 9548299 bytes, checksum: 587caa047efafec4e2ace9f0873ed49a (MD5)Approved for entry into archive by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2017-07-31T13:55:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Contribuição dos museus.pdf: 9548299 bytes, checksum: 587caa047efafec4e2ace9f0873ed49a (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-31T13:55:55Z (GMT). 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