Poesia e ciência: cosmologias em A máquina do mundo repensada, de Haroldo de Campos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Lúcia Ribeiro
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10960
Resumo: As múltiplas relações entre poesia e ciência são discutidas através da análise do poema épico pós-utópico A máquina do mundo repensada, de Haroldo de Campos.O trabalho se estrutura em três capítulos. No primeiro, discute-se a relação entre ciência e poesia, demonstrando-se a atualidade do tema, através da intervenção de poetas e cientistas. No segundo, são rastreadas as inserções intertextuais no poema de Haroldo de Campos e debatidas as principais idéias científicas que representam o contraponto para o discurso do poeta, como as teorias de Ptolomeu, Copérnico, Galileu, Newton, Maxwell, Laplace, Einstein, Neils Bohr e Werner Heisenberg. No último capítulo, o trabalho toca em alguns dos cenários cosmológicos na literatura, que gravitam em torno da máquina cosmopoética de Haroldo de Campos, notadamente obras como A divina Comédia, de Dante Aliglieri, Os Lusíadas, de Camões, “A máquina do mundo”, de Drummond e O Aleph, de Jorge Luís Borges. Nessa parte, a análise baseia-se em teóricos da contemporaneidade como Gianni Vattimo, através do conceito de “pensamento fraco”. Nas considerações finais, são apontados os caminhos utilizados por Haroldo de Campos para entreverar os discursos da ciência e da poesia na construção de uma outra cosmologia poética.
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No último capítulo, o trabalho toca em alguns dos cenários cosmológicos na literatura, que gravitam em torno da máquina cosmopoética de Haroldo de Campos, notadamente obras como A divina Comédia, de Dante Aliglieri, Os Lusíadas, de Camões, “A máquina do mundo”, de Drummond e O Aleph, de Jorge Luís Borges. Nessa parte, a análise baseia-se em teóricos da contemporaneidade como Gianni Vattimo, através do conceito de “pensamento fraco”. Nas considerações finais, são apontados os caminhos utilizados por Haroldo de Campos para entreverar os discursos da ciência e da poesia na construção de uma outra cosmologia poética.Submitted by Edileide Reis (leyde-landy@hotmail.com) on 2013-05-13T17:58:17Z No. of bitstreams: 2 Maria Lúcia Ribeiro Lima P2.pdf: 1151013 bytes, checksum: 348dd05697a346e6cfa1993fbeb8c38b (MD5) Maria Lúcia Ribeiro Lima P1.pdf: 1084357 bytes, checksum: 31fd9bd04d070a33caf90343cfb0499b (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-05-16T17:06:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Maria Lúcia Ribeiro Lima P2.pdf: 1151013 bytes, checksum: 348dd05697a346e6cfa1993fbeb8c38b (MD5) Maria Lúcia Ribeiro Lima P1.pdf: 1084357 bytes, checksum: 31fd9bd04d070a33caf90343cfb0499b (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-16T17:06:20Z (GMT). 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