O que guarda um corpo-objeto: procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35242 |
Resumo: | Disserto sobre as inferências poéticas no campo da pesquisa de caráter prático e teórico em Artes Visuais, tendo como principal elemento norteador a ideia de anima existente em objetos artísticos. O animismo é a crença em que todos os elementos da natureza, sejam eles pedras, plantas, animais ou os elementos fundamentais, isto é, animados ou inanimados, possuem alma. Por meio de uma metodologia denominada por mim de sincretismo artístico-animista, onde o trinômio arte-umbanda-natureza protagoniza interlocuções que fundamentam minhas criações, elaboro corpos-objetos construídos por meio de rituais artísticos e técnicas híbridas que surgem da utilização de matérias terrestres, como argila, pedras e metais, dos procedimentos cerâmicos e rituais de incorporações anímicas para instaurar objetos, ações e instalações artísticas. |
id |
UFBA-2_e6bdac3203aabb6a94ac6724245d98c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/35242 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
REIS, Luisa Magaly Santana OliveiraReis, Luisa Magaly Santana OliveiraSANTOS, Eriel de AraújoSantos, Eriel de AraújoSantos, Eriel de AraújoCamargo, Carlos Augusto NunesFerreira, Ines Karin Linkehttp://lattes.cnpq.br/36906621864087802022-05-17T13:03:43Z2022-05-17T13:03:43Z20182018-12-15https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35242Disserto sobre as inferências poéticas no campo da pesquisa de caráter prático e teórico em Artes Visuais, tendo como principal elemento norteador a ideia de anima existente em objetos artísticos. O animismo é a crença em que todos os elementos da natureza, sejam eles pedras, plantas, animais ou os elementos fundamentais, isto é, animados ou inanimados, possuem alma. Por meio de uma metodologia denominada por mim de sincretismo artístico-animista, onde o trinômio arte-umbanda-natureza protagoniza interlocuções que fundamentam minhas criações, elaboro corpos-objetos construídos por meio de rituais artísticos e técnicas híbridas que surgem da utilização de matérias terrestres, como argila, pedras e metais, dos procedimentos cerâmicos e rituais de incorporações anímicas para instaurar objetos, ações e instalações artísticas.My dissertation is on the the poetic inferences in the field of research of practical and theoretical character in Visual Arts, having as the main guidind element the idea of anima existing in artistic objects. Animism is the belief that all elements of nature, be they stones, plants, animals or the fundamental elements, that is, animate or inanimate, have soul. Through a methodology called by me artistic-animist syncretism, where the art-umbanda-nature trinominal plays the role of interlocutions that underlie my creations, I elaborate object bodies constructed through artistic rituals and hybrid techniques that emerge from the use of terrestrial materials such as clay, stones and metals, ceramic procedures and rituals of soul-building to establish objects, actions and artistic installations.Submitted by Luisa Magaly Santana Oliveira Reis (luisa.magaly@hotmail.com) on 2019-01-21T13:26:59Z No. of bitstreams: 1 O QUE GUARDA UM CORPO-OBJETO - procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais - Luisa Magaly Santana Oliveira Reis.pdf: 6138914 bytes, checksum: cbc2226963da0ed1340bace77a379bf1 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Guimarães (fxavier@ufba.br) on 2022-05-17T13:03:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 O QUE GUARDA UM CORPO-OBJETO - procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais - Luisa Magaly Santana Oliveira Reis.pdf: 6138914 bytes, checksum: cbc2226963da0ed1340bace77a379bf1 (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-17T13:03:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O QUE GUARDA UM CORPO-OBJETO - procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais - Luisa Magaly Santana Oliveira Reis.pdf: 6138914 bytes, checksum: cbc2226963da0ed1340bace77a379bf1 (MD5) Previous issue date: 2018porpt_BRUniversidade Federal da BahiaEscola de Belas ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )UFBABrasilEscola de Belas ArtesCeramicsUmbandaVisual ArtsAnimismCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASCerâmicaUmbandaNaturezaAnimismoArtes VisuaisO que guarda um corpo-objeto: procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuaisWhat holds an object-body: ceramic procedures and soul incorporations in the visual artsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALO QUE GUARDA UM CORPO-OBJETO - procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais - Luisa Magaly Santana Oliveira Reis.pdfO QUE GUARDA UM CORPO-OBJETO - procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais - Luisa Magaly Santana Oliveira Reis.pdfapplication/pdf6138914https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35242/1/O%20QUE%20GUARDA%20UM%20CORPO-OBJETO%20-%20procedimentos%20cer%c3%a2micos%20e%20incorpora%c3%a7%c3%b5es%20an%c3%admicas%20nas%20artes%20visuais%20-%20Luisa%20Magaly%20Santana%20Oliveira%20Reis.pdfcbc2226963da0ed1340bace77a379bf1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35242/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTO QUE GUARDA UM CORPO-OBJETO - procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais - Luisa Magaly Santana Oliveira Reis.pdf.txtO QUE GUARDA UM CORPO-OBJETO - procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais - Luisa Magaly Santana Oliveira Reis.pdf.txtExtracted texttext/plain234247https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35242/3/O%20QUE%20GUARDA%20UM%20CORPO-OBJETO%20-%20procedimentos%20cer%c3%a2micos%20e%20incorpora%c3%a7%c3%b5es%20an%c3%admicas%20nas%20artes%20visuais%20-%20Luisa%20Magaly%20Santana%20Oliveira%20Reis.pdf.txt2975bc14a4097c33342e63139497dd59MD53ri/352422022-05-26 15:35:09.43oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-05-26T18:35:09Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O que guarda um corpo-objeto: procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
What holds an object-body: ceramic procedures and soul incorporations in the visual arts |
title |
O que guarda um corpo-objeto: procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais |
spellingShingle |
O que guarda um corpo-objeto: procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais REIS, Luisa Magaly Santana Oliveira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Cerâmica Umbanda Natureza Animismo Artes Visuais Ceramics Umbanda Visual Arts Animism |
title_short |
O que guarda um corpo-objeto: procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais |
title_full |
O que guarda um corpo-objeto: procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais |
title_fullStr |
O que guarda um corpo-objeto: procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais |
title_full_unstemmed |
O que guarda um corpo-objeto: procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais |
title_sort |
O que guarda um corpo-objeto: procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais |
author |
REIS, Luisa Magaly Santana Oliveira |
author_facet |
REIS, Luisa Magaly Santana Oliveira Reis, Luisa Magaly Santana Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Luisa Magaly Santana Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
REIS, Luisa Magaly Santana Oliveira Reis, Luisa Magaly Santana Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SANTOS, Eriel de Araújo Santos, Eriel de Araújo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santos, Eriel de Araújo |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Camargo, Carlos Augusto Nunes |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Ferreira, Ines Karin Linke |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3690662186408780 |
contributor_str_mv |
SANTOS, Eriel de Araújo Santos, Eriel de Araújo Santos, Eriel de Araújo Camargo, Carlos Augusto Nunes Ferreira, Ines Karin Linke |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Cerâmica Umbanda Natureza Animismo Artes Visuais Ceramics Umbanda Visual Arts Animism |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cerâmica Umbanda Natureza Animismo Artes Visuais |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ceramics Umbanda Visual Arts Animism |
description |
Disserto sobre as inferências poéticas no campo da pesquisa de caráter prático e teórico em Artes Visuais, tendo como principal elemento norteador a ideia de anima existente em objetos artísticos. O animismo é a crença em que todos os elementos da natureza, sejam eles pedras, plantas, animais ou os elementos fundamentais, isto é, animados ou inanimados, possuem alma. Por meio de uma metodologia denominada por mim de sincretismo artístico-animista, onde o trinômio arte-umbanda-natureza protagoniza interlocuções que fundamentam minhas criações, elaboro corpos-objetos construídos por meio de rituais artísticos e técnicas híbridas que surgem da utilização de matérias terrestres, como argila, pedras e metais, dos procedimentos cerâmicos e rituais de incorporações anímicas para instaurar objetos, ações e instalações artísticas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-12-15 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-17T13:03:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-17T13:03:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35242 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por pt_BR |
language |
por |
language_invalid_str_mv |
pt_BR |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia Escola de Belas Artes |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia Escola de Belas Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35242/1/O%20QUE%20GUARDA%20UM%20CORPO-OBJETO%20-%20procedimentos%20cer%c3%a2micos%20e%20incorpora%c3%a7%c3%b5es%20an%c3%admicas%20nas%20artes%20visuais%20-%20Luisa%20Magaly%20Santana%20Oliveira%20Reis.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35242/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35242/3/O%20QUE%20GUARDA%20UM%20CORPO-OBJETO%20-%20procedimentos%20cer%c3%a2micos%20e%20incorpora%c3%a7%c3%b5es%20an%c3%admicas%20nas%20artes%20visuais%20-%20Luisa%20Magaly%20Santana%20Oliveira%20Reis.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cbc2226963da0ed1340bace77a379bf1 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 2975bc14a4097c33342e63139497dd59 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459582723325952 |