Museologia, gênero e arte: o caso da artista plástica Georgina de Albuquerque no Museu Carlos Costa Pinto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28603 |
Resumo: | A obra "Domingo de Páscoa" da artista Georgina de Albuquerque, Taubaté-SP, encontra-se no Museu Carlos Costa Pinto, Salvador-BA, instituição essa que leva o nome do colecionador soteropolitano que adquiriu obras de arte no início do século XX. Como parte do acervo, assim como todos os objetos que compõem a exposição do museu, a obra tem seu potencial informativo, que por sua vez requer um estudo minucioso acerca dos dados tanto intrínsecos - aspectos materiais da obra -, quanto extrínsecos - aspectos externos da obra, como contexto que foi criado, existiu e adquiriu significados. Logo, essa percepção ampla do objeto como vetor de informação viabiliza explorar os diferentes aspectos da obra, como o movimento impressionista originado na França - a partir do reconhecimento desse estilo presente nesta pintura - e a biografia da artista Georgina de Albuquerque, ressaltando seu pioneirismo e relevância numa esfera, predominantemente, masculina sendo uma das poucas artistas a ser reconhecida e bem sucedida profissionalmente, no início do século XX. Essa conjuntura, por sua vez, leva a refletir acerca da questão de gênero dentro de espaços culturais artísticos, pautados nos trabalhos das "Guerrilla Girls", onde a presença feminina é diminuta se comparada com a masculina. Ao trazer essa constatação para o Museu Carlos Costa Pinto, observa-se que a presença feminina - no que tange as pinturas adquiridas pelo colecionador - é marcada apenas pela artista Georgina de Albuquerque com sua obra "Domingo de Páscoa". Portanto, este presente trabalho evidencia questões de gênero no âmbito da Museologia cujas reflexões sobre esse tema tiveram início com a Nova Museologia e a Sociomuseologia. Assim, esta foi a problemática investigada no Museu Carlos Costa Pinto/Bahia/Brasil. |
id |
UFBA-2_e7003b076fe95cb7d6e9cc8d09e1e9df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/28603 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Amaral, Emmeline Beatriz Gomes doAmaral, Emmeline Beatriz Gomes doTeixeira, Sidélia SantosAraújo Filho, José Joaquim deAbdala, Rachel DuarteTeixeira, Sidélia Santos2019-02-14T13:12:04Z2019-02-14T13:12:04Z2019-02-142018-12-18TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28603A obra "Domingo de Páscoa" da artista Georgina de Albuquerque, Taubaté-SP, encontra-se no Museu Carlos Costa Pinto, Salvador-BA, instituição essa que leva o nome do colecionador soteropolitano que adquiriu obras de arte no início do século XX. Como parte do acervo, assim como todos os objetos que compõem a exposição do museu, a obra tem seu potencial informativo, que por sua vez requer um estudo minucioso acerca dos dados tanto intrínsecos - aspectos materiais da obra -, quanto extrínsecos - aspectos externos da obra, como contexto que foi criado, existiu e adquiriu significados. Logo, essa percepção ampla do objeto como vetor de informação viabiliza explorar os diferentes aspectos da obra, como o movimento impressionista originado na França - a partir do reconhecimento desse estilo presente nesta pintura - e a biografia da artista Georgina de Albuquerque, ressaltando seu pioneirismo e relevância numa esfera, predominantemente, masculina sendo uma das poucas artistas a ser reconhecida e bem sucedida profissionalmente, no início do século XX. Essa conjuntura, por sua vez, leva a refletir acerca da questão de gênero dentro de espaços culturais artísticos, pautados nos trabalhos das "Guerrilla Girls", onde a presença feminina é diminuta se comparada com a masculina. Ao trazer essa constatação para o Museu Carlos Costa Pinto, observa-se que a presença feminina - no que tange as pinturas adquiridas pelo colecionador - é marcada apenas pela artista Georgina de Albuquerque com sua obra "Domingo de Páscoa". Portanto, este presente trabalho evidencia questões de gênero no âmbito da Museologia cujas reflexões sobre esse tema tiveram início com a Nova Museologia e a Sociomuseologia. Assim, esta foi a problemática investigada no Museu Carlos Costa Pinto/Bahia/Brasil.Submitted by Emmeline Amaral (emmebga@gmail.com) on 2019-02-11T16:20:00Z No. of bitstreams: 1 TCC MUSEOLOGIA - EMMELINE AMARAL.pdf: 6293788 bytes, checksum: 1efed8d15c0c6a2da28c31ad3b7581a4 (MD5)Approved for entry into archive by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2019-02-14T13:12:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC MUSEOLOGIA - EMMELINE AMARAL.pdf: 6293788 bytes, checksum: 1efed8d15c0c6a2da28c31ad3b7581a4 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-14T13:12:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC MUSEOLOGIA - EMMELINE AMARAL.pdf: 6293788 bytes, checksum: 1efed8d15c0c6a2da28c31ad3b7581a4 (MD5)MuseologiaCiências humanas aplicadasMuseologia de gêneroHistória da arteGeorgina de AlbuquerqueMuseu Carlos Costa PintoMuseologia, gênero e arte: o caso da artista plástica Georgina de Albuquerque no Museu Carlos Costa Pintoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDepartamento de MuseologiaFFCH-Departamento de MuseologiaBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC MUSEOLOGIA - EMMELINE AMARAL.pdfTCC MUSEOLOGIA - EMMELINE AMARAL.pdfapplication/pdf6293788https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28603/1/TCC%20MUSEOLOGIA%20-%20EMMELINE%20AMARAL.pdf1efed8d15c0c6a2da28c31ad3b7581a4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28603/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTTCC MUSEOLOGIA - EMMELINE AMARAL.pdf.txtTCC MUSEOLOGIA - EMMELINE AMARAL.pdf.txtExtracted texttext/plain323054https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28603/3/TCC%20MUSEOLOGIA%20-%20EMMELINE%20AMARAL.pdf.txt49ccec49b48948a51ed9cd5c5cdf7a40MD53ri/286032022-08-23 09:46:25.66oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-23T12:46:25Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Museologia, gênero e arte: o caso da artista plástica Georgina de Albuquerque no Museu Carlos Costa Pinto |
title |
Museologia, gênero e arte: o caso da artista plástica Georgina de Albuquerque no Museu Carlos Costa Pinto |
spellingShingle |
Museologia, gênero e arte: o caso da artista plástica Georgina de Albuquerque no Museu Carlos Costa Pinto Amaral, Emmeline Beatriz Gomes do Museologia Ciências humanas aplicadas Museologia de gênero História da arte Georgina de Albuquerque Museu Carlos Costa Pinto |
title_short |
Museologia, gênero e arte: o caso da artista plástica Georgina de Albuquerque no Museu Carlos Costa Pinto |
title_full |
Museologia, gênero e arte: o caso da artista plástica Georgina de Albuquerque no Museu Carlos Costa Pinto |
title_fullStr |
Museologia, gênero e arte: o caso da artista plástica Georgina de Albuquerque no Museu Carlos Costa Pinto |
title_full_unstemmed |
Museologia, gênero e arte: o caso da artista plástica Georgina de Albuquerque no Museu Carlos Costa Pinto |
title_sort |
Museologia, gênero e arte: o caso da artista plástica Georgina de Albuquerque no Museu Carlos Costa Pinto |
author |
Amaral, Emmeline Beatriz Gomes do |
author_facet |
Amaral, Emmeline Beatriz Gomes do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Emmeline Beatriz Gomes do Amaral, Emmeline Beatriz Gomes do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Teixeira, Sidélia Santos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Araújo Filho, José Joaquim de Abdala, Rachel Duarte Teixeira, Sidélia Santos |
contributor_str_mv |
Teixeira, Sidélia Santos Araújo Filho, José Joaquim de Abdala, Rachel Duarte Teixeira, Sidélia Santos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Museologia Ciências humanas aplicadas |
topic |
Museologia Ciências humanas aplicadas Museologia de gênero História da arte Georgina de Albuquerque Museu Carlos Costa Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museologia de gênero História da arte Georgina de Albuquerque Museu Carlos Costa Pinto |
description |
A obra "Domingo de Páscoa" da artista Georgina de Albuquerque, Taubaté-SP, encontra-se no Museu Carlos Costa Pinto, Salvador-BA, instituição essa que leva o nome do colecionador soteropolitano que adquiriu obras de arte no início do século XX. Como parte do acervo, assim como todos os objetos que compõem a exposição do museu, a obra tem seu potencial informativo, que por sua vez requer um estudo minucioso acerca dos dados tanto intrínsecos - aspectos materiais da obra -, quanto extrínsecos - aspectos externos da obra, como contexto que foi criado, existiu e adquiriu significados. Logo, essa percepção ampla do objeto como vetor de informação viabiliza explorar os diferentes aspectos da obra, como o movimento impressionista originado na França - a partir do reconhecimento desse estilo presente nesta pintura - e a biografia da artista Georgina de Albuquerque, ressaltando seu pioneirismo e relevância numa esfera, predominantemente, masculina sendo uma das poucas artistas a ser reconhecida e bem sucedida profissionalmente, no início do século XX. Essa conjuntura, por sua vez, leva a refletir acerca da questão de gênero dentro de espaços culturais artísticos, pautados nos trabalhos das "Guerrilla Girls", onde a presença feminina é diminuta se comparada com a masculina. Ao trazer essa constatação para o Museu Carlos Costa Pinto, observa-se que a presença feminina - no que tange as pinturas adquiridas pelo colecionador - é marcada apenas pela artista Georgina de Albuquerque com sua obra "Domingo de Páscoa". Portanto, este presente trabalho evidencia questões de gênero no âmbito da Museologia cujas reflexões sobre esse tema tiveram início com a Nova Museologia e a Sociomuseologia. Assim, esta foi a problemática investigada no Museu Carlos Costa Pinto/Bahia/Brasil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-14T13:12:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-02-14T13:12:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28603 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
TCC |
identifier_str_mv |
TCC |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Museologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
FFCH-Departamento de Museologia |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Museologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28603/1/TCC%20MUSEOLOGIA%20-%20EMMELINE%20AMARAL.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28603/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28603/3/TCC%20MUSEOLOGIA%20-%20EMMELINE%20AMARAL.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1efed8d15c0c6a2da28c31ad3b7581a4 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 49ccec49b48948a51ed9cd5c5cdf7a40 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502670711685120 |