Pichação: arte pública e resistência em Salvador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Anderson Eslie Leite de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18996
Resumo: A pichação, expressão forte, carregada de agressividade, mas ao mesmo tempo emotiva usada pelos jovens para as mais diferentes manifestações, tanto lúdicas quanto de protesto, transforma-se num meio de comunicação e numa forma de arte que revela uma visão de mundo que conflita diretamente com a sociedade que, por ora, os exclui, ignora e rejeita. Esta dissertação tem como objetivo fazer uma discussão sobre o papel da arte no contexto da cidade e ao papel do artista enquanto interventor na sociedade, além de entender como a criação artística empreende uma identidade forjada na resistência de grupos de pichadores na cidade de Salvador, suas características em relação a outras realidades, as redes de solidariedade entre os grupos, bem como suas tretas, além da sua relação com o grafite, que, de certa forma, foi levada para as galerias de arte. Para tanto, buscaremos compreender o conceito de juventude, identidade, e suas imbricações, como a relação com a violência e a discussão sobre invisibilidade social. Além disso, veremos a relação da pichação com o grafite, e uma breve ponderação sobre o Projeto Salvador Grafita, inaugurado em 2005 e que completou, nesse ano de 2012, sete anos de duração.Le spray graffiti, c´est une expression forte, pleine d'agression, émotionnel, utilisé par les jeunes pour de nombreuses manifestations, au même temps ludique et de protestation, devient un moyen de communication et une forme d'art qui révèle une vision du monde en conflit avec la société, parce que celle-ci ignore ou rejette les jeunes des banlieues de ville de Salvador. Ces rapports a pour but faire un débat sur le rôle de l'art et de l´artiste comme intervenant dans la société dans le contexte de la ville, et de comprendre comment la création artistique s'engage dans la formation des identités qui sont forgée a partir des résistances des groupes sociaux créateurs de spray graffiti, de leur caractéristiques par rapport à d'autres réalités, des réseaux de solidarité entre les groupes et leur bagarres, et sa relation avec le graffiti, qui, aujourd´hui est prise par les galeries d'art. Par ailleurs nous essayons de comprendre le concept de la jeunesse, de l'identité et de leur complexité par rapport à la violence et à la discussion de son invisibilité sociale. En outre, nous voyons la relation entre le spray graffiti avec les graffiti, et nos ferons un bref examen du Projeto Salvador Grafita.
id UFBA-2_e833048e40dfa15b66a18d65c3999b8a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/18996
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Oliveira, Anderson Eslie Leite deOliveira, Anderson Eslie Leite deCâmara, Antônio da Silva2016-04-28T18:12:13Z2016-04-28T18:12:13Z2016-04-282012http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18996A pichação, expressão forte, carregada de agressividade, mas ao mesmo tempo emotiva usada pelos jovens para as mais diferentes manifestações, tanto lúdicas quanto de protesto, transforma-se num meio de comunicação e numa forma de arte que revela uma visão de mundo que conflita diretamente com a sociedade que, por ora, os exclui, ignora e rejeita. Esta dissertação tem como objetivo fazer uma discussão sobre o papel da arte no contexto da cidade e ao papel do artista enquanto interventor na sociedade, além de entender como a criação artística empreende uma identidade forjada na resistência de grupos de pichadores na cidade de Salvador, suas características em relação a outras realidades, as redes de solidariedade entre os grupos, bem como suas tretas, além da sua relação com o grafite, que, de certa forma, foi levada para as galerias de arte. Para tanto, buscaremos compreender o conceito de juventude, identidade, e suas imbricações, como a relação com a violência e a discussão sobre invisibilidade social. Além disso, veremos a relação da pichação com o grafite, e uma breve ponderação sobre o Projeto Salvador Grafita, inaugurado em 2005 e que completou, nesse ano de 2012, sete anos de duração.Le spray graffiti, c´est une expression forte, pleine d'agression, émotionnel, utilisé par les jeunes pour de nombreuses manifestations, au même temps ludique et de protestation, devient un moyen de communication et une forme d'art qui révèle une vision du monde en conflit avec la société, parce que celle-ci ignore ou rejette les jeunes des banlieues de ville de Salvador. Ces rapports a pour but faire un débat sur le rôle de l'art et de l´artiste comme intervenant dans la société dans le contexte de la ville, et de comprendre comment la création artistique s'engage dans la formation des identités qui sont forgée a partir des résistances des groupes sociaux créateurs de spray graffiti, de leur caractéristiques par rapport à d'autres réalités, des réseaux de solidarité entre les groupes et leur bagarres, et sa relation avec le graffiti, qui, aujourd´hui est prise par les galeries d'art. Par ailleurs nous essayons de comprendre le concept de la jeunesse, de l'identité et de leur complexité par rapport à la violence et à la discussion de son invisibilité sociale. En outre, nous voyons la relation entre le spray graffiti avec les graffiti, et nos ferons un bref examen du Projeto Salvador Grafita.Submitted by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2016-04-12T14:49:52Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Anderson Eslie Leite de Oliveira.pdf: 12582030 bytes, checksum: 0663a2f13a1dc78ae025613091daa877 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Portela (anapoli@ufba.br) on 2016-04-28T18:12:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Anderson Eslie Leite de Oliveira.pdf: 12582030 bytes, checksum: 0663a2f13a1dc78ae025613091daa877 (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-28T18:12:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de Anderson Eslie Leite de Oliveira.pdf: 12582030 bytes, checksum: 0663a2f13a1dc78ae025613091daa877 (MD5)Ciências SociaisEstéticaArtePichaçãoGrafiteJuventudeIdentidadeInvisibilidadeSalvador GrafitaEsthétiqueArtSpray GraffitiGraffitiJeunesseIdentitéInvisibilitéGrafita SalvadorPichação: arte pública e resistência em Salvadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisPPGCS-FFCHbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação de Anderson Eslie Leite de Oliveira.pdfDissertação de Anderson Eslie Leite de Oliveira.pdfapplication/pdf12582030https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18996/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Anderson%20Eslie%20Leite%20de%20Oliveira.pdf0663a2f13a1dc78ae025613091daa877MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18996/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTDissertação de Anderson Eslie Leite de Oliveira.pdf.txtDissertação de Anderson Eslie Leite de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain247249https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18996/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Anderson%20Eslie%20Leite%20de%20Oliveira.pdf.txt881eeb1deb260679dd5d1e26878ad1dbMD53ri/189962022-07-05 14:04:21.034oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:21Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pichação: arte pública e resistência em Salvador
title Pichação: arte pública e resistência em Salvador
spellingShingle Pichação: arte pública e resistência em Salvador
Oliveira, Anderson Eslie Leite de
Ciências Sociais
Estética
Arte
Pichação
Grafite
Juventude
Identidade
Invisibilidade
Salvador Grafita
Esthétique
Art
Spray Graffiti
Graffiti
Jeunesse
Identité
Invisibilité
Grafita Salvador
title_short Pichação: arte pública e resistência em Salvador
title_full Pichação: arte pública e resistência em Salvador
title_fullStr Pichação: arte pública e resistência em Salvador
title_full_unstemmed Pichação: arte pública e resistência em Salvador
title_sort Pichação: arte pública e resistência em Salvador
author Oliveira, Anderson Eslie Leite de
author_facet Oliveira, Anderson Eslie Leite de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Anderson Eslie Leite de
Oliveira, Anderson Eslie Leite de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Câmara, Antônio da Silva
contributor_str_mv Câmara, Antônio da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais
topic Ciências Sociais
Estética
Arte
Pichação
Grafite
Juventude
Identidade
Invisibilidade
Salvador Grafita
Esthétique
Art
Spray Graffiti
Graffiti
Jeunesse
Identité
Invisibilité
Grafita Salvador
dc.subject.por.fl_str_mv Estética
Arte
Pichação
Grafite
Juventude
Identidade
Invisibilidade
Salvador Grafita
Esthétique
Art
Spray Graffiti
Graffiti
Jeunesse
Identité
Invisibilité
Grafita Salvador
description A pichação, expressão forte, carregada de agressividade, mas ao mesmo tempo emotiva usada pelos jovens para as mais diferentes manifestações, tanto lúdicas quanto de protesto, transforma-se num meio de comunicação e numa forma de arte que revela uma visão de mundo que conflita diretamente com a sociedade que, por ora, os exclui, ignora e rejeita. Esta dissertação tem como objetivo fazer uma discussão sobre o papel da arte no contexto da cidade e ao papel do artista enquanto interventor na sociedade, além de entender como a criação artística empreende uma identidade forjada na resistência de grupos de pichadores na cidade de Salvador, suas características em relação a outras realidades, as redes de solidariedade entre os grupos, bem como suas tretas, além da sua relação com o grafite, que, de certa forma, foi levada para as galerias de arte. Para tanto, buscaremos compreender o conceito de juventude, identidade, e suas imbricações, como a relação com a violência e a discussão sobre invisibilidade social. Além disso, veremos a relação da pichação com o grafite, e uma breve ponderação sobre o Projeto Salvador Grafita, inaugurado em 2005 e que completou, nesse ano de 2012, sete anos de duração.Le spray graffiti, c´est une expression forte, pleine d'agression, émotionnel, utilisé par les jeunes pour de nombreuses manifestations, au même temps ludique et de protestation, devient un moyen de communication et une forme d'art qui révèle une vision du monde en conflit avec la société, parce que celle-ci ignore ou rejette les jeunes des banlieues de ville de Salvador. Ces rapports a pour but faire un débat sur le rôle de l'art et de l´artiste comme intervenant dans la société dans le contexte de la ville, et de comprendre comment la création artistique s'engage dans la formation des identités qui sont forgée a partir des résistances des groupes sociaux créateurs de spray graffiti, de leur caractéristiques par rapport à d'autres réalités, des réseaux de solidarité entre les groupes et leur bagarres, et sa relation avec le graffiti, qui, aujourd´hui est prise par les galeries d'art. Par ailleurs nous essayons de comprendre le concept de la jeunesse, de l'identité et de leur complexité par rapport à la violence et à la discussion de son invisibilité sociale. En outre, nous voyons la relation entre le spray graffiti avec les graffiti, et nos ferons un bref examen du Projeto Salvador Grafita.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:12:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-28T18:12:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18996
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGCS-FFCH
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18996/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Anderson%20Eslie%20Leite%20de%20Oliveira.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18996/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18996/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Anderson%20Eslie%20Leite%20de%20Oliveira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0663a2f13a1dc78ae025613091daa877
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
881eeb1deb260679dd5d1e26878ad1db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459511518724096