A notícia faz a cena: noticiário jornalístico e telenovela brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Maria de Fátima Barretto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9654
Resumo: 225f.
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A migração de pautas temáticas se dá nos dois sentidos, revelando influência mútua. A teoria das mediações, formulada por Jesús Martín-Barbero, é o alicerce deste trabalho, que adota a categoria fato-notícia, como uma mediação no processo comunicacional complexo, que envolve produção, produto e recepção da telenovela, como instâncias em interação. O uso do noticiário – entendido como fonte de mediação,a partir do que sugere Orozco Gómes – ocorre por meio da absorção de acontecimentos verídicos publicizados, para o interior da narrativa ficcional dos telefolhetins, cada vez em espaços temporais mais curtos, indicando movimento de aproximação em direção da dinâmica própria de elaboração da notícia jornalística, que persegue o “tempo real”,desde a entronização das tecnologias de comunicação eletrônico-digitais.Tendo em vista que o merchandisingsocial,ferramenta socioeducativa enxertada nas tramas da telenovela, é um dos pontos da interseção entre realidade e ficção, procede-se a uma análise com base neste enfoque da dialógica entre jornalismo e teledramaturgia. Designado genericamente por edutainment (produto híbrido de educação e entretenimento), o merchandising social, além de sua característica de instrumento publicitário, sugerida até mesmo pelo próprio nome, também avança no sentido de absorver as funções sociais do jornalismo, de informar, esclarecer, difundir, levantar questões e promover o debate e a confrontação de opiniões. A aderência quase obrigatória deste recurso de elevado poder de persuasão às narrativas das telenovelas, a partir da década de 1990, indica o surgimento de um subgênero teledramatúrgico. A construção estética da telenovela atualiza a codificação de origem do melodrama, com alterações mais de acordo com a doxa contemporânea, relativizando os pólos tradicionais do bem e do mal, embora sua arquitetura de base se configure nos termos esquemáticos de raiz, de onde se aproximam ou se distanciam oportunamente, ao sabor de adequações que preservem o seu poder de empatia com as megaudiências. A atualização da estética bicentenária ao formato do telemelodrama contemporâneo se processa pela intimidade que a abordagem ficcional estabelece com o jornalismo. Assim, pode-se afirmar que, também, é mediada pelo fato-notícia, que parece estender seus tentáculos aos domínios da ficção num movimento de sobrevida da notícia fugaz, efêmera e com prazo de validade a se extinguir no momento seguinte.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-03-27T16:45:19Z No. of bitstreams: 1 BASTOS%20Tese%20%20seg.pdf: 1472419 bytes, checksum: 9ef5c772213a13806ac4fe74f4464b50 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães(ednaide@ufba.br) on 2013-04-10T13:54:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BASTOS%20Tese%20%20seg.pdf: 1472419 bytes, checksum: 9ef5c772213a13806ac4fe74f4464b50 (MD5)Made available in DSpace on 2013-04-10T13:54:10Z (GMT). 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