MUSICISTAS AMBULANTES EM SALVADOR E OUTROS LUGARES DA AMÉRICA LATINA: PRÁTICAS MUSICAIS, ESTRATÉGIAS E IMPORTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutiérrez Peláez, Catalina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34306
Resumo: O seguinte texto é o resultado de um processo que vem de tempo atrás, de muito antes do ingresso da pesquisadora no programa acadêmico que permitiu seu desenvolvimento, surgido das inquietudes de uma musicista ambulante (a pesquisadora) a respeito do seu papel na sociedade e tem como objetivo registrar a existência e demonstrar a importância destes personagens na história. Trata-se de uma etnografia feita com um grupo de treze musicistas ambulantes (dentre eles, a pesquisadora), que passaram (a maioria deles) pela cidade de Salvador-Bahia durante a temporada de 2018-2020. Narra a história dos musicistas ambulantes desde quando sua existência ficou registrada pela primeira vez, no século IX, na Europa Medieval até os tempos modernos, na América Latina. Discute várias temáticas (Espaço público, Trabalho, Arte de Rua,...) e conceitos (Música, Cultura, Folclore, Popular,...), considerados importantes e interessantes por contornarem os indivíduos e caracterizarem o ofício. Dialoga com autores acadêmicos reconhecidos e respeitados de várias origens, mas, também, com os interlocutores da pesquisa (musicistas ambulantes latino- americanos) e com outras fontes variadas (tradição oral, placas, museus, guias turísticos,...). Fornece dados estatísticos (horários, rotinas, cenários, salário, público atingido, repertório, entre outros) a respeito da experiência pessoal da pesquisadora exercendo como musicista ambulante na cidade de Salvador e diversos outros lugares, e das experiências de outros nove musicistas na mesma cidade e conclui entre outras coisas, que os musicistas ambulantes defendem uma posição marginal perante o sistema capitalista. Finalmente, deixa algumas considerações, mas, principalmente, chama a atenção e gera curiosidade para o aprofundamento de vários dentre os temas discutidos.
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Narra a história dos musicistas ambulantes desde quando sua existência ficou registrada pela primeira vez, no século IX, na Europa Medieval até os tempos modernos, na América Latina. Discute várias temáticas (Espaço público, Trabalho, Arte de Rua,...) e conceitos (Música, Cultura, Folclore, Popular,...), considerados importantes e interessantes por contornarem os indivíduos e caracterizarem o ofício. Dialoga com autores acadêmicos reconhecidos e respeitados de várias origens, mas, também, com os interlocutores da pesquisa (musicistas ambulantes latino- americanos) e com outras fontes variadas (tradição oral, placas, museus, guias turísticos,...). Fornece dados estatísticos (horários, rotinas, cenários, salário, público atingido, repertório, entre outros) a respeito da experiência pessoal da pesquisadora exercendo como musicista ambulante na cidade de Salvador e diversos outros lugares, e das experiências de outros nove musicistas na mesma cidade e conclui entre outras coisas, que os musicistas ambulantes defendem uma posição marginal perante o sistema capitalista. Finalmente, deixa algumas considerações, mas, principalmente, chama a atenção e gera curiosidade para o aprofundamento de vários dentre os temas discutidos.The following text is the result of a process that I have seen from time to time, since so much before the entrance of the researcher to the academic program that allowed its development, concerns arose from an itinerant musician (researcher) in respect of her role in the society, and subject as an objective, register the existence and show the importance of these people in history. It is about an ethnography which has been done with a group of thirteen itinerant musicians (one of them, a researcher), who was (a majority of them) to the city of Salvador of Bahia during the 2018-2020 season. It tells the story of two itinerant musicians, since their existence was registered for the first time, I do not know IX in medieval Europe at the modern times in Latin America. It discusses several themes (Public space, Work, Street art,...) and concepts (Music, Culture, Folklore, Popular,...), considered important and interesting because they outline individuals and characterize the trade. Dialogue with recognized and respected academic authors from various origins, but also as interlocutors of research (Latin-American itinerant musician) and with other varied sources (oral tradition, plates, museums, tourist guides). Provides statistic data (hours, routines, stages, salary, target audience, repertoire) in respect of the personal experience of the researcher exercising as an itinerant musician born in the city of Salvador-Bahia, and other diverse places, the experiences of other nine musicians in the same city, and concludes, among other things, that street musicians defend a marginal position about the capitalist system. Finally, give some considerations more, but mainly, catch the attention and generate curiosity to delve into several of the topics discussed.Submitted by Catalina Pelaez (ktyk1979@gmail.com) on 2021-10-02T22:51:09Z No. of bitstreams: 1 Catalina_Dissertacao Definitiva.pdf: 5000857 bytes, checksum: 378861db6c305ddd84b4ebcb2ca7d1b3 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2021-10-04T11:50:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Catalina_Dissertacao Definitiva.pdf: 5000857 bytes, checksum: 378861db6c305ddd84b4ebcb2ca7d1b3 (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-04T11:50:23Z (GMT). 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