Repercussões da expansão de cursos de graduação em enfermagem nas práticas de ensino/aprendizagem nos serviços de saúde
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13730 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar o movimento de expansão dos Cursos de Graduação em Enfermagem e suas repercussões no desenvolvimento das práticas de ensino/aprendizagem nos serviços de saúde, na cidade de Salvador-BA. Foi pautado no referencial teórico metodológico do materialismo histórico dialético (MHD), por entender que esse referencial possibilita a apreensão do real, a partir do ser social, no contexto das suas contradições e desdobramentos. Teve abordagem qualitativa, utilizou como técnicas de coleta de dados a observação estruturada, a entrevista semiestruturada e a pesquisa documental. Foi desenvolvida em cinco instituições de ensino superior (IES) e sete serviços de saúde, que se constituÃram lócus da pesquisa. Foram sujeitos do estudo docentes, discentes do último semestre de cursos de graduação em enfermagem e enfermeiras dos serviços. A análise e a discussão dos resultados foram organizadas através de categorias de conteúdo associadas à s categorias metodológicas do MHD (práxis, totalidade, contradição e mediação), denominadas de: Movimento de expansão dos cursos de graduação em enfermagem no contexto das polÃticas econômicas e sociais brasileira; Repercussões do movimento de expansão dos cursos de graduação em enfermagem nas práticas de ensino/aprendizagem em serviços de saúde e; Caracterização das atividades de docentes, enfermeiras e discentes: as condições objetivas das práticas de ensino/aprendizagem em serviços de saúde. Constatou-se que a polÃtica expansionista de educação superior implementada no Brasil, nas últimas duas décadas, evidencia o atendimento à s exigências de mercado e pressões de grupos dominantes da sociedade civil, para a abertura de novos cursos e oportunidades de acesso à educação superior e não para atender à necessidade de formação de profissionais qualificados, para a solução das reais necessidades de saúde da população e das desigualdades sociais. A análise realizada demonstrou também que a expansão quantitativa em detrimento da qualidade do ensino vem refletindo nos cursos de graduação em enfermagem. Estes, por sua vez, têm repercutido na realização das práticas de ensino\aprendizagem em serviços, que devem fazer parte do processo de formação das enfermeiras. Essa situação tem agravado a dificuldade de oportunidades de vivência nos campos de prática, ora pela necessidade dos cursos das IES privadas aumentarem a margem de lucro, através de realização dessas práticas predominantemente em laboratórios, o que permite uma maior relação de alunos por professores, ora pelo número excessivo de alunos nesses espaços de aprendizagem, os quais não tiveram a mesma expansão quantitativa dos cursos. Por conseguinte, posso afirmar, a partir dos resultados desta investigação, a tese que o movimento de expansão de Cursos de Graduação em Enfermagem, interfere no processo de ensino\aprendizagem e nos resultados esperados pelo desenvolvimento das práticas de ensino/aprendizagem em serviços de saúde, na cidade de Salvador- BA. |
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Silva, Mary GomesFernandes, Josicélia DumêtFernandes, Josicélia DumêtTeixeira, ElizabethNascimento, Maria Ãngela Alves doPaiva, Mirian SantosSanta Rosa, Darci de OliveiraServo, Maria Lúcia SilvaSantana, Neuranides2013-11-19T12:10:34Z2013-11-19T12:10:34Z2013-11-192013-02-28http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13730Esta pesquisa teve como objetivo analisar o movimento de expansão dos Cursos de Graduação em Enfermagem e suas repercussões no desenvolvimento das práticas de ensino/aprendizagem nos serviços de saúde, na cidade de Salvador-BA. Foi pautado no referencial teórico metodológico do materialismo histórico dialético (MHD), por entender que esse referencial possibilita a apreensão do real, a partir do ser social, no contexto das suas contradições e desdobramentos. Teve abordagem qualitativa, utilizou como técnicas de coleta de dados a observação estruturada, a entrevista semiestruturada e a pesquisa documental. Foi desenvolvida em cinco instituições de ensino superior (IES) e sete serviços de saúde, que se constituÃram lócus da pesquisa. Foram sujeitos do estudo docentes, discentes do último semestre de cursos de graduação em enfermagem e enfermeiras dos serviços. A análise e a discussão dos resultados foram organizadas através de categorias de conteúdo associadas à s categorias metodológicas do MHD (práxis, totalidade, contradição e mediação), denominadas de: Movimento de expansão dos cursos de graduação em enfermagem no contexto das polÃticas econômicas e sociais brasileira; Repercussões do movimento de expansão dos cursos de graduação em enfermagem nas práticas de ensino/aprendizagem em serviços de saúde e; Caracterização das atividades de docentes, enfermeiras e discentes: as condições objetivas das práticas de ensino/aprendizagem em serviços de saúde. Constatou-se que a polÃtica expansionista de educação superior implementada no Brasil, nas últimas duas décadas, evidencia o atendimento à s exigências de mercado e pressões de grupos dominantes da sociedade civil, para a abertura de novos cursos e oportunidades de acesso à educação superior e não para atender à necessidade de formação de profissionais qualificados, para a solução das reais necessidades de saúde da população e das desigualdades sociais. A análise realizada demonstrou também que a expansão quantitativa em detrimento da qualidade do ensino vem refletindo nos cursos de graduação em enfermagem. Estes, por sua vez, têm repercutido na realização das práticas de ensino\aprendizagem em serviços, que devem fazer parte do processo de formação das enfermeiras. Essa situação tem agravado a dificuldade de oportunidades de vivência nos campos de prática, ora pela necessidade dos cursos das IES privadas aumentarem a margem de lucro, através de realização dessas práticas predominantemente em laboratórios, o que permite uma maior relação de alunos por professores, ora pelo número excessivo de alunos nesses espaços de aprendizagem, os quais não tiveram a mesma expansão quantitativa dos cursos. Por conseguinte, posso afirmar, a partir dos resultados desta investigação, a tese que o movimento de expansão de Cursos de Graduação em Enfermagem, interfere no processo de ensino\aprendizagem e nos resultados esperados pelo desenvolvimento das práticas de ensino/aprendizagem em serviços de saúde, na cidade de Salvador- BA.Submitted by Hiolanda Rêgo (hiolandar@gmail.com) on 2013-11-08T19:21:31Z No. of bitstreams: 1 Tese_Enf_Mary Gomes Silva.pdf: 29867335 bytes, checksum: d39583b97ecc50a0ba906ac46c8e9923 (MD5)Approved for entry into archive by Flávia Ferreira (flaviaccf@yahoo.com.br) on 2013-11-19T12:10:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_Enf_Mary Gomes Silva.pdf: 29867335 bytes, checksum: d39583b97ecc50a0ba906ac46c8e9923 (MD5)Made available in DSpace on 2013-11-19T12:10:34Z (GMT). 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