Literatura Abẹ̀bẹ̀: abordagem teórico-crítica e metodológica negrorreferenciada das obras O olho mais azul e Deus ajude essa criança de Toni Morrison
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37963 |
Resumo: | Esta tese objetivou apresentar a abordagem teórico-crítica e metodológica negrorreferenciada denominada de Literatura Abèbè, que intentou contribuir para o acesso e leitura de parte do acervo publicado por Toni Morrison, propondo a insubordinação e a insurreição como categorias existenciais e claves interpretativas para análise desse complexo e diversificado acervo literário. Para tanto, foi pensado como corpora dois dos onze romances escritos por Morrison, a saber: O olho mais azul e Deus ajude a criança, correspondendo ao primeiro e ao último romances publicados. As personagens selecionadas foram, respectivamente: Pecola Breedlove, Pauline Breedlove; Claudia MacTeer; Bride e Mel. O abèbè foi pensado como simbologia fundante na tentativa ininterrupta de organizar a luta. Como problema de pesquisa procurou-se: Que elementos, características e traços presentes nas obras: O olho mais azul e Deus ajude essa criança apontam para a possibilidade destas narrativas se configurarem como Literatura Abèbè? Como objetivos foram elencados, um de ordem mais geral: elaborar a noção de Literatura Abèbè como abordagem teórico-crítica e metodológica para ler as obras de Toni Morrison: O olho mais azul e Deus ajude essa criança, e de ordem específica: i) mapear os elementos, características e traços presentes nas obras: O olho mais azul e Deus ajude essa criança que apontam para a possibilidade destas narrativas se configurarem como Literatura Abèbè; ii) sistematizar as características da Literatura Abèbé, cartografando a partir da construção identitária das cinco personagens já mencionadas; iii) identificar, a partir da abordagem teórico-crítica e metodológica Literatura Abèbè, como ocorrem os processos de construção identitária das personagens escolhidas e iv) examinar as maneiras pelas quais algumas personagens selecionadas internalizam a ideologia da branquidade e a adotam como referência de padrão de beleza e outras fazem da negritude um escudo contra a supremacia branca. Como sustentação para a pesquisa, um tripé foi pensado a partir das contribuições da teoria e crítica literária negro-diaspórica, do feminismo negro e da psicologia e psicanálise na perspectiva negra. É preciso salientar, ainda, que a metodologia empregada para a feitura da investigação respaldou-se na crítica feminista-negra fazendo o uso da colcha de retalhos (hooks, 2019) a partir do desafio metodológico de “juntar pedaços” (ALVES, 2021), uma vez que o desejo final foi o de que as vozes e experiências das personagens citadas se configurassem como um complexo e sofisticado caleidoscópico, com o intuito de melhor avaliar as aprendizagens compartilhadas por elas. Os resultados revelaram que a Literatura Abèbè concebeu o acervo literário produzidos por mulheres negras na diáspora como possibilidades de rotas de fugas e esquivas nas diversas tentativas de aniquilamentos propostos pelo racismo e apontou caminhos possíveis contra tais processos. Conhecer as demandas enfrentadas pelas personagens, bem como acessar uma multiplicidade de histórias experienciadas por elas, foi o que levou à elaboração de tal proposta. Uma literatura que se funda em referências ancestrais. Finalmente, essa produção literária tem potencial para anunciar e apontar as armadilhas sempre presentes nas jornadas existenciais das mulheres negras e em seus processos de construção identitária, destrancando os caminhos, sobretudo nas encruzilhadas identitárias: momentos de autoconhecimento; autorrejeição; autorrepugnância; autoaceitação; autorrevelação; autossabotagem; autocuidado; autoamor; autocura e autorrealização. |
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Como objetivos foram elencados, um de ordem mais geral: elaborar a noção de Literatura Abèbè como abordagem teórico-crítica e metodológica para ler as obras de Toni Morrison: O olho mais azul e Deus ajude essa criança, e de ordem específica: i) mapear os elementos, características e traços presentes nas obras: O olho mais azul e Deus ajude essa criança que apontam para a possibilidade destas narrativas se configurarem como Literatura Abèbè; ii) sistematizar as características da Literatura Abèbé, cartografando a partir da construção identitária das cinco personagens já mencionadas; iii) identificar, a partir da abordagem teórico-crítica e metodológica Literatura Abèbè, como ocorrem os processos de construção identitária das personagens escolhidas e iv) examinar as maneiras pelas quais algumas personagens selecionadas internalizam a ideologia da branquidade e a adotam como referência de padrão de beleza e outras fazem da negritude um escudo contra a supremacia branca. Como sustentação para a pesquisa, um tripé foi pensado a partir das contribuições da teoria e crítica literária negro-diaspórica, do feminismo negro e da psicologia e psicanálise na perspectiva negra. É preciso salientar, ainda, que a metodologia empregada para a feitura da investigação respaldou-se na crítica feminista-negra fazendo o uso da colcha de retalhos (hooks, 2019) a partir do desafio metodológico de “juntar pedaços” (ALVES, 2021), uma vez que o desejo final foi o de que as vozes e experiências das personagens citadas se configurassem como um complexo e sofisticado caleidoscópico, com o intuito de melhor avaliar as aprendizagens compartilhadas por elas. Os resultados revelaram que a Literatura Abèbè concebeu o acervo literário produzidos por mulheres negras na diáspora como possibilidades de rotas de fugas e esquivas nas diversas tentativas de aniquilamentos propostos pelo racismo e apontou caminhos possíveis contra tais processos. Conhecer as demandas enfrentadas pelas personagens, bem como acessar uma multiplicidade de histórias experienciadas por elas, foi o que levou à elaboração de tal proposta. Uma literatura que se funda em referências ancestrais. Finalmente, essa produção literária tem potencial para anunciar e apontar as armadilhas sempre presentes nas jornadas existenciais das mulheres negras e em seus processos de construção identitária, destrancando os caminhos, sobretudo nas encruzilhadas identitárias: momentos de autoconhecimento; autorrejeição; autorrepugnância; autoaceitação; autorrevelação; autossabotagem; autocuidado; autoamor; autocura e autorrealização.This thesis aimed to present a theoretical-critical and methodological black referenced approach called Abèbè Literature, which attempted to contribute to the access and reading part of the collection published by Toni Morrison, proposing insubordination and insurrection as existential categories and interpretive keys for the analysis of this complex and diverse literary collection. For this purpose, two out of eleven novels, written by Morrison, were thought as corpora. They are: The Bluest Eye and God Help the Child, corresponding to the first and last published novels. The selected characters were, respectively: Pecola Breedlove, Pauline Breedlove; Claudia MacTeer; Bride and Sweetness. The abèbè was thought of as a founding symbology in the uninterrupted attempt to organise the fight. As a research problem we asked: What elements, characteristics and traits are present in the works: The Bluest Eye and God Help the Child, which point to the possibility of these narratives as Abèbè Literature? As objectives we listed, one as a more general order: elaborate the notion of Abèbè Literature as a theoretical-critical and methodological approach to read the works of Toni Morrison: The Bluest Eye and God Help the Child. And of a specific order: i) we sought to map the elements, characteristics and traces that are present in the works: The Bluest Eye and God Help the Child which point to the possibility of these narratives being configured as Abẹ̀bẹ̀ Literature. ii) systematise the characteristics of Abèbè Literature, mapping from the identity construction of the five characters already mentioned; iii) identify, from the theoretical-critical and methodological Abèbè Literature approach, how the processes of identity construction of the chosen characters occur and iv) examine the ways in which some selected characters internalize the ideology of whiteness and adopt it as a standard of beauty and others make blackness a shield against white supremacy. To support this research, a tripod was designed based on the contributions of black-diasporic literary theory and criticism, black feminism and psychology and psychoanalysis from a black perspective. It should also be noted that the methodology used to carry out the investigation was based on black feminist criticism using the crafting of quilts (hooks, 2019) based on the methodological challenge of “putting pieces together” (ALVES, 2021), since the final wish was that the voices and experiences of the mentioned characters would be configured as a complex and sophisticated kaleidoscopic, with the aim of better evaluating the learning shared by them. The results revealed that Abèbè Literature conceived the literary collection produced by black women in the diaspora as possibilities for escaping routes and evasions in the various attempts at annihilation proposed by racism and pointing out possible paths against such processes. Knowing the demands faced by the characters, as well as accessing a multitude of stories experienced by them, was what led to the elaboration of such a proposal. A literature that is based on ancestral references. Finally, this literary production has the potential to announce and point out the pitfalls that are always present in the existential journeys of black women and in their processes of identity construction, unlocking the paths, especially at identity crossroads: moments of/for self-knowledge; self-rejection; self-loathing; self-acceptance; self-disclosure; self-sabotage; self-care; self-love; self-healing and self-actualization.Submitted by Hildália Cordeiro (hildaliaf9@gmail.com) on 2023-10-04T13:09:03Z No. of bitstreams: 2 TESE HILDALIA FERNANDES CUNHA CORDEIRO DEPOSITO definitiva deposito RI.pdf: 5508808 bytes, checksum: 71df8db80fccc6e9e0c3ad35da9a39ea (MD5) Ata de defesa de Hildália ASSINATURAS.pdf: 205170 bytes, checksum: 48b2abc2364c2edf6be2b1ec8ededaba (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-10-05T15:28:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TESE HILDALIA FERNANDES CUNHA CORDEIRO DEPOSITO definitiva deposito RI.pdf: 5508808 bytes, checksum: 71df8db80fccc6e9e0c3ad35da9a39ea (MD5) Ata de defesa de Hildália ASSINATURAS.pdf: 205170 bytes, checksum: 48b2abc2364c2edf6be2b1ec8ededaba (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-05T15:28:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TESE HILDALIA FERNANDES CUNHA CORDEIRO DEPOSITO definitiva deposito RI.pdf: 5508808 bytes, checksum: 71df8db80fccc6e9e0c3ad35da9a39ea (MD5) Ata de defesa de Hildália ASSINATURAS.pdf: 205170 bytes, checksum: 48b2abc2364c2edf6be2b1ec8ededaba (MD5) Previous issue date: 2023-08-31CAPESporUniversidade Federal da BahiaPós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) UFBABrasilInstituto de LetrasAbèbè LiteratureToni MorrisonBlack north American literatureblack identitydiaspora8.02.08.00-2 Literaturas Estrangeiras ModernasLiteratura americana - Escritoras negras - História e críticaNegras na literaturaRelações raciais na literaturaMorrison, Toni, 1931-2019 - Crítica e interpretaçãoMorrison, Toni, 1931-2019 - O olho mais azulMorrison, Toni, 1931-2019 - Deus ajude essa criançaDiáspora africanaNegros - Identidade racialLiteratura Abẹ̀bẹ̀: abordagem teórico-crítica e metodológica negrorreferenciada das obras O olho mais azul e Deus ajude essa criança de Toni MorrisonAbẹ̀bẹ̀ Literature: theoretical-critical and methodological referenced approach the novels The bluest eye and God help the children written by Toni MorrisonDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCastello Branco, Lúcia0000-0003-0117-5577http://lattes.cnpq.br/0311109427821243Santiago, Ana Ritahttp://lattes.cnpq.br/5740979275215388Silva, Assunção de Maria Sousa ehttps://orcid.org/0000-0002-4258-1398http://lattes.cnpq.br/4479298023652922Sales, Cristian de Souzahttps://orcid.org/0000-0002-9377-67http://lattes.cnpq.br/3663292229070191Santos, Mônica de Menezeshttp://lattes.cnpq.br/1451205578056450Souza, Carla Dameane Pereira dehttp://orcid.org/0000-0001-6283-4930CV: http://lattes.cnpq.br/81665564821495590000-0001-8236-8121http://lattes.cnpq.br/7059112566404194Cordeiro, Hildália Fernandes Cunhareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTTESE HILDALIA FERNANDES CUNHA CORDEIRO DEPOSITO definitiva deposito RI.pdf.txtTESE HILDALIA FERNANDES CUNHA CORDEIRO DEPOSITO definitiva deposito RI.pdf.txtExtracted texttext/plain1063358https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37963/4/TESE%20HILDALIA%20FERNANDES%20CUNHA%20CORDEIRO%20DEPOSITO%20definitiva%20deposito%20RI.pdf.txt0f88067df41b5e3ebab002e0ffc4f16dMD54Ata de defesa de Hildália ASSINATURAS.pdf.txtAta de defesa de Hildália ASSINATURAS.pdf.txtExtracted texttext/plain4298https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37963/5/Ata%20de%20defesa%20de%20Hilda%cc%81lia%20ASSINATURAS.pdf.txt8312e1d87a176c42dd7017a8c5a95f7bMD55ORIGINALTESE HILDALIA FERNANDES CUNHA CORDEIRO DEPOSITO definitiva deposito RI.pdfTESE HILDALIA FERNANDES CUNHA CORDEIRO DEPOSITO definitiva deposito RI.pdfLITERATURA ABẸ̀BẸ̀: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-CRÍTICA E METODOLÓGICA NEGRORREFERENCIADA DAS OBRAS O OLHO MAIS AZUL E DEUS AJUDE ESSA CRIANÇA DE TONI MORRISONapplication/pdf5508808https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37963/1/TESE%20HILDALIA%20FERNANDES%20CUNHA%20CORDEIRO%20DEPOSITO%20definitiva%20deposito%20RI.pdf71df8db80fccc6e9e0c3ad35da9a39eaMD51Ata de defesa de Hildália ASSINATURAS.pdfAta de defesa de Hildália ASSINATURAS.pdfATA DE DEFESA ASSINADAapplication/pdf205170https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37963/2/Ata%20de%20defesa%20de%20Hilda%cc%81lia%20ASSINATURAS.pdf48b2abc2364c2edf6be2b1ec8ededabaMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37963/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/379632023-10-07 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Literatura Abẹ̀bẹ̀: abordagem teórico-crítica e metodológica negrorreferenciada das obras O olho mais azul e Deus ajude essa criança de Toni Morrison Cordeiro, Hildália Fernandes Cunha 8.02.08.00-2 Literaturas Estrangeiras Modernas Literatura americana - Escritoras negras - História e crítica Negras na literatura Relações raciais na literatura Morrison, Toni, 1931-2019 - Crítica e interpretação Morrison, Toni, 1931-2019 - O olho mais azul Morrison, Toni, 1931-2019 - Deus ajude essa criança Diáspora africana Negros - Identidade racial Abèbè Literature Toni Morrison Black north American literature black identity diaspora |
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Abèbè Literature Toni Morrison Black north American literature black identity diaspora |
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Esta tese objetivou apresentar a abordagem teórico-crítica e metodológica negrorreferenciada denominada de Literatura Abèbè, que intentou contribuir para o acesso e leitura de parte do acervo publicado por Toni Morrison, propondo a insubordinação e a insurreição como categorias existenciais e claves interpretativas para análise desse complexo e diversificado acervo literário. Para tanto, foi pensado como corpora dois dos onze romances escritos por Morrison, a saber: O olho mais azul e Deus ajude a criança, correspondendo ao primeiro e ao último romances publicados. As personagens selecionadas foram, respectivamente: Pecola Breedlove, Pauline Breedlove; Claudia MacTeer; Bride e Mel. O abèbè foi pensado como simbologia fundante na tentativa ininterrupta de organizar a luta. Como problema de pesquisa procurou-se: Que elementos, características e traços presentes nas obras: O olho mais azul e Deus ajude essa criança apontam para a possibilidade destas narrativas se configurarem como Literatura Abèbè? Como objetivos foram elencados, um de ordem mais geral: elaborar a noção de Literatura Abèbè como abordagem teórico-crítica e metodológica para ler as obras de Toni Morrison: O olho mais azul e Deus ajude essa criança, e de ordem específica: i) mapear os elementos, características e traços presentes nas obras: O olho mais azul e Deus ajude essa criança que apontam para a possibilidade destas narrativas se configurarem como Literatura Abèbè; ii) sistematizar as características da Literatura Abèbé, cartografando a partir da construção identitária das cinco personagens já mencionadas; iii) identificar, a partir da abordagem teórico-crítica e metodológica Literatura Abèbè, como ocorrem os processos de construção identitária das personagens escolhidas e iv) examinar as maneiras pelas quais algumas personagens selecionadas internalizam a ideologia da branquidade e a adotam como referência de padrão de beleza e outras fazem da negritude um escudo contra a supremacia branca. Como sustentação para a pesquisa, um tripé foi pensado a partir das contribuições da teoria e crítica literária negro-diaspórica, do feminismo negro e da psicologia e psicanálise na perspectiva negra. É preciso salientar, ainda, que a metodologia empregada para a feitura da investigação respaldou-se na crítica feminista-negra fazendo o uso da colcha de retalhos (hooks, 2019) a partir do desafio metodológico de “juntar pedaços” (ALVES, 2021), uma vez que o desejo final foi o de que as vozes e experiências das personagens citadas se configurassem como um complexo e sofisticado caleidoscópico, com o intuito de melhor avaliar as aprendizagens compartilhadas por elas. Os resultados revelaram que a Literatura Abèbè concebeu o acervo literário produzidos por mulheres negras na diáspora como possibilidades de rotas de fugas e esquivas nas diversas tentativas de aniquilamentos propostos pelo racismo e apontou caminhos possíveis contra tais processos. Conhecer as demandas enfrentadas pelas personagens, bem como acessar uma multiplicidade de histórias experienciadas por elas, foi o que levou à elaboração de tal proposta. Uma literatura que se funda em referências ancestrais. Finalmente, essa produção literária tem potencial para anunciar e apontar as armadilhas sempre presentes nas jornadas existenciais das mulheres negras e em seus processos de construção identitária, destrancando os caminhos, sobretudo nas encruzilhadas identitárias: momentos de autoconhecimento; autorrejeição; autorrepugnância; autoaceitação; autorrevelação; autossabotagem; autocuidado; autoamor; autocura e autorrealização. |
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2023 |
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