A LUZ NA DRAMATURGIA: A ILUMINAÇÃO CÊNICA COMO NARRATIVA A PARTIR DA FISICALIZAÇÃO DE IMAGENS POÉTICAS
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34214 |
Resumo: | A pesquisa busca observar a relação da iluminação cênica com o discurso do espetáculo, a partir dos princípios do drama, a fim de dissociá-la do caráter exclusivamente técnico ou virtuoso, defendendo sua natureza poética e sua importância na efetivação da narrativa do espetáculo. Para isto, discute-se o poder narrativo da imagem e sua capacidade de sugerir a principal camada a ser abordada, desde o foco na intriga, nas personagens e na ideia presente no diálogo com o discurso. Utilizando como ponto de partida o diagrama de análise actancial proposto por Greimas, e as forças presentes na ação dramática, defendidas por Soriau, propõe-se a construção de um gráfico que represente visualmente o fluxo narrativo do espetáculo em função do estado de fortuna e a transformação das personagens. Observa-se então, que aplicando este gráfico, pode-se elaborar a narrativa visual do espetáculo, criando uma conexão com o conceito proposto de idioma-luz e seu vocabulário visual, tendo como provocação, imagens poéticas presente no texto dramático, como abordado nesta pesquisa. Partindo da análise da iluminação do espetáculo Algo não dito de Tennesse Williams, discute-se de que modo as imagens poéticas aqui propostas podem ser fisicalizadas e efetivadas na presença iluminação cênica. A partir do que foi abordado neste estudo, pude considerar que cada iluminador ou iluminadora pode construir uma diegese para cada espetáculo a partir da elaboração do idioma-luz e de seu vocabulário visual distinto, com imagens de diferentes naturezas, a partir de suas vivências e pessoalidades, tornando a iluminação de cada espetáculo particular e com isso concluir que a iluminação cênica além de apresentar alto potencial narrativo contribui de modo significativo para construção da narrativa particular do espetáculo. Ao conceber a iluminação de um espetáculo ele ou ela deposita suas bagagens e idiossincrasias tornando aquele espetáculo único, uma vez que um projeto realizado por outra pessoa modificaria a iluminação e o espetáculo se tornaria outro, com outra narrativa. A iluminação contribui de modo particular para a diegese do espetáculo teatral e pude observar que a escolha de uma das esferas do drama para ser a dominante na concepção da imagem, pode modificar o discurso do espetáculo. Neste caso, a escolha, que parte de quem concebe a iluminação, pode contribuir para a elaboração de uma narrativa particular, uma vez que a escolha implica um desejo individual. Deste modo pudemos observar de que modos a iluminação cênica pode contribuir para elaboração de narrativas particulares para espetáculos. |
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Correia Neto, Otávio JoséCorreia Neto, Otávio JoséTudella, Eduardo Augusto da SilvaOliveira, George Mascarenhas deLuciani, Nadia Moroz2021-09-10T12:45:05Z2021-09-10T12:45:05Z2021-09-102021-06-18CDD - 792.025 CDU - 792.021http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34214A pesquisa busca observar a relação da iluminação cênica com o discurso do espetáculo, a partir dos princípios do drama, a fim de dissociá-la do caráter exclusivamente técnico ou virtuoso, defendendo sua natureza poética e sua importância na efetivação da narrativa do espetáculo. Para isto, discute-se o poder narrativo da imagem e sua capacidade de sugerir a principal camada a ser abordada, desde o foco na intriga, nas personagens e na ideia presente no diálogo com o discurso. Utilizando como ponto de partida o diagrama de análise actancial proposto por Greimas, e as forças presentes na ação dramática, defendidas por Soriau, propõe-se a construção de um gráfico que represente visualmente o fluxo narrativo do espetáculo em função do estado de fortuna e a transformação das personagens. Observa-se então, que aplicando este gráfico, pode-se elaborar a narrativa visual do espetáculo, criando uma conexão com o conceito proposto de idioma-luz e seu vocabulário visual, tendo como provocação, imagens poéticas presente no texto dramático, como abordado nesta pesquisa. Partindo da análise da iluminação do espetáculo Algo não dito de Tennesse Williams, discute-se de que modo as imagens poéticas aqui propostas podem ser fisicalizadas e efetivadas na presença iluminação cênica. A partir do que foi abordado neste estudo, pude considerar que cada iluminador ou iluminadora pode construir uma diegese para cada espetáculo a partir da elaboração do idioma-luz e de seu vocabulário visual distinto, com imagens de diferentes naturezas, a partir de suas vivências e pessoalidades, tornando a iluminação de cada espetáculo particular e com isso concluir que a iluminação cênica além de apresentar alto potencial narrativo contribui de modo significativo para construção da narrativa particular do espetáculo. Ao conceber a iluminação de um espetáculo ele ou ela deposita suas bagagens e idiossincrasias tornando aquele espetáculo único, uma vez que um projeto realizado por outra pessoa modificaria a iluminação e o espetáculo se tornaria outro, com outra narrativa. A iluminação contribui de modo particular para a diegese do espetáculo teatral e pude observar que a escolha de uma das esferas do drama para ser a dominante na concepção da imagem, pode modificar o discurso do espetáculo. Neste caso, a escolha, que parte de quem concebe a iluminação, pode contribuir para a elaboração de uma narrativa particular, uma vez que a escolha implica um desejo individual. Deste modo pudemos observar de que modos a iluminação cênica pode contribuir para elaboração de narrativas particulares para espetáculos.The research seeks to observe the relationship of stage lighting with the discourse of the spectacle, based on the principles of the drama, in order to dissociate it from the exclusively technical or virtuous character, defending its poetic nature and its importance in making the spectacle's narrative effective. For this, it demonstrates the narrative power of the image and its ability to suggest the layer to be approached are discussed, from the focus on intrigue, characters and on the idea present in the dialogue with the discourse. Using as a starting point the actamental analysis diagram proposed by Greimas, and the forces present in the dramatic action, defended by Soriau, we propose the construction of a graph that visually represents the narrative flow of the spectacle according to the state of fortune and transformation of the characters. It is observed, then, that applying this graphic, one can elaborate the visual narrative of the spectacle, creating a connection with the proposed concept of light-language and its visual vocabulary, having as provocation poetic images present in the playscript, as addressed in this research. Starting from the analysis of the stage lighting of the spectacle Something unspoken by Tennesse Williams, it is discussed how the poetic images proposed here can be physicalized and made effective in the presence of stage lighting. Based on what was covered in this study, I could consider that each light designer can build a diegesis for each show based on the development of the light-language and its distinct visual vocabulary, with images of different natures, based on their experiences and personalities, making the stage lighting of each spectacle particular and thus concluding that the stage lighting, in addition to presenting a high narrative potential, contributes significantly to the construction of the spectacle's particular narrative. When designing the lighting of a spectacle, he or she deposits their baggage and idiosyncrasies making that spectacle unique, since a project carried out by someone else would change the stage lighting and the spectacle would become another, with another narrative. Stage lighting contributes in a particular way to the diegesis of the theatrical spectacle and I could observe that the choice of one of the spheres of drama to be the dominant one in the conception of the image, can modify the spectacle's discourse. In this case, the choice, which comes from whoever conceives the stage lighting, can contribute to the elaboration of a particular narrative, since the choice implies an individual desire. In this way, we were able to observe in what ways stage lighting can contribute to the elaboration of particular narratives for spectacle.Submitted by Otavio Neto (o.j.c.n@hotmail.com) on 2021-09-09T11:50:47Z No. of bitstreams: 1 A LUZ NA DRAMATURGIA - A ILUMINAÇÃO CÊNICA COMO NARRATIVA A PARTIR DA FISICALIZAÇÃO DE IMAGENS POÉTICAS - DISSERTAÇÃO [Otávio Correia].pdf: 14762534 bytes, checksum: ea9a3e214c7476d06dee6f7ec37f3516 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2021-09-10T12:45:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A LUZ NA DRAMATURGIA - A ILUMINAÇÃO CÊNICA COMO NARRATIVA A PARTIR DA FISICALIZAÇÃO DE IMAGENS POÉTICAS - DISSERTAÇÃO [Otávio Correia].pdf: 14762534 bytes, checksum: ea9a3e214c7476d06dee6f7ec37f3516 (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-10T12:45:05Z (GMT). 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