Entre a “Síndrome do pato” e o “efeito Mateus”: juventude e políticas sociais na periferia de Salvador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carade, Hildon Oliveira Santiago
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20967
Resumo: Esta tese explora a temática da juventude, em sua interface com as políticas sociais, a partir de uma etnografia sobre a implementação de projetos sociais direcionados aos adolescentes dos bairros do Calabar e do Alto das Pombas, favelas situadas nas proximidades da orla atlântica da cidade de Salvador. Como ponto de partida, investigo a execução do Higher Level - um curso de inglês oferecido pela American School (tradicional escola de inglês da cidade), numa parceria com o Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e o Governo do Estado da Bahia -, para, em seguida, me debruçar sobre o contexto de pacificação das comunidades, através da implantação da Base Comunitária de Segurança do Calabar, bem como sobre as relações entre os jovens beneficiados pelas iniciativas sociais e suas respectivas famílias, atentando para a confluência entre poder classificatório, e o seu papel em categorizar a juventude, e vivência dos sujeitos, isto é, a amálgama entre epistemologia e ontologia. Veremos, a partir desta análise, que a experiência dos jovens das classes trabalhadoras urbanas, quando beneficiados por políticas desenvolvidas tanto pelo Estado, quanto por organizações do terceiro setor, pode ser definida nos termos de uma combinação entre a “síndrome do pato” e o “efeito Mateus”. This thesis explores the topic of youth, in its interface with social policies, from an ethnography on the implementation of social projects directed at adolescents from neighborhoods of Calabar and Alto das Pombas, slums located near the Atlantic coast of Salvador city. As a starting point, I investigate the implementation of the Higher Level - an English course offered by the American School (traditional English school in the city), in partnership with the US Consulate in Rio de Janeiro and the Government of the Bahian State -, to then dwell on the context of pacification of communities through the implementation of community-Based Calabar Security as well as on the relationship between young people benefited from social initiatives and their families, paying attention to the confluence of classificatory power and its role in categorizing youth, and experience of the subject, ie, the amalgamation between epistemology and ontology. We will see from this analysis that the experience of young people of the urban working classes, when benefiting from policies implemented both by the state and by third sector organizations, can be defined in terms of a combination of “duck syndrome” and “Matthew effect”.
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Como ponto de partida, investigo a execução do Higher Level - um curso de inglês oferecido pela American School (tradicional escola de inglês da cidade), numa parceria com o Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e o Governo do Estado da Bahia -, para, em seguida, me debruçar sobre o contexto de pacificação das comunidades, através da implantação da Base Comunitária de Segurança do Calabar, bem como sobre as relações entre os jovens beneficiados pelas iniciativas sociais e suas respectivas famílias, atentando para a confluência entre poder classificatório, e o seu papel em categorizar a juventude, e vivência dos sujeitos, isto é, a amálgama entre epistemologia e ontologia. Veremos, a partir desta análise, que a experiência dos jovens das classes trabalhadoras urbanas, quando beneficiados por políticas desenvolvidas tanto pelo Estado, quanto por organizações do terceiro setor, pode ser definida nos termos de uma combinação entre a “síndrome do pato” e o “efeito Mateus”. This thesis explores the topic of youth, in its interface with social policies, from an ethnography on the implementation of social projects directed at adolescents from neighborhoods of Calabar and Alto das Pombas, slums located near the Atlantic coast of Salvador city. As a starting point, I investigate the implementation of the Higher Level - an English course offered by the American School (traditional English school in the city), in partnership with the US Consulate in Rio de Janeiro and the Government of the Bahian State -, to then dwell on the context of pacification of communities through the implementation of community-Based Calabar Security as well as on the relationship between young people benefited from social initiatives and their families, paying attention to the confluence of classificatory power and its role in categorizing youth, and experience of the subject, ie, the amalgamation between epistemology and ontology. We will see from this analysis that the experience of young people of the urban working classes, when benefiting from policies implemented both by the state and by third sector organizations, can be defined in terms of a combination of “duck syndrome” and “Matthew effect”.Submitted by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2016-11-18T13:43:27Z No. of bitstreams: 1 TESE-HILDON OLIVEIRA SANTIAGO CARADE.pdf: 3874500 bytes, checksum: d65f7c0a067b4c2367f3a5f47803a9f4 (MD5)Approved for entry into archive by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2016-11-18T14:00:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE-HILDON OLIVEIRA SANTIAGO CARADE.pdf: 3874500 bytes, checksum: d65f7c0a067b4c2367f3a5f47803a9f4 (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-18T14:00:11Z (GMT). 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