Dança e identidade: interpretação da dança Nakhula, Nampula – Moçambique, (1976-1992).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Armando, Cardoso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37814
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o papel das danças ancestrais, em particular da dança ancestral Nakhula na (re) construção da identidade da população do distrito de Malema. A dança é vista como o patrimônio cultural, bem como o depositário das tradições e das manifestações culturais transmitidas de geração em geração. Quanto ao método, a pesquisa alicerçou-se na história oral com recurso às técnicas de entrevista e captação de imagens. O estudo concluiu que a dança ancestral Nakhula é vista como veículo de transmissão de saberes sociais e locais ligadas às várias cerimônias, entre elas: as fúnebres, principalmente àquelas ligadas à recordação dos entes queridos - performada 40 dias após o desaparecimento físico de um parente, localmente denominada Makeya, os casamentos, o sucesso de uma boa colheita, o nascimento de uma criança, ritos de passagem, bem como a eventos de caráter político e recreativos. As danças, como manifestações culturais, servem de meio de transmissão de conhecimentos de geração para geração, bem como meio para manifestar agrado ou desagrado da população diante do poder político. Para comemorar esses momentos, as famílias/comunidades locais organizam festas ou cerimônias e convidam os dançarinos para animar a festa. Palavras-chave: Danças ancestrais, Cerimônias, Identidades, Manifestações culturais, memória.
id UFBA-2_ec32dfb2f29885956749712ab70bb9c6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/37814
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-09-15T10:21:06Z2023-09-15T10:21:06Z2023-02-08https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37814O presente estudo tem como objetivo analisar o papel das danças ancestrais, em particular da dança ancestral Nakhula na (re) construção da identidade da população do distrito de Malema. A dança é vista como o patrimônio cultural, bem como o depositário das tradições e das manifestações culturais transmitidas de geração em geração. Quanto ao método, a pesquisa alicerçou-se na história oral com recurso às técnicas de entrevista e captação de imagens. O estudo concluiu que a dança ancestral Nakhula é vista como veículo de transmissão de saberes sociais e locais ligadas às várias cerimônias, entre elas: as fúnebres, principalmente àquelas ligadas à recordação dos entes queridos - performada 40 dias após o desaparecimento físico de um parente, localmente denominada Makeya, os casamentos, o sucesso de uma boa colheita, o nascimento de uma criança, ritos de passagem, bem como a eventos de caráter político e recreativos. As danças, como manifestações culturais, servem de meio de transmissão de conhecimentos de geração para geração, bem como meio para manifestar agrado ou desagrado da população diante do poder político. Para comemorar esses momentos, as famílias/comunidades locais organizam festas ou cerimônias e convidam os dançarinos para animar a festa. Palavras-chave: Danças ancestrais, Cerimônias, Identidades, Manifestações culturais, memória.The present study aims to analyze the role of the ancestral dances, in particular the Nakhula ancestral dance, in the (re) construction of the Identity of the people from the Malema district. The dance is seen as a cultural heritage as well as the depository of the traditions and cultural manifestation transmitted from generation to generation. In terms of the method, the study was based on oral history, having employed the interview and the image-capturing technique. The study concluded that Nakhula ancestral dance is seen as a vehicle for the social and local knowledge transmission linked to the various ceremonies, among them: funeral ceremonies, mainly those related to the remembrance of loved ones – performed 40 days after the physical disappearance of a relative, locally known as Makeya, marriages, successful harvest, the birth of a child, rites of passage, as well as political and recreational events. The dances, as cultural manifestations, serve as a means of knowledge transmission from generation to generation as well as means to populations expressing pleasure or displeasure to the political power. To celebrate these moments, families/local communities organize parties or ceremonies and invite the dancers to liven up the party. Keywords: Ancestral dances, Ceremonies, Identities, Cultural manifestations, memory.Submitted by CARDOSO ARMANDO (catacuaricua@gmail.com) on 2023-09-14T02:24:38Z No. of bitstreams: 2 Cardoso - Tese - Versao Deposito.pdf: 3029010 bytes, checksum: e39f236e246ea4333b0469f6624316e8 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2023-09-15T10:21:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Cardoso - Tese - Versao Deposito.pdf: 3029010 bytes, checksum: e39f236e246ea4333b0469f6624316e8 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-15T10:21:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Cardoso - Tese - Versao Deposito.pdf: 3029010 bytes, checksum: e39f236e246ea4333b0469f6624316e8 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Previous issue date: 2023-02-08porUniversidade Federal da BahiaPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) UFBABrasilFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)CC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAncestral dancesCeremoniesIdentitiesCultural manifestationsmemoryCNPQ::CIENCIAS HUMANASDanças ancestraisCerimôniasIdentidadesManifestações culturaisMemóriaDança e identidade: interpretação da dança Nakhula, Nampula – Moçambique, (1976-1992).Doutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionZamparoni, Valdemir DonizetteSansone, LivioMalauene, Denise MariaZamparoni, Valdemir DonizettiSansone, LivioFigueiredo, Fabio BaqueiroIsrael, PaoloDeclich, Francescahttp://lattes.cnpq.br/1591227953584188Armando, Cardosoreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTCardoso - Tese - Versao Deposito.pdf.txtCardoso - Tese - Versao Deposito.pdf.txtExtracted texttext/plain474546https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37814/4/Cardoso%20-%20Tese%20-%20Versao%20Deposito.pdf.txt6610ae5bffcec1d34d3d20463b383a13MD54ORIGINALCardoso - Tese - Versao Deposito.pdfCardoso - Tese - Versao Deposito.pdfapplication/pdf3029010https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37814/1/Cardoso%20-%20Tese%20-%20Versao%20Deposito.pdfe39f236e246ea4333b0469f6624316e8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37814/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37814/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/378142023-09-16 02:04:14.408oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-09-16T05:04:14Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dança e identidade: interpretação da dança Nakhula, Nampula – Moçambique, (1976-1992).
title Dança e identidade: interpretação da dança Nakhula, Nampula – Moçambique, (1976-1992).
spellingShingle Dança e identidade: interpretação da dança Nakhula, Nampula – Moçambique, (1976-1992).
Armando, Cardoso
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Danças ancestrais
Cerimônias
Identidades
Manifestações culturais
Memória
Ancestral dances
Ceremonies
Identities
Cultural manifestations
memory
title_short Dança e identidade: interpretação da dança Nakhula, Nampula – Moçambique, (1976-1992).
title_full Dança e identidade: interpretação da dança Nakhula, Nampula – Moçambique, (1976-1992).
title_fullStr Dança e identidade: interpretação da dança Nakhula, Nampula – Moçambique, (1976-1992).
title_full_unstemmed Dança e identidade: interpretação da dança Nakhula, Nampula – Moçambique, (1976-1992).
title_sort Dança e identidade: interpretação da dança Nakhula, Nampula – Moçambique, (1976-1992).
author Armando, Cardoso
author_facet Armando, Cardoso
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zamparoni, Valdemir Donizette
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Sansone, Livio
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Malauene, Denise Maria
Zamparoni, Valdemir Donizetti
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sansone, Livio
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Figueiredo, Fabio Baqueiro
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Israel, Paolo
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Declich, Francesca
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1591227953584188
dc.contributor.author.fl_str_mv Armando, Cardoso
contributor_str_mv Zamparoni, Valdemir Donizette
Sansone, Livio
Malauene, Denise Maria
Zamparoni, Valdemir Donizetti
Sansone, Livio
Figueiredo, Fabio Baqueiro
Israel, Paolo
Declich, Francesca
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Danças ancestrais
Cerimônias
Identidades
Manifestações culturais
Memória
Ancestral dances
Ceremonies
Identities
Cultural manifestations
memory
dc.subject.por.fl_str_mv Danças ancestrais
Cerimônias
Identidades
Manifestações culturais
Memória
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ancestral dances
Ceremonies
Identities
Cultural manifestations
memory
description O presente estudo tem como objetivo analisar o papel das danças ancestrais, em particular da dança ancestral Nakhula na (re) construção da identidade da população do distrito de Malema. A dança é vista como o patrimônio cultural, bem como o depositário das tradições e das manifestações culturais transmitidas de geração em geração. Quanto ao método, a pesquisa alicerçou-se na história oral com recurso às técnicas de entrevista e captação de imagens. O estudo concluiu que a dança ancestral Nakhula é vista como veículo de transmissão de saberes sociais e locais ligadas às várias cerimônias, entre elas: as fúnebres, principalmente àquelas ligadas à recordação dos entes queridos - performada 40 dias após o desaparecimento físico de um parente, localmente denominada Makeya, os casamentos, o sucesso de uma boa colheita, o nascimento de uma criança, ritos de passagem, bem como a eventos de caráter político e recreativos. As danças, como manifestações culturais, servem de meio de transmissão de conhecimentos de geração para geração, bem como meio para manifestar agrado ou desagrado da população diante do poder político. Para comemorar esses momentos, as famílias/comunidades locais organizam festas ou cerimônias e convidam os dançarinos para animar a festa. Palavras-chave: Danças ancestrais, Cerimônias, Identidades, Manifestações culturais, memória.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-15T10:21:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-15T10:21:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv Doutorado
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37814
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37814/4/Cardoso%20-%20Tese%20-%20Versao%20Deposito.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37814/1/Cardoso%20-%20Tese%20-%20Versao%20Deposito.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37814/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37814/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6610ae5bffcec1d34d3d20463b383a13
e39f236e246ea4333b0469f6624316e8
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502786322432000