Dança e identidade: interpretação da dança Nakhula, Nampula – Moçambique, (1976-1992).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37814 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar o papel das danças ancestrais, em particular da dança ancestral Nakhula na (re) construção da identidade da população do distrito de Malema. A dança é vista como o patrimônio cultural, bem como o depositário das tradições e das manifestações culturais transmitidas de geração em geração. Quanto ao método, a pesquisa alicerçou-se na história oral com recurso às técnicas de entrevista e captação de imagens. O estudo concluiu que a dança ancestral Nakhula é vista como veículo de transmissão de saberes sociais e locais ligadas às várias cerimônias, entre elas: as fúnebres, principalmente àquelas ligadas à recordação dos entes queridos - performada 40 dias após o desaparecimento físico de um parente, localmente denominada Makeya, os casamentos, o sucesso de uma boa colheita, o nascimento de uma criança, ritos de passagem, bem como a eventos de caráter político e recreativos. As danças, como manifestações culturais, servem de meio de transmissão de conhecimentos de geração para geração, bem como meio para manifestar agrado ou desagrado da população diante do poder político. Para comemorar esses momentos, as famílias/comunidades locais organizam festas ou cerimônias e convidam os dançarinos para animar a festa. Palavras-chave: Danças ancestrais, Cerimônias, Identidades, Manifestações culturais, memória. |
id |
UFBA-2_ec32dfb2f29885956749712ab70bb9c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/37814 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-09-15T10:21:06Z2023-09-15T10:21:06Z2023-02-08https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37814O presente estudo tem como objetivo analisar o papel das danças ancestrais, em particular da dança ancestral Nakhula na (re) construção da identidade da população do distrito de Malema. A dança é vista como o patrimônio cultural, bem como o depositário das tradições e das manifestações culturais transmitidas de geração em geração. Quanto ao método, a pesquisa alicerçou-se na história oral com recurso às técnicas de entrevista e captação de imagens. O estudo concluiu que a dança ancestral Nakhula é vista como veículo de transmissão de saberes sociais e locais ligadas às várias cerimônias, entre elas: as fúnebres, principalmente àquelas ligadas à recordação dos entes queridos - performada 40 dias após o desaparecimento físico de um parente, localmente denominada Makeya, os casamentos, o sucesso de uma boa colheita, o nascimento de uma criança, ritos de passagem, bem como a eventos de caráter político e recreativos. As danças, como manifestações culturais, servem de meio de transmissão de conhecimentos de geração para geração, bem como meio para manifestar agrado ou desagrado da população diante do poder político. Para comemorar esses momentos, as famílias/comunidades locais organizam festas ou cerimônias e convidam os dançarinos para animar a festa. Palavras-chave: Danças ancestrais, Cerimônias, Identidades, Manifestações culturais, memória.The present study aims to analyze the role of the ancestral dances, in particular the Nakhula ancestral dance, in the (re) construction of the Identity of the people from the Malema district. The dance is seen as a cultural heritage as well as the depository of the traditions and cultural manifestation transmitted from generation to generation. In terms of the method, the study was based on oral history, having employed the interview and the image-capturing technique. The study concluded that Nakhula ancestral dance is seen as a vehicle for the social and local knowledge transmission linked to the various ceremonies, among them: funeral ceremonies, mainly those related to the remembrance of loved ones – performed 40 days after the physical disappearance of a relative, locally known as Makeya, marriages, successful harvest, the birth of a child, rites of passage, as well as political and recreational events. The dances, as cultural manifestations, serve as a means of knowledge transmission from generation to generation as well as means to populations expressing pleasure or displeasure to the political power. To celebrate these moments, families/local communities organize parties or ceremonies and invite the dancers to liven up the party. Keywords: Ancestral dances, Ceremonies, Identities, Cultural manifestations, memory.Submitted by CARDOSO ARMANDO (catacuaricua@gmail.com) on 2023-09-14T02:24:38Z No. of bitstreams: 2 Cardoso - Tese - Versao Deposito.pdf: 3029010 bytes, checksum: e39f236e246ea4333b0469f6624316e8 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2023-09-15T10:21:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Cardoso - Tese - Versao Deposito.pdf: 3029010 bytes, checksum: e39f236e246ea4333b0469f6624316e8 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-15T10:21:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Cardoso - Tese - Versao Deposito.pdf: 3029010 bytes, checksum: e39f236e246ea4333b0469f6624316e8 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Previous issue date: 2023-02-08porUniversidade Federal da BahiaPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) UFBABrasilFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)CC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAncestral dancesCeremoniesIdentitiesCultural manifestationsmemoryCNPQ::CIENCIAS HUMANASDanças ancestraisCerimôniasIdentidadesManifestações culturaisMemóriaDança e identidade: interpretação da dança Nakhula, Nampula – Moçambique, (1976-1992).Doutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionZamparoni, Valdemir DonizetteSansone, LivioMalauene, Denise MariaZamparoni, Valdemir DonizettiSansone, LivioFigueiredo, Fabio BaqueiroIsrael, PaoloDeclich, Francescahttp://lattes.cnpq.br/1591227953584188Armando, Cardosoreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTCardoso - Tese - Versao Deposito.pdf.txtCardoso - Tese - Versao Deposito.pdf.txtExtracted texttext/plain474546https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37814/4/Cardoso%20-%20Tese%20-%20Versao%20Deposito.pdf.txt6610ae5bffcec1d34d3d20463b383a13MD54ORIGINALCardoso - Tese - Versao Deposito.pdfCardoso - Tese - Versao Deposito.pdfapplication/pdf3029010https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37814/1/Cardoso%20-%20Tese%20-%20Versao%20Deposito.pdfe39f236e246ea4333b0469f6624316e8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37814/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37814/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/378142023-09-16 02:04:14.408oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-09-16T05:04:14Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dança e identidade: interpretação da dança Nakhula, Nampula – Moçambique, (1976-1992). |
title |
Dança e identidade: interpretação da dança Nakhula, Nampula – Moçambique, (1976-1992). |
spellingShingle |
Dança e identidade: interpretação da dança Nakhula, Nampula – Moçambique, (1976-1992). Armando, Cardoso CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Danças ancestrais Cerimônias Identidades Manifestações culturais Memória Ancestral dances Ceremonies Identities Cultural manifestations memory |
title_short |
Dança e identidade: interpretação da dança Nakhula, Nampula – Moçambique, (1976-1992). |
title_full |
Dança e identidade: interpretação da dança Nakhula, Nampula – Moçambique, (1976-1992). |
title_fullStr |
Dança e identidade: interpretação da dança Nakhula, Nampula – Moçambique, (1976-1992). |
title_full_unstemmed |
Dança e identidade: interpretação da dança Nakhula, Nampula – Moçambique, (1976-1992). |
title_sort |
Dança e identidade: interpretação da dança Nakhula, Nampula – Moçambique, (1976-1992). |
author |
Armando, Cardoso |
author_facet |
Armando, Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zamparoni, Valdemir Donizette |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Sansone, Livio |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Malauene, Denise Maria Zamparoni, Valdemir Donizetti |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sansone, Livio |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Figueiredo, Fabio Baqueiro |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Israel, Paolo |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Declich, Francesca |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1591227953584188 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Armando, Cardoso |
contributor_str_mv |
Zamparoni, Valdemir Donizette Sansone, Livio Malauene, Denise Maria Zamparoni, Valdemir Donizetti Sansone, Livio Figueiredo, Fabio Baqueiro Israel, Paolo Declich, Francesca |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Danças ancestrais Cerimônias Identidades Manifestações culturais Memória Ancestral dances Ceremonies Identities Cultural manifestations memory |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Danças ancestrais Cerimônias Identidades Manifestações culturais Memória |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ancestral dances Ceremonies Identities Cultural manifestations memory |
description |
O presente estudo tem como objetivo analisar o papel das danças ancestrais, em particular da dança ancestral Nakhula na (re) construção da identidade da população do distrito de Malema. A dança é vista como o patrimônio cultural, bem como o depositário das tradições e das manifestações culturais transmitidas de geração em geração. Quanto ao método, a pesquisa alicerçou-se na história oral com recurso às técnicas de entrevista e captação de imagens. O estudo concluiu que a dança ancestral Nakhula é vista como veículo de transmissão de saberes sociais e locais ligadas às várias cerimônias, entre elas: as fúnebres, principalmente àquelas ligadas à recordação dos entes queridos - performada 40 dias após o desaparecimento físico de um parente, localmente denominada Makeya, os casamentos, o sucesso de uma boa colheita, o nascimento de uma criança, ritos de passagem, bem como a eventos de caráter político e recreativos. As danças, como manifestações culturais, servem de meio de transmissão de conhecimentos de geração para geração, bem como meio para manifestar agrado ou desagrado da população diante do poder político. Para comemorar esses momentos, as famílias/comunidades locais organizam festas ou cerimônias e convidam os dançarinos para animar a festa. Palavras-chave: Danças ancestrais, Cerimônias, Identidades, Manifestações culturais, memória. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-15T10:21:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-15T10:21:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-02-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Doutorado info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37814 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37814/4/Cardoso%20-%20Tese%20-%20Versao%20Deposito.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37814/1/Cardoso%20-%20Tese%20-%20Versao%20Deposito.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37814/2/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37814/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6610ae5bffcec1d34d3d20463b383a13 e39f236e246ea4333b0469f6624316e8 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502786322432000 |