O caminho da "grande comunidade": reforma educacional e redemocratização burguesa na Bahia (1947-1951)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Eduardo Ferreira da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34993
Resumo: Esta dissertação analisa a reforma educacional realizada durante a gestão do intelectual Anísio Teixeira na Secretaria de Educação e Saúde Pública do Estado da Bahia do governo de Otávio Mangabeira. A pesquisa documental, apoiada no escrutínio da bibliografia relativa ao tema, se dedicou à análise de correspondências oficiais e pessoais do secretário; discursos, leis e planos que regeram o desenvolvimento das políticas educacionais implementadas na reforma, bem como periódicos, levantamentos estatísticos e registros de ações administrativas da Secretaria de Educação. Como resultado desse exercício, busca-se demonstrar, com a ênfase no desempenho de funções intelectuais por parte de Anísio Teixeira e da elite política demoliberal na Bahia, que a reforma esteve alinhada aos interesses objetivos das classes dominantes do estado durante a redemocratização. A oportunidade de dirigir a transição democrática no estado da Bahia, após a queda do Estado Novo e a promulgação da Constituição de 1946, foi conquistada pelos representantes políticos do demoliberalismo com a vitória de Otávio Mangabeira no pleito de 1947, pela legenda da União Democrática Nacional (UDN). Nesse sentido, a reforma educacional se apresentou como uma ferramenta para o desenvolvimento capitalista da formação social baiana, em direção a uma sociedade regida pelos interesses e princípios do modelo liberal-burguês de democracia, cujos eixos de articulação eram as propostas de harmonização social e descentralização político-administrativa do poder estatal, mediada pelo imperativo da manutenção da ordem como fundamento da democracia e como limite para o exercício da cidadania.
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Como resultado desse exercício, busca-se demonstrar, com a ênfase no desempenho de funções intelectuais por parte de Anísio Teixeira e da elite política demoliberal na Bahia, que a reforma esteve alinhada aos interesses objetivos das classes dominantes do estado durante a redemocratização. A oportunidade de dirigir a transição democrática no estado da Bahia, após a queda do Estado Novo e a promulgação da Constituição de 1946, foi conquistada pelos representantes políticos do demoliberalismo com a vitória de Otávio Mangabeira no pleito de 1947, pela legenda da União Democrática Nacional (UDN). Nesse sentido, a reforma educacional se apresentou como uma ferramenta para o desenvolvimento capitalista da formação social baiana, em direção a uma sociedade regida pelos interesses e princípios do modelo liberal-burguês de democracia, cujos eixos de articulação eram as propostas de harmonização social e descentralização político-administrativa do poder estatal, mediada pelo imperativo da manutenção da ordem como fundamento da democracia e como limite para o exercício da cidadania.This dissertation analyzes the education reform carried out during the administration of the intellectual Anísio Teixeira in the Secretariat of Education and Public Health of the State of Bahia, during the government of Otávio Mangabeira. The documentary research, supported by the scrutiny of the bibliography on the subject, was dedicated to the analysis of official and personal correspondence of the secretary; speeches, laws and plans that governed the development of the educational policies implemented in the reform, as well as periodicals, statistical surveys and records of administrative actions of the Secretariat of Education. As a result of this exercise, we seek to demonstrate, with emphasis on the performance of intellectual functions by Anísio Teixeira and the demoliberal political elite in Bahia, that the reform was aligned with the objective interests of the state's dominant classes during the re-democratization. The opportunity to lead the democratic transition in the state of Bahia, after the fall of the Estado Novo and the promulgation of the 1946 Constitution, was won by the political representatives of the demoliberals with the victory of Otávio Mangabeira in the 1947 election, with the National Democratic Union (UDN). In this sense, the educational reform was presented as a tool for the capitalist development of Bahia's social formation, towards a society governed by the interests and principles of the liberal-bourgeois model of democracy, whose articulation axes were the proposals of social harmonization and politicaladministrative decentralization of state power, mediated by the imperative of maintaining order as the foundation of democracy and as a limit to the exercise of citizenship.Submitted by PPGH null (poshisto@ufba.br) on 2022-03-29T19:00:49Z No. of bitstreams: 1 O Caminho da “Grande Comunidade” reforma educacional e redemocratização burguesa na Bahia (1947-1951).pdf: 2052787 bytes, checksum: 6dfc33b7522451c153041ec28b37b4fc (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2022-04-04T12:51:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 O Caminho da “Grande Comunidade” reforma educacional e redemocratização burguesa na Bahia (1947-1951).pdf: 2052787 bytes, checksum: 6dfc33b7522451c153041ec28b37b4fc (MD5)Made available in DSpace on 2022-04-04T12:51:04Z (GMT). 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