Reflexos das políticas de austeridade nas diretrizes do Banco Mundial para a educação profissional no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Alexander de Castro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37078
Resumo: Este trabalho analisa a influência das políticas de austeridade propostas pelo Banco Mundial para a educação profissional brasileira durante os governos Fernando Henrique Cardoso (1995-1998; 1999-2002). Por conta disso, percorre-se a história do banco desde a sua constituição, explicitando as agendas para o desenvolvimento idealizadas pela entidade para os países em desenvolvimento. Nesse percurso, apresenta-se a visão neoliberal adotada pelo organismo multilateral nas suas políticas para o desenvolvimento, apresentando como o ideário neoliberal modificou o papel do Estado na economia, preconizado pela instituição. Esta dissertação pretende discutir o modo como a educação se estabeleceu como um tema fundamental na agenda do Banco Mundial, na formulação de políticas de desenvolvimento, e como a educação profissional tem um papel impulsionador do desenvolvimento dos países periféricos. Neste trabalho, apresenta-se a forma como a Teoria do Capital Humano fundamenta a concepção educacional do Banco Mundial, de caráter individualista e econômico. A pesquisa discute a visão da entidade de financiamento da educação profissional sobre a responsabilidade do setor privado, que acarretou mudanças de diretrizes da entidade para a área. A análise documental permitiu identificar as propostas do Banco Mundial para a educação profissional e como tais propostas foram adotadas nas políticas educacionais do governo brasileiro, com as diretrizes da entidade influenciando a modificação do ordenamento jurídico brasileiro pertinente à educação profissional, com o governo justificando a adoção de políticas de austeridade por conta de uma suposta ineficiência do Estado no gerenciamento da educação.
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Neste trabalho, apresenta-se a forma como a Teoria do Capital Humano fundamenta a concepção educacional do Banco Mundial, de caráter individualista e econômico. A pesquisa discute a visão da entidade de financiamento da educação profissional sobre a responsabilidade do setor privado, que acarretou mudanças de diretrizes da entidade para a área. A análise documental permitiu identificar as propostas do Banco Mundial para a educação profissional e como tais propostas foram adotadas nas políticas educacionais do governo brasileiro, com as diretrizes da entidade influenciando a modificação do ordenamento jurídico brasileiro pertinente à educação profissional, com o governo justificando a adoção de políticas de austeridade por conta de uma suposta ineficiência do Estado no gerenciamento da educação.This paper analyzes the influence of austerity policies proposed by the World Bank for Brazilian professional education during the Fernando Henrique Cardoso governments (1995- 1998; 1999-2002). Because of that, the history of the bank is covered since its creation, explaining the development agendas devised by the entity for developing countries. On this path, the neoliberal vision adopted by the multilateral organization in its development policies is presented, showing how the neoliberal ideology modified the role of the State in the economy, advocated by the institution. This master's thesis intends to discuss how education has established itself as a fundamental theme in the World Bank's agenda, in the formulation of development policies, and how professional education has a driving role in the development of peripheral countries. This work presents the way in which the Theory of Human Capital supports the educational concept of the World Bank, of an individualistic and economic nature. The research discusses the view of the professional education financing entity on the responsibility of the private sector, which led to changes in the entity's guidelines for the area. Documentary analysis allowed us to identify the World Bank's proposals for professional education and how such proposals were adopted in the Brazilian government's educational policies, with the entity's guidelines influencing the modification of the Brazilian legal system pertaining to professional education, with the government justifying the adoption of austerity policies due to an alleged inefficiency of the State in the management of education.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2023-05-24T18:53:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertação de Mestrado.pdf: 473242 bytes, checksum: 385b2ed6d98fea1f2116aba53699a094 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2023-05-29T13:35:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertação de Mestrado.pdf: 473242 bytes, checksum: 385b2ed6d98fea1f2116aba53699a094 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-29T13:35:12Z (GMT). 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