O imperativo da # felicidade na plataforma de rede social Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Karla Cerqueira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33441
Resumo: Nesta dissertação buscamos investigar a maneira como a presença imperativa da felicidade na mídia se reflete nas práticas e nos comportamentos de usuários de plataformas de redes sociais digitais. Para isto, consideramos que a formação de sentido sobre a felicidade se dá através do reconhecimento social das performances apresentadas nestas plataformas e que, desta forma, perpassariam pela formação da identidade dos usuários que as estariam desempenhando. Neste sentido, assumimos como referenciais teóricos as abordagens interacionistas, simbólica e dramatúrgica, para mapear os aspectos presentes nessas apresentações de si associados ao ideário da felicidade, que se destacariam na análise das publicações enquanto padrões de comportamento. A plataforma escolhida para o desenvolvimento deste trabalho foi o Instagram, onde optamos por buscar dados públicos disponibilizados por meio de publicações marcadas com a hashtag felicidade. O pressuposto que moveu este trabalho foi o de que nestes ambientes midiatizados as pessoas teriam mais recursos para gerir esta apresentação de si e que desta maneira apresentariam uma imagem idealizada de felicidade. Para compreender como se dava esta construção de significados, desenvolvemos seis categorias de análise – Afetiva, Profissional, Hedonista, Moral, Aparência e Fático-Interacional – com base tanto no aporte teórico, quanto nas percepções obtidas durante a trajetória de desenvolvimento da pesquisa. Consideramos também que, nestes ambientes, o conteúdo compartilhado faz parte de um espectro de imagens voltadas ao social; neste sentido, foi determinante compreender a existência de perfis com diferentes interesses dentro da rede. Nossos resultados apontam que na construção de significados para a felicidade em mídias sociais reverbera a efemeridade do hedonismo contemporâneo e, para além disso, que há uma relação entre o uso estratégico de formas e recursos de compartilhamento de acordo com o ideário de felicidade expresso nas publicações.
id UFBA-2_edc1337f85670bcbebbd58c03253eb75
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/33441
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Freitas, Karla CerqueiraFreitas, Karla CerqueiraRibeiro, José CarlosCastro, GiselaNatansonhn, Leonor Graciela2021-05-17T19:16:00Z2021-05-17T19:16:00Z2021-05-172017-07-14Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33441Nesta dissertação buscamos investigar a maneira como a presença imperativa da felicidade na mídia se reflete nas práticas e nos comportamentos de usuários de plataformas de redes sociais digitais. Para isto, consideramos que a formação de sentido sobre a felicidade se dá através do reconhecimento social das performances apresentadas nestas plataformas e que, desta forma, perpassariam pela formação da identidade dos usuários que as estariam desempenhando. Neste sentido, assumimos como referenciais teóricos as abordagens interacionistas, simbólica e dramatúrgica, para mapear os aspectos presentes nessas apresentações de si associados ao ideário da felicidade, que se destacariam na análise das publicações enquanto padrões de comportamento. A plataforma escolhida para o desenvolvimento deste trabalho foi o Instagram, onde optamos por buscar dados públicos disponibilizados por meio de publicações marcadas com a hashtag felicidade. O pressuposto que moveu este trabalho foi o de que nestes ambientes midiatizados as pessoas teriam mais recursos para gerir esta apresentação de si e que desta maneira apresentariam uma imagem idealizada de felicidade. Para compreender como se dava esta construção de significados, desenvolvemos seis categorias de análise – Afetiva, Profissional, Hedonista, Moral, Aparência e Fático-Interacional – com base tanto no aporte teórico, quanto nas percepções obtidas durante a trajetória de desenvolvimento da pesquisa. Consideramos também que, nestes ambientes, o conteúdo compartilhado faz parte de um espectro de imagens voltadas ao social; neste sentido, foi determinante compreender a existência de perfis com diferentes interesses dentro da rede. Nossos resultados apontam que na construção de significados para a felicidade em mídias sociais reverbera a efemeridade do hedonismo contemporâneo e, para além disso, que há uma relação entre o uso estratégico de formas e recursos de compartilhamento de acordo com o ideário de felicidade expresso nas publicações.In this dissertation we aim to investigate how the imperative presence of happiness in the media is reflected in the users of digital social network platform’s practices and behaviors. To that end, we consider that the formation of meaning in happiness happens through the social recognition of the performances presented in these platforms and therefore it passes by the formation of the users identity that would be performing that. With this in mind, we assume as theoretical references the interactionist, symbolic and dramaturgic approaches, to map the aspects present in these presentations of itself associated with the ideas of happiness that would stand out in the publications analysis in the patterns of behavior. The platform chosen for the development of this work was the Instagram, in which we chose to search public data available on publications marked with hashtag felicidade. The assumption that moved this work is to suppose that in these mediated environments people would have more resources to manage this presentation of themselves and thus it would present an idealized image of happiness. In order to understand how this construction of meanings occurred, we developed six categories of analysis - Affective, Professional, Hedonist, Moral, Appearance and Phatic-Interactional - based on both the theoretical contribution and the perceptions obtained during the research development trajectory. We also consider that in these environments the shared content is part of a spectrum of images directed to the social; in this sense, it was determinant to understand the existence of profiles with different interests within the network. Our results show that the construction of meanings for happiness in social media reverberates transience of contemporary hedonism and, moreover, that there is a relationship between the strategic use of forms and resource sharing according to the happiness of ideas expressed in publications.Submitted by Karla Freitas (kacerqueira@gmail.com) on 2021-05-11T00:36:19Z No. of bitstreams: 1 Karla C. Freitas - Dissertaçao - 2017.pdf: 8385719 bytes, checksum: 51db5d0f2255a9b416ecfcdb1cba3a58 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-05-17T19:16:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Karla C. Freitas - Dissertaçao - 2017.pdf: 8385719 bytes, checksum: 51db5d0f2255a9b416ecfcdb1cba3a58 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-17T19:16:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Karla C. Freitas - Dissertaçao - 2017.pdf: 8385719 bytes, checksum: 51db5d0f2255a9b416ecfcdb1cba3a58 (MD5)CNPQComunicação SocialRede social digitalFelicidadeInstagramApresentação de siConsumoO imperativo da # felicidade na plataforma de rede social Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaculdade de ComunicaçãoPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEASUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALKarla C. Freitas - Dissertaçao - 2017.pdfKarla C. Freitas - Dissertaçao - 2017.pdfapplication/pdf8385719https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33441/1/Karla%20C.%20Freitas%20-%20Disserta%c3%a7ao%20-%202017.pdf51db5d0f2255a9b416ecfcdb1cba3a58MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33441/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTKarla C. Freitas - Dissertaçao - 2017.pdf.txtKarla C. Freitas - Dissertaçao - 2017.pdf.txtExtracted texttext/plain295623https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33441/3/Karla%20C.%20Freitas%20-%20Disserta%c3%a7ao%20-%202017.pdf.txt81334c86e44ddc1f1b65a485193378caMD53ri/334412022-07-05 14:04:12.007oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:12Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O imperativo da # felicidade na plataforma de rede social Instagram
title O imperativo da # felicidade na plataforma de rede social Instagram
spellingShingle O imperativo da # felicidade na plataforma de rede social Instagram
Freitas, Karla Cerqueira
Comunicação Social
Rede social digital
Felicidade
Instagram
Apresentação de si
Consumo
title_short O imperativo da # felicidade na plataforma de rede social Instagram
title_full O imperativo da # felicidade na plataforma de rede social Instagram
title_fullStr O imperativo da # felicidade na plataforma de rede social Instagram
title_full_unstemmed O imperativo da # felicidade na plataforma de rede social Instagram
title_sort O imperativo da # felicidade na plataforma de rede social Instagram
author Freitas, Karla Cerqueira
author_facet Freitas, Karla Cerqueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Karla Cerqueira
Freitas, Karla Cerqueira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, José Carlos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Castro, Gisela
Natansonhn, Leonor Graciela
contributor_str_mv Ribeiro, José Carlos
Castro, Gisela
Natansonhn, Leonor Graciela
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação Social
topic Comunicação Social
Rede social digital
Felicidade
Instagram
Apresentação de si
Consumo
dc.subject.por.fl_str_mv Rede social digital
Felicidade
Instagram
Apresentação de si
Consumo
description Nesta dissertação buscamos investigar a maneira como a presença imperativa da felicidade na mídia se reflete nas práticas e nos comportamentos de usuários de plataformas de redes sociais digitais. Para isto, consideramos que a formação de sentido sobre a felicidade se dá através do reconhecimento social das performances apresentadas nestas plataformas e que, desta forma, perpassariam pela formação da identidade dos usuários que as estariam desempenhando. Neste sentido, assumimos como referenciais teóricos as abordagens interacionistas, simbólica e dramatúrgica, para mapear os aspectos presentes nessas apresentações de si associados ao ideário da felicidade, que se destacariam na análise das publicações enquanto padrões de comportamento. A plataforma escolhida para o desenvolvimento deste trabalho foi o Instagram, onde optamos por buscar dados públicos disponibilizados por meio de publicações marcadas com a hashtag felicidade. O pressuposto que moveu este trabalho foi o de que nestes ambientes midiatizados as pessoas teriam mais recursos para gerir esta apresentação de si e que desta maneira apresentariam uma imagem idealizada de felicidade. Para compreender como se dava esta construção de significados, desenvolvemos seis categorias de análise – Afetiva, Profissional, Hedonista, Moral, Aparência e Fático-Interacional – com base tanto no aporte teórico, quanto nas percepções obtidas durante a trajetória de desenvolvimento da pesquisa. Consideramos também que, nestes ambientes, o conteúdo compartilhado faz parte de um espectro de imagens voltadas ao social; neste sentido, foi determinante compreender a existência de perfis com diferentes interesses dentro da rede. Nossos resultados apontam que na construção de significados para a felicidade em mídias sociais reverbera a efemeridade do hedonismo contemporâneo e, para além disso, que há uma relação entre o uso estratégico de formas e recursos de compartilhamento de acordo com o ideário de felicidade expresso nas publicações.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-17T19:16:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-17T19:16:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33441
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv Dissertação
identifier_str_mv Dissertação
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33441/1/Karla%20C.%20Freitas%20-%20Disserta%c3%a7ao%20-%202017.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33441/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33441/3/Karla%20C.%20Freitas%20-%20Disserta%c3%a7ao%20-%202017.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 51db5d0f2255a9b416ecfcdb1cba3a58
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
81334c86e44ddc1f1b65a485193378ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459627483889664