Lutas que contam histórias: Samurais, violência e o bushido em Akira Kurosawa
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29935 |
Resumo: | A tese examina a construção de sentidos em torno das cenas de violência, em filmes históricos do diretor japonês Akira Kurosawa. Considerando a violência encenada como elemento fundamental nos processos de significação das obras, toma-se tais encenações como acontecimentos, frutos do encontro de estruturas próprias do cinema enquanto arte narrativa, com estruturas ancoradas na história e na cultura nipônica. Lançamos um olhar sobre a encenação da violência, buscando intercessões entre cultura e cinema, manifestadas tanto no conteúdo quanto na forma. Interessam-nos questões do estilo cinematográfico, da narrativa e da performance dos atores, na relação que estabelecem com a cultura representada, e como estas podem ser pensadas historicamente. Toma-se o bushido, o código de honra dos samurais, como baliza moral da violência levada às telas e fonte de inspiração para dramas com os quais Akira Kurosawa lançava um olhar crítico para o passado, ao mesmo tempo que respondia a demandas políticas, sociais e estéticas do seu tempo. A análise dos filmes toma como estratégia metodológica o ir e vir nos níveis de descrição (filme, sequência e plano) para examinar pontos de encontro entre a cultura e o cinema, buscando evidenciar o aspecto múltiplo que tais encenações adquirem: são imagens de atos violentos inseridos na narrativa, são construções imagéticas violentas em termos de estilo cinematográfico e são discursos que se inserem em cadeias discursivas ancoradas na história, ao tensionar a figura do samurai, importante símbolo da cultura nipônica. |
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Figueiredo, Antonio Marcus LimaPereira, Maurício Matos dos SantosCardoso Filho, Jorge Luiz CunhaOliveira, Rodrigo BomfimSeverino, José RobertoBoccia, Leonardo Vicenzo2019-06-25T19:49:50Z2019-06-25T19:49:50Z2019-06-252019-05-13http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29935A tese examina a construção de sentidos em torno das cenas de violência, em filmes históricos do diretor japonês Akira Kurosawa. Considerando a violência encenada como elemento fundamental nos processos de significação das obras, toma-se tais encenações como acontecimentos, frutos do encontro de estruturas próprias do cinema enquanto arte narrativa, com estruturas ancoradas na história e na cultura nipônica. Lançamos um olhar sobre a encenação da violência, buscando intercessões entre cultura e cinema, manifestadas tanto no conteúdo quanto na forma. Interessam-nos questões do estilo cinematográfico, da narrativa e da performance dos atores, na relação que estabelecem com a cultura representada, e como estas podem ser pensadas historicamente. Toma-se o bushido, o código de honra dos samurais, como baliza moral da violência levada às telas e fonte de inspiração para dramas com os quais Akira Kurosawa lançava um olhar crítico para o passado, ao mesmo tempo que respondia a demandas políticas, sociais e estéticas do seu tempo. A análise dos filmes toma como estratégia metodológica o ir e vir nos níveis de descrição (filme, sequência e plano) para examinar pontos de encontro entre a cultura e o cinema, buscando evidenciar o aspecto múltiplo que tais encenações adquirem: são imagens de atos violentos inseridos na narrativa, são construções imagéticas violentas em termos de estilo cinematográfico e são discursos que se inserem em cadeias discursivas ancoradas na história, ao tensionar a figura do samurai, importante símbolo da cultura nipônica.Submitted by Antonio Figueiredo (antonio500@gmail.com) on 2019-06-25T17:23:42Z No. of bitstreams: 1 Tese_Antonio M L Figueiredo_ Versão Final.pdf: 4427871 bytes, checksum: b2a0600d5e993c95f1dbe7f8196be6ba (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-06-25T19:49:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_Antonio M L Figueiredo_ Versão Final.pdf: 4427871 bytes, checksum: b2a0600d5e993c95f1dbe7f8196be6ba (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-25T19:49:50Z (GMT). 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