A avaliação da compreensão e produção de textos no ensino/aprendizagem de português como segunda língua
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28746 |
Resumo: | Essa pesquisa toma por objeto a relação entre a teoria e a prática do professor de português como segunda língua. São enfatizadas, nessa investigação, as habilidades de compreensão e produção de textos escritos das turmas observadas com o intuito de analisar o processo de avaliação posto em prática pelos professores de PL2. A população é constituída por professores do nível intermediário e avançado de diversas escolas de Português para estrangeiros em Salvador. Para a coleta de dados, foram realizadas: a observação das aulas; a aplicação de questionários aos professores; a análise do planejamento e da prova escrita elaborados por esses professores. Dessa forma, considerando-se os pontos abordados acima, apresentam-se os seguintes questionamentos para a investigação: a) A avaliação reflete as concepções teóricas do planejamento de ensino? b) Qual o espaço que a compreensão e a produção de textos ocupam na avaliação e no planejamento? c) O trabalho voltado para a compreensão e a produção de textos está relacionado com a abordagem comunicativa? d) As atividades de produção escrita são estanques ou são articuladas com outras competências? No contexto observado, os resultados desse estudo mostram que: 1) as avaliações são, parcialmente, um reflexo do planejamento de ensino; 2) os professores já apresentam algumas influências da abordagem comunicativa nas suas aulas, mas as avaliações ainda são tradicionais, embora algumas provas já tragam algumas características de exames comunicativos; 3) a compreensão e produção de textos ainda ocupam pouco espaço nas aulas de PL2; 4) o trabalho direcionado para a compreensão e produção de textos apresenta alguns aspectos da abordagem comunicativa, uma vez que os professores sempre utilizam textos autênticos, ressaltando o conhecimento sociocultural, a linguagem em uso; 5) nessas tarefas com textos autênticos, os professores trabalham as habilidades de forma articulada, mas em outras atividades elas são trabalhadas isoladamente. Assim, uma pesquisa que define por objeto a avaliação da compreensão e produção de textos no ensino/aprendizagem de português como segunda língua reveste-se de grande relevância para o desenvolvimento dos estudos numa área ainda pouco explorada. |
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Almeida, Laura Camila Braz deSouza, Iracema Luiza de2019-02-25T19:11:34Z2019-02-25T19:11:34Z2019-02-252005http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28746Essa pesquisa toma por objeto a relação entre a teoria e a prática do professor de português como segunda língua. São enfatizadas, nessa investigação, as habilidades de compreensão e produção de textos escritos das turmas observadas com o intuito de analisar o processo de avaliação posto em prática pelos professores de PL2. A população é constituída por professores do nível intermediário e avançado de diversas escolas de Português para estrangeiros em Salvador. Para a coleta de dados, foram realizadas: a observação das aulas; a aplicação de questionários aos professores; a análise do planejamento e da prova escrita elaborados por esses professores. Dessa forma, considerando-se os pontos abordados acima, apresentam-se os seguintes questionamentos para a investigação: a) A avaliação reflete as concepções teóricas do planejamento de ensino? b) Qual o espaço que a compreensão e a produção de textos ocupam na avaliação e no planejamento? c) O trabalho voltado para a compreensão e a produção de textos está relacionado com a abordagem comunicativa? d) As atividades de produção escrita são estanques ou são articuladas com outras competências? No contexto observado, os resultados desse estudo mostram que: 1) as avaliações são, parcialmente, um reflexo do planejamento de ensino; 2) os professores já apresentam algumas influências da abordagem comunicativa nas suas aulas, mas as avaliações ainda são tradicionais, embora algumas provas já tragam algumas características de exames comunicativos; 3) a compreensão e produção de textos ainda ocupam pouco espaço nas aulas de PL2; 4) o trabalho direcionado para a compreensão e produção de textos apresenta alguns aspectos da abordagem comunicativa, uma vez que os professores sempre utilizam textos autênticos, ressaltando o conhecimento sociocultural, a linguagem em uso; 5) nessas tarefas com textos autênticos, os professores trabalham as habilidades de forma articulada, mas em outras atividades elas são trabalhadas isoladamente. Assim, uma pesquisa que define por objeto a avaliação da compreensão e produção de textos no ensino/aprendizagem de português como segunda língua reveste-se de grande relevância para o desenvolvimento dos estudos numa área ainda pouco explorada.This research focuses on the relationship between theory and practice of the teacher of Portuguese as a second language. In this investigation, the text comprehension and production skills of the observed classes are emphasized in order to analyse the process of evaluation used by the teachers of Portuguese as a second language. The population is formed by teachers of intermediate and advanced levels in some Portuguese schools to foreigners in Salvador city. To collect data, it was done: observation of classes; application of questionnaires to the teacher; analysis of the teaching plan and the written exam elaborated by these teachers. This way, taking into consideration the aspects mentioned above, these are the questions to be investigated: a) Does the evaluation reflect the theoretical conception of the teaching plan? b) What is the space occupied by text comprehension and production in the evaluation and in the teaching plan? c) Is the work, aimed to the written comprehension and production, related to the communicative approach? d) Do written production activities have an end in itself or it is linked to other competences? In the observed context, the results of this study show that: 1) the evaluations are, partially, a reflection of the teaching plan; 2) the teachers already present some influences of the communicative approach at classes, but the evaluations are still traditional, although some exams have already had certain characteristics of communicative exams; 3) the text comprehension and production still occupy little space at Portuguese as a second language classes; 4) the work aimed to the text comprehension and production shows some aspects of the communicative approach, whereas the teachers always use authentic texts, sticking out the socialculture knowledge, the language in use; 5) in these tasks with authentic texts, the teachers work the skills in a linked way, but in other activities they are used separately. So, a research that aims the evaluation of the text comprehension and production in the teaching/learning of Portuguese as a second language has got great relevance to the development of studies in an area that is still very little explored.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2019-02-25T18:34:26Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Almeida, Laura Camila Braz de.pdf: 894641 bytes, checksum: 2630d5f54ce20750b7573cf8fc138db3 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-02-25T19:11:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Almeida, Laura Camila Braz de.pdf: 894641 bytes, checksum: 2630d5f54ce20750b7573cf8fc138db3 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-25T19:11:34Z (GMT). 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