Configurações do grotesco no discurso visual da publicidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Angie Biondi Figueira de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11291
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar as modalidades expressivas que o grotesco, como um motivo visual, assume na publicidade. Com o referencial teórico de base, o estudo tenta firmar o grotesco a partir de suas caracterizações em outros modos representacionais, ou seja, como se manifesta em uma espécie de sistema de imagens na literatura e na pintura, principalmente, através das perspectivas de Mikhail Bakhtin e Wolfgang Kayser. O propósito é notar que, de um lado, a expressão do grotesco na publicidade é resultante de uma série de operações ligadas aos modos de se compor a imagem, a partir do recurso a certos materiais em sua porção figurativa, plástico-icônica. E, de outro lado, compreender que uma retórica do grotesco se realiza através de certas relações que constituem a imagem enquanto uma espécie de “centro de tensões” que estabelece as condições de sua recepção. Em boa medida, trata-se de observar como os recursos próprios ao material fotográfico se articulam, não apenas como elementos de organização da imagem, mas, sobretudo, como centros de construção de sentido, próprios a um modelo de enunciação visual. Tentamos desenvolver algumas questões necessárias ao entendimento desta relação entre motivo e imagem publicitária, levando em conta os elementos de configuração e de leitura dentro de um contexto específico e que atende a certas finalidades do seu tipo de regime discursivo. Para isso, buscamos estabelecer uma espécie de esquema dos aspectos figurativos do grotesco em outros campos da arte visual, do pictórico, sobretudo, que pudesse nos oferecer indicativos desta apropriação do motivo em imagens e sua repercussão no contexto publicitário, de modo a compreender algumas implicações e desdobramentos que se colocam na relação entre grotesco, imagem e publicidade.
id UFBA-2_ef681f1d9854ffaf8700bf735b75ff10
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/11291
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Abreu, Angie Biondi Figueira deAbreu, Angie Biondi Figueira deSilva, José Benjamim Picado Sousa e2013-05-24T13:34:18Z2013-05-24T13:34:18Z2007http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11291A presente dissertação tem como objetivo analisar as modalidades expressivas que o grotesco, como um motivo visual, assume na publicidade. Com o referencial teórico de base, o estudo tenta firmar o grotesco a partir de suas caracterizações em outros modos representacionais, ou seja, como se manifesta em uma espécie de sistema de imagens na literatura e na pintura, principalmente, através das perspectivas de Mikhail Bakhtin e Wolfgang Kayser. O propósito é notar que, de um lado, a expressão do grotesco na publicidade é resultante de uma série de operações ligadas aos modos de se compor a imagem, a partir do recurso a certos materiais em sua porção figurativa, plástico-icônica. E, de outro lado, compreender que uma retórica do grotesco se realiza através de certas relações que constituem a imagem enquanto uma espécie de “centro de tensões” que estabelece as condições de sua recepção. Em boa medida, trata-se de observar como os recursos próprios ao material fotográfico se articulam, não apenas como elementos de organização da imagem, mas, sobretudo, como centros de construção de sentido, próprios a um modelo de enunciação visual. Tentamos desenvolver algumas questões necessárias ao entendimento desta relação entre motivo e imagem publicitária, levando em conta os elementos de configuração e de leitura dentro de um contexto específico e que atende a certas finalidades do seu tipo de regime discursivo. Para isso, buscamos estabelecer uma espécie de esquema dos aspectos figurativos do grotesco em outros campos da arte visual, do pictórico, sobretudo, que pudesse nos oferecer indicativos desta apropriação do motivo em imagens e sua repercussão no contexto publicitário, de modo a compreender algumas implicações e desdobramentos que se colocam na relação entre grotesco, imagem e publicidade.Submitted by Edileide Reis (leyde-landy@hotmail.com) on 2013-05-24T13:34:18Z No. of bitstreams: 4 Angie Biondi Figueira de Abreu parte 4.pdf: 865810 bytes, checksum: 4784779b6213110b2342fbea234c7cf0 (MD5) Angie Biondi Figueira de Abreu parte 3.pdf: 1294070 bytes, checksum: 05184b1069ea03b71a4f2c5424008dc5 (MD5) Angie Biondi Figueira de Abreu parte 2.pdf: 829131 bytes, checksum: 16fc67ba129532795b87cacd6776866d (MD5) Angie Biondi Figueira de Abreu parte 1.pdf: 49553 bytes, checksum: 8f3d8d46a71922d13a65094bfaf1e2c6 (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-24T13:34:18Z (GMT). No. of bitstreams: 4 Angie Biondi Figueira de Abreu parte 4.pdf: 865810 bytes, checksum: 4784779b6213110b2342fbea234c7cf0 (MD5) Angie Biondi Figueira de Abreu parte 3.pdf: 1294070 bytes, checksum: 05184b1069ea03b71a4f2c5424008dc5 (MD5) Angie Biondi Figueira de Abreu parte 2.pdf: 829131 bytes, checksum: 16fc67ba129532795b87cacd6776866d (MD5) Angie Biondi Figueira de Abreu parte 1.pdf: 49553 bytes, checksum: 8f3d8d46a71922d13a65094bfaf1e2c6 (MD5) Previous issue date: 2007SalvadorPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura ContemporâneasGrotesqueComunicação visualFotografia publicitáriaPublicidadeComunicação visualAdvertising pictureGrotescoPublicityVisual comunicationConfigurações do grotesco no discurso visual da publicidade.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11291/5/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD55ORIGINALAngie Biondi Figueira de Abreu parte 1.pdfAngie Biondi Figueira de Abreu parte 1.pdfparte 1application/pdf49553https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11291/1/Angie%20Biondi%20Figueira%20de%20Abreu%20parte%201.pdf8f3d8d46a71922d13a65094bfaf1e2c6MD51Angie Biondi Figueira de Abreu parte 2.pdfAngie Biondi Figueira de Abreu parte 2.pdfparte 2application/pdf829131https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11291/2/Angie%20Biondi%20Figueira%20de%20Abreu%20parte%202.pdf16fc67ba129532795b87cacd6776866dMD52Angie Biondi Figueira de Abreu parte 3.pdfAngie Biondi Figueira de Abreu parte 3.pdfparte 3application/pdf1294070https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11291/3/Angie%20Biondi%20Figueira%20de%20Abreu%20parte%203.pdf05184b1069ea03b71a4f2c5424008dc5MD53Angie Biondi Figueira de Abreu parte 4.pdfAngie Biondi Figueira de Abreu parte 4.pdfparte 4application/pdf865810https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11291/4/Angie%20Biondi%20Figueira%20de%20Abreu%20parte%204.pdf4784779b6213110b2342fbea234c7cf0MD54ri/112912022-07-05 14:02:52.777oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:02:52Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Configurações do grotesco no discurso visual da publicidade.
title Configurações do grotesco no discurso visual da publicidade.
spellingShingle Configurações do grotesco no discurso visual da publicidade.
Abreu, Angie Biondi Figueira de
Grotesque
Comunicação visual
Fotografia publicitária
Publicidade
Comunicação visual
Advertising picture
Grotesco
Publicity
Visual comunication
title_short Configurações do grotesco no discurso visual da publicidade.
title_full Configurações do grotesco no discurso visual da publicidade.
title_fullStr Configurações do grotesco no discurso visual da publicidade.
title_full_unstemmed Configurações do grotesco no discurso visual da publicidade.
title_sort Configurações do grotesco no discurso visual da publicidade.
author Abreu, Angie Biondi Figueira de
author_facet Abreu, Angie Biondi Figueira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Angie Biondi Figueira de
Abreu, Angie Biondi Figueira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, José Benjamim Picado Sousa e
contributor_str_mv Silva, José Benjamim Picado Sousa e
dc.subject.por.fl_str_mv Grotesque
Comunicação visual
Fotografia publicitária
Publicidade
Comunicação visual
Advertising picture
Grotesco
Publicity
Visual comunication
topic Grotesque
Comunicação visual
Fotografia publicitária
Publicidade
Comunicação visual
Advertising picture
Grotesco
Publicity
Visual comunication
description A presente dissertação tem como objetivo analisar as modalidades expressivas que o grotesco, como um motivo visual, assume na publicidade. Com o referencial teórico de base, o estudo tenta firmar o grotesco a partir de suas caracterizações em outros modos representacionais, ou seja, como se manifesta em uma espécie de sistema de imagens na literatura e na pintura, principalmente, através das perspectivas de Mikhail Bakhtin e Wolfgang Kayser. O propósito é notar que, de um lado, a expressão do grotesco na publicidade é resultante de uma série de operações ligadas aos modos de se compor a imagem, a partir do recurso a certos materiais em sua porção figurativa, plástico-icônica. E, de outro lado, compreender que uma retórica do grotesco se realiza através de certas relações que constituem a imagem enquanto uma espécie de “centro de tensões” que estabelece as condições de sua recepção. Em boa medida, trata-se de observar como os recursos próprios ao material fotográfico se articulam, não apenas como elementos de organização da imagem, mas, sobretudo, como centros de construção de sentido, próprios a um modelo de enunciação visual. Tentamos desenvolver algumas questões necessárias ao entendimento desta relação entre motivo e imagem publicitária, levando em conta os elementos de configuração e de leitura dentro de um contexto específico e que atende a certas finalidades do seu tipo de regime discursivo. Para isso, buscamos estabelecer uma espécie de esquema dos aspectos figurativos do grotesco em outros campos da arte visual, do pictórico, sobretudo, que pudesse nos oferecer indicativos desta apropriação do motivo em imagens e sua repercussão no contexto publicitário, de modo a compreender algumas implicações e desdobramentos que se colocam na relação entre grotesco, imagem e publicidade.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-24T13:34:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-24T13:34:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11291
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11291/5/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11291/1/Angie%20Biondi%20Figueira%20de%20Abreu%20parte%201.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11291/2/Angie%20Biondi%20Figueira%20de%20Abreu%20parte%202.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11291/3/Angie%20Biondi%20Figueira%20de%20Abreu%20parte%203.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11291/4/Angie%20Biondi%20Figueira%20de%20Abreu%20parte%204.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
8f3d8d46a71922d13a65094bfaf1e2c6
16fc67ba129532795b87cacd6776866d
05184b1069ea03b71a4f2c5424008dc5
4784779b6213110b2342fbea234c7cf0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459446354968576