Fazendo História: a contribuição de Telma César para a dança cênica em Alagoas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Noemi Mello Loureiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27382
Resumo: Esta dissertação tem como primeiro objetivo ser um registro de um período do desenvolvimento da dança da cidade de Maceió, evidenciado pelo trabalho da dançarina e coreógrafa Telma César. Apresenta uma breve retrospectiva do momento cultural vivido na cidade e seu reflexo no fomento da criação artística a partir da década de 2000 até o presente, trazendo como referência os processos criativos dos espetáculos por ela dirigidos e produzidos. A dissertação é estruturada em três capítulos, além da introdução e das considerações finais. O primeiro capítulo situa o leitor na expansão do campo da dança cênica do Brasil, enfatizando o histórico dos espaços e das referências em dança na cidade de Maceió. O segundo capítulo descreve a trajetória de Telma César, em seus experimentos, descobertas e identificações, evidenciando suas referências, que mais tarde se relacionam com suas escolhas artísticas de criação. O último capítulo discute sobre a identificação e o desenvolvimento do pensamento contemporâneo de dança nos trabalhos produzidos pela Companhia dos Pés, dirigida por Telma César, pontuando a relação com os espaços arquitetônicos, o hibridismo na relação com as danças populares e a contribuição para a criação de novas tendências em dança na cidade.
id UFBA-2_f09969aca3fccaa74e00c9ad3735c80b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/27382
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Lima, Noemi Mello LoureiroDomenici, Eloisa LeiteDomenici, Eloisa LeiteLopes Neto, AntonioAmoroso, Daniela Maria2018-09-17T18:36:43Z2018-09-17T18:36:43Z2018-09-172014http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27382Esta dissertação tem como primeiro objetivo ser um registro de um período do desenvolvimento da dança da cidade de Maceió, evidenciado pelo trabalho da dançarina e coreógrafa Telma César. Apresenta uma breve retrospectiva do momento cultural vivido na cidade e seu reflexo no fomento da criação artística a partir da década de 2000 até o presente, trazendo como referência os processos criativos dos espetáculos por ela dirigidos e produzidos. A dissertação é estruturada em três capítulos, além da introdução e das considerações finais. O primeiro capítulo situa o leitor na expansão do campo da dança cênica do Brasil, enfatizando o histórico dos espaços e das referências em dança na cidade de Maceió. O segundo capítulo descreve a trajetória de Telma César, em seus experimentos, descobertas e identificações, evidenciando suas referências, que mais tarde se relacionam com suas escolhas artísticas de criação. O último capítulo discute sobre a identificação e o desenvolvimento do pensamento contemporâneo de dança nos trabalhos produzidos pela Companhia dos Pés, dirigida por Telma César, pontuando a relação com os espaços arquitetônicos, o hibridismo na relação com as danças populares e a contribuição para a criação de novas tendências em dança na cidade.This dissertation aims to be at first a record of a period of development of the dance in Maceió, showing the work of the dancer and choreographer Telma César. It presents a briefly retrospective of the cultural moment lived in the city and its reflection in promoting artistic creation from the 2000s until this moment. It uses as reference the creative process of the shows directed and produced by her. This dissertation is divided in three chapters, besides the introduction and closing remarks. In the first chapter, I situate the reader in the expanding field of dance history emphasizing the spaces and references in dance in the city at that time. In the second chapter, I describe the artist's ways facing the trajectories in her searches, results from her experiments, discoveries, artistic choices and identification of creation what later match with her choices. The last chapter refers to the identification and development of contemporary thought of dancing in the work produced by the Dance Company “Companhia dos Pes” directed by Telma Cesar. It relates the relationship among architectural spaces, hybridism in relation to folk dances, and interference for creating new trends in dance in the city.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-09-17T16:56:07Z No. of bitstreams: 1 TESE de Noemi Mello Loureiro Lima.pdf: 3212405 bytes, checksum: cf16ed38811a8a0d6fe306dd9e39a184 (MD5)Approved for entry into archive by Marly Santos (marly@ufba.br) on 2018-09-17T18:36:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE de Noemi Mello Loureiro Lima.pdf: 3212405 bytes, checksum: cf16ed38811a8a0d6fe306dd9e39a184 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-17T18:36:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE de Noemi Mello Loureiro Lima.pdf: 3212405 bytes, checksum: cf16ed38811a8a0d6fe306dd9e39a184 (MD5)Lingüística, Letras e ArtesDança - AlagoasCriação (Literária, artística, etc.)César, Telma, 1966-Poética da dançaDanceCreation (Literary, artistic, etc.)Poetic of danceFazendo História: a contribuição de Telma César para a dança cênica em Alagoasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de DançaEscola de TeatroPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasUFBAUFALbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE de Noemi Mello Loureiro Lima.pdfTESE de Noemi Mello Loureiro Lima.pdfapplication/pdf3212405https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27382/1/TESE%20de%20Noemi%20Mello%20Loureiro%20Lima.pdfcf16ed38811a8a0d6fe306dd9e39a184MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27382/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTTESE de Noemi Mello Loureiro Lima.pdf.txtTESE de Noemi Mello Loureiro Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain311044https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27382/3/TESE%20de%20Noemi%20Mello%20Loureiro%20Lima.pdf.txtab49a359535d6acc503654073d207a63MD53ri/273822022-02-20 23:32:21.535oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T02:32:21Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fazendo História: a contribuição de Telma César para a dança cênica em Alagoas
title Fazendo História: a contribuição de Telma César para a dança cênica em Alagoas
spellingShingle Fazendo História: a contribuição de Telma César para a dança cênica em Alagoas
Lima, Noemi Mello Loureiro
Lingüística, Letras e Artes
Dança - Alagoas
Criação (Literária, artística, etc.)
César, Telma, 1966-
Poética da dança
Dance
Creation (Literary, artistic, etc.)
Poetic of dance
title_short Fazendo História: a contribuição de Telma César para a dança cênica em Alagoas
title_full Fazendo História: a contribuição de Telma César para a dança cênica em Alagoas
title_fullStr Fazendo História: a contribuição de Telma César para a dança cênica em Alagoas
title_full_unstemmed Fazendo História: a contribuição de Telma César para a dança cênica em Alagoas
title_sort Fazendo História: a contribuição de Telma César para a dança cênica em Alagoas
author Lima, Noemi Mello Loureiro
author_facet Lima, Noemi Mello Loureiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Noemi Mello Loureiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Domenici, Eloisa Leite
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Domenici, Eloisa Leite
Lopes Neto, Antonio
Amoroso, Daniela Maria
contributor_str_mv Domenici, Eloisa Leite
Domenici, Eloisa Leite
Lopes Neto, Antonio
Amoroso, Daniela Maria
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Lingüística, Letras e Artes
topic Lingüística, Letras e Artes
Dança - Alagoas
Criação (Literária, artística, etc.)
César, Telma, 1966-
Poética da dança
Dance
Creation (Literary, artistic, etc.)
Poetic of dance
dc.subject.por.fl_str_mv Dança - Alagoas
Criação (Literária, artística, etc.)
César, Telma, 1966-
Poética da dança
Dance
Creation (Literary, artistic, etc.)
Poetic of dance
description Esta dissertação tem como primeiro objetivo ser um registro de um período do desenvolvimento da dança da cidade de Maceió, evidenciado pelo trabalho da dançarina e coreógrafa Telma César. Apresenta uma breve retrospectiva do momento cultural vivido na cidade e seu reflexo no fomento da criação artística a partir da década de 2000 até o presente, trazendo como referência os processos criativos dos espetáculos por ela dirigidos e produzidos. A dissertação é estruturada em três capítulos, além da introdução e das considerações finais. O primeiro capítulo situa o leitor na expansão do campo da dança cênica do Brasil, enfatizando o histórico dos espaços e das referências em dança na cidade de Maceió. O segundo capítulo descreve a trajetória de Telma César, em seus experimentos, descobertas e identificações, evidenciando suas referências, que mais tarde se relacionam com suas escolhas artísticas de criação. O último capítulo discute sobre a identificação e o desenvolvimento do pensamento contemporâneo de dança nos trabalhos produzidos pela Companhia dos Pés, dirigida por Telma César, pontuando a relação com os espaços arquitetônicos, o hibridismo na relação com as danças populares e a contribuição para a criação de novas tendências em dança na cidade.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-17T18:36:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-17T18:36:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27382
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Dança
Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
UFAL
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Dança
Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27382/1/TESE%20de%20Noemi%20Mello%20Loureiro%20Lima.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27382/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27382/3/TESE%20de%20Noemi%20Mello%20Loureiro%20Lima.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cf16ed38811a8a0d6fe306dd9e39a184
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
ab49a359535d6acc503654073d207a63
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502657139965952