METÁFORA DO CABIDE: CORPO E APARIÇÃO NOS DESFILES DE MODA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEAHY, RENATA COSTA
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28707
Resumo: Os desfiles de moda colocam à visualidade propostas vestimentares sobre corpos humanos, geralmente os das modelos magras. No contexto contemporâneo, ora são elogiadas como cânones de beleza, ora questionadas quanto à realidade de suas formas corporais e à qualidade de sua presença e ação nas passarelas: são tidas, em muitos momentos, como cabides de roupas. Mas são elas que, aliadas às roupas, conformam figuras humanas, em atitudes que miram a composição de possibilidades de aparição. O nosso estudo se debruça sobre o processo desse por em forma, investigando os corpos vestidos de desfiles de moda, utilizando como exemplos para análise quatro marcas/designers brasileiros da edição de outubro de 2016 da São Paulo Fashion Week: Animale, Lab, Água de Coco e Ronaldo Fraga. Partimos da compreensão das visualidades apresentadas em desfiles de moda como corpos vestidos, em que corpo e roupa operam juntos para a composição da forma em possibilidades de combinações; e a capacidade cinética de corpo e roupa, elemento que dinamiza a visualidade. Nesse sentido, atentamos para essa realização dos corpos vestidos nos desfiles de moda por meio de sua ação e movimentos corporais, que são da competência de sua dimensão sensível, se relacionando, portanto, com a cultura e o espaço de maneira intersubjetiva. Tal fato nos instiga a ter em conta, no por em forma estudado, a relação dos corpos com os tipos de desfiles e seus elementos, como locação, som e adereços, toda a atmosfera simbólica da apresentação elaborada, que direciona as maneiras de aparição do corpo. Os corpos vestidos de desfiles de moda se desvelam, assim, como formas complexas, sensíveis e expressivas de vazamentos corporais.
id UFBA-2_f0a3addea749e62cbccd6e00d6fcee09
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/28707
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling LEAHY, RENATA COSTACIDREIRA, RENATA PITOMBOSANTOS, IDELETTE MUZART-FONSECA DOSBINET, ANA MARIACUNHA, KATHIA CASTILHOMATOS, EDILENE DIASSANTOS, IDELETTE MUZART-FONSECA DOSCIDREIRA, RENATA PITOMBO2019-02-21T20:18:49Z2019-02-212018-11-05TESEhttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28707Os desfiles de moda colocam à visualidade propostas vestimentares sobre corpos humanos, geralmente os das modelos magras. No contexto contemporâneo, ora são elogiadas como cânones de beleza, ora questionadas quanto à realidade de suas formas corporais e à qualidade de sua presença e ação nas passarelas: são tidas, em muitos momentos, como cabides de roupas. Mas são elas que, aliadas às roupas, conformam figuras humanas, em atitudes que miram a composição de possibilidades de aparição. O nosso estudo se debruça sobre o processo desse por em forma, investigando os corpos vestidos de desfiles de moda, utilizando como exemplos para análise quatro marcas/designers brasileiros da edição de outubro de 2016 da São Paulo Fashion Week: Animale, Lab, Água de Coco e Ronaldo Fraga. Partimos da compreensão das visualidades apresentadas em desfiles de moda como corpos vestidos, em que corpo e roupa operam juntos para a composição da forma em possibilidades de combinações; e a capacidade cinética de corpo e roupa, elemento que dinamiza a visualidade. Nesse sentido, atentamos para essa realização dos corpos vestidos nos desfiles de moda por meio de sua ação e movimentos corporais, que são da competência de sua dimensão sensível, se relacionando, portanto, com a cultura e o espaço de maneira intersubjetiva. Tal fato nos instiga a ter em conta, no por em forma estudado, a relação dos corpos com os tipos de desfiles e seus elementos, como locação, som e adereços, toda a atmosfera simbólica da apresentação elaborada, que direciona as maneiras de aparição do corpo. Os corpos vestidos de desfiles de moda se desvelam, assim, como formas complexas, sensíveis e expressivas de vazamentos corporais.Les défilés de mode mettent en scène des propositions visuelles sur les corps humains, habituellement ceux des mannequins minces. Dans le contexte contemporain, elles sont vantés comme des canons de beauté, mais d’autre part sont remises en question sur la réalité de leurs formes corporelles et la qualité de leur présence et de leur action sur les podiums: elles sont souvent vus comme des cintres de vêtements. Cependant sont eux qui conforment, avec les vêtements, des figures humaines, par des attitudes qui visent la composition des types de possibilités d’apparition. Notre étude se concentre dans le processus de ce mettre en forme, à travers de l’enquête sur les corps vêtus de défilés de mode, en utilisant comme exemples d'analyse quatre labels/créateurs brésiliens à la saison d'octobre 2016 de la São Paulo Fashion Week: Animale, Lab, Água de Coco et Ronaldo Fraga. Nous partons de la compréhension des visuels présentés dans des défilés de mode en tant que corps habillés, dans lesquels le corps et le vêtement travaillent ensemble pour la composition de la forme, qui se traduisent par des possibilités de combinaisons; et la capacité cinétique des corps et des vêtements, un élément qui dynamise les visuels. En ce sens, nous considérons cette activité réalisatrice des corps habillés dans les défilés de mode à travers leur action et mouvements corporels, qui sont de la compétence de leur dimension sensible, donc, en relation avec la culture et l'espace de manière intersubjective. Une telle réflexion nous invite à prendre en compte, dans le mettre en forme étudié, la relation des corps avec les types de défilés et ses éléments, tels que l'endroit, le son, les accessoires, toute l'atmosphère symbolique de la présentation élaborée, qui dirige les façons d'apparition des corps. Les corps habillés en défilés de mode se révèlent ainsi comme des formes complexes, sensibles et expressives des fuites corporelles.The fashion shows place to visuality dressing proposals on human bodies, generally those of the thin models. In the contemporary context, sometimes they are praised as canons of beauty, and at other times they are questioned about the reality of their corporal shapes and the quality of their presence and action on the runways: they are often seen as clothing hangers. But they are the ones who, allied to the clothes, conform human figures, in attitudes that aim the composition of possibilities of apparition. Our study investigates the process of this put in form, by examining the dressed bodies in fashion shows, using as examples for analysis the bodies in runways of four brazilian brands/designers of the October 2016 season of São Paulo Fashion Week: Animale, Lab, Água de Coco and Ronaldo Fraga. We start from the comprehension of the visuals presented in fashion shows as dressed bodies, in which body and clothes work together for the composition of the form in possibilities of combinations; and the kinetic capacity of body and clothing, an element that dynamizes the human visual. In this sense, we look for this realization of the dressed bodies in fashion shows through their action and their body movements, which are the competence of their sensitive dimension, related, therefore, with culture and space in an intersubjective way. Such a thought urges us to take into account, in this studied put in form, the relation of bodies with the types of fashion shows and with their elements, such as location, sound, props, the whole symbolic atmosphere of the elaborated presentation. The dressed bodies in fashion shows are thus revealed as complex, sensitive and expressive shapes and forms of body leaks.Submitted by Renata Leahy (renatagrd@gmail.com) on 2019-02-20T14:39:27Z No. of bitstreams: 1 TESE-RENATALEAHY.pdf: 78147748 bytes, checksum: c385f06869b3ad6874e5c7e3fc3f4a31 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-02-21T20:18:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE-RENATALEAHY.pdf: 78147748 bytes, checksum: c385f06869b3ad6874e5c7e3fc3f4a31 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-21T20:18:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE-RENATALEAHY.pdf: 78147748 bytes, checksum: c385f06869b3ad6874e5c7e3fc3f4a31 (MD5)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESMULTIDISCIPLINARCorpo humano - Aspectos filosóficosCorpo humano - Aspectos simbólicosModaCulturaDesfiles de modaMETÁFORA DO CABIDE: CORPO E APARIÇÃO NOS DESFILES DE MODAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis10000-01-01INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIASÉCOLE DOCTORALE 138: LETTRES, LANGUES, SPECTACLESPROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADEEA 369: ÉTUDES ROMANESUFBAPARIS-NANTERREbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE-RENATALEAHY.pdfTESE-RENATALEAHY.pdfapplication/pdf78147748https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28707/1/TESE-RENATALEAHY.pdfc385f06869b3ad6874e5c7e3fc3f4a31MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28707/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTTESE-RENATALEAHY.pdf.txtTESE-RENATALEAHY.pdf.txtExtracted texttext/plain1052172https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28707/3/TESE-RENATALEAHY.pdf.txt09d05c7497681cb4de3f307786b810a4MD53ri/287072022-07-01 10:46:55.655oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:55Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv METÁFORA DO CABIDE: CORPO E APARIÇÃO NOS DESFILES DE MODA
title METÁFORA DO CABIDE: CORPO E APARIÇÃO NOS DESFILES DE MODA
spellingShingle METÁFORA DO CABIDE: CORPO E APARIÇÃO NOS DESFILES DE MODA
LEAHY, RENATA COSTA
MULTIDISCIPLINAR
Corpo humano - Aspectos filosóficos
Corpo humano - Aspectos simbólicos
Moda
Cultura
Desfiles de moda
title_short METÁFORA DO CABIDE: CORPO E APARIÇÃO NOS DESFILES DE MODA
title_full METÁFORA DO CABIDE: CORPO E APARIÇÃO NOS DESFILES DE MODA
title_fullStr METÁFORA DO CABIDE: CORPO E APARIÇÃO NOS DESFILES DE MODA
title_full_unstemmed METÁFORA DO CABIDE: CORPO E APARIÇÃO NOS DESFILES DE MODA
title_sort METÁFORA DO CABIDE: CORPO E APARIÇÃO NOS DESFILES DE MODA
author LEAHY, RENATA COSTA
author_facet LEAHY, RENATA COSTA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LEAHY, RENATA COSTA
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CIDREIRA, RENATA PITOMBO
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv SANTOS, IDELETTE MUZART-FONSECA DOS
dc.contributor.referee1.fl_str_mv BINET, ANA MARIA
CUNHA, KATHIA CASTILHO
MATOS, EDILENE DIAS
SANTOS, IDELETTE MUZART-FONSECA DOS
CIDREIRA, RENATA PITOMBO
contributor_str_mv CIDREIRA, RENATA PITOMBO
SANTOS, IDELETTE MUZART-FONSECA DOS
BINET, ANA MARIA
CUNHA, KATHIA CASTILHO
MATOS, EDILENE DIAS
SANTOS, IDELETTE MUZART-FONSECA DOS
CIDREIRA, RENATA PITOMBO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MULTIDISCIPLINAR
topic MULTIDISCIPLINAR
Corpo humano - Aspectos filosóficos
Corpo humano - Aspectos simbólicos
Moda
Cultura
Desfiles de moda
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo humano - Aspectos filosóficos
Corpo humano - Aspectos simbólicos
Moda
Cultura
Desfiles de moda
description Os desfiles de moda colocam à visualidade propostas vestimentares sobre corpos humanos, geralmente os das modelos magras. No contexto contemporâneo, ora são elogiadas como cânones de beleza, ora questionadas quanto à realidade de suas formas corporais e à qualidade de sua presença e ação nas passarelas: são tidas, em muitos momentos, como cabides de roupas. Mas são elas que, aliadas às roupas, conformam figuras humanas, em atitudes que miram a composição de possibilidades de aparição. O nosso estudo se debruça sobre o processo desse por em forma, investigando os corpos vestidos de desfiles de moda, utilizando como exemplos para análise quatro marcas/designers brasileiros da edição de outubro de 2016 da São Paulo Fashion Week: Animale, Lab, Água de Coco e Ronaldo Fraga. Partimos da compreensão das visualidades apresentadas em desfiles de moda como corpos vestidos, em que corpo e roupa operam juntos para a composição da forma em possibilidades de combinações; e a capacidade cinética de corpo e roupa, elemento que dinamiza a visualidade. Nesse sentido, atentamos para essa realização dos corpos vestidos nos desfiles de moda por meio de sua ação e movimentos corporais, que são da competência de sua dimensão sensível, se relacionando, portanto, com a cultura e o espaço de maneira intersubjetiva. Tal fato nos instiga a ter em conta, no por em forma estudado, a relação dos corpos com os tipos de desfiles e seus elementos, como locação, som e adereços, toda a atmosfera simbólica da apresentação elaborada, que direciona as maneiras de aparição do corpo. Os corpos vestidos de desfiles de moda se desvelam, assim, como formas complexas, sensíveis e expressivas de vazamentos corporais.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-11-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-21T20:18:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28707
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv TESE
identifier_str_mv TESE
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS
ÉCOLE DOCTORALE 138: LETTRES, LANGUES, SPECTACLES
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE
EA 369: ÉTUDES ROMANES
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
PARIS-NANTERRE
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS
ÉCOLE DOCTORALE 138: LETTRES, LANGUES, SPECTACLES
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28707/1/TESE-RENATALEAHY.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28707/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28707/3/TESE-RENATALEAHY.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c385f06869b3ad6874e5c7e3fc3f4a31
0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900
09d05c7497681cb4de3f307786b810a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459583964839936