Proposta de um método para a identificação, mensuração e caracterização das perdas por transporte nos fluxos físicos em canteiros de obras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19524 |
Resumo: | Apesar das atividades de transportes serem atividades que não agregam valor e que ocorra um esforço por parte dos projetos de construção na busca da sua redução e eliminação, dificilmente os transportes serão erradicados na construção, devido a necessidade de constantes movimentações de materiais e pessoas durante o processo construtivo. Embora as perdas por transporte já tenham sido discutidas teoricamente, poucos são os trabalhos que propõem métodos para identificar e mensurar as perdas de transporte visando a sua redução. O objetivo do presente trabalho consiste em propor um método para identificação, mensuração e caraterização das perdas por transporte nos fluxos físicos de processos construtivos produzidas no canteiro de obras. Como objetivos específicos têm-se: (a) estabelecer uma taxonomia dos fluxos existentes na construção; (b) propor ferramentas e indicadores para mensuração das perdas por transporte; (c) propor uma classificação das principais causas e consequências causadas pelas perdas por transporte nos fluxos físicos de processos construtivos no canteiro de obras; e (d) estabelecer uma associação das perdas por transporte com outras categorias de perdas como making-do, trabalho inacabado, trabalho em progresso e retrabalho. Para tanto, foi adotada a abordagem de pesquisa denominada de Design Science Research, que foi desenvolvida a partir de dois estudos de caso em processos construtivos ainda poucos empregados no Brasil, quais sejam, o processo de revestimento com argamassa por projeção e a tecnologia de Light Steel Frame. Estes estudos foram conduzidos a partir das seguintes etapas: (1) identificação dos fluxos físicos, (2) identificação da distribuição dos tempos dos trabalhadores e (3) identificação, caraterização e quantificação das perdas por transporte, a partir de suas causas, consequências e associação com outras perdas. Múltiplas fontes de evidencia, ferramentas e técnicas foram utilizadas, incluindo diagrama de processo, mapofluxograma, amostragem de trabalho, planilhas com registro fotográfico para a organização dos eventos de perda, incluindo incidência, tempo, identificação de suas causas e consequências, e associação com outras categorias de perdas. Os resultados obtidos indicaram que a maior parte das perdas por transporte foram ocasionadas por problemas no acesso dentro do canteiro. Problemas causados pela falta de equipamentos apropriados foram os que mais perda de tempo ocasionaram. A redução das condições de segurança e a criação de um novo transporte foram as principais consequências observadas. As principais contribuições deste estudo estão relacionadas à definição de ferramentas e indicadores para identificação e mensuração das perdas por transporte, bem como uma proposta de classificação das principais causas e consequências para caracterização destas perdas |
id |
UFBA-2_f19ff95646e82d02fbbba2ef9d06b5d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/19524 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Pérez, Cristina TocaCosta, Dayana BastosGonçalves, Jardel PereiraCosta, Dayana BastosGonçalves, Jardel PereiraFerreira, Emerson de Andrade MarquesFormoso, Carlos Torres2016-06-20T16:02:52Z2016-06-20T16:02:52Z2016-06-202015-07-21http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19524Apesar das atividades de transportes serem atividades que não agregam valor e que ocorra um esforço por parte dos projetos de construção na busca da sua redução e eliminação, dificilmente os transportes serão erradicados na construção, devido a necessidade de constantes movimentações de materiais e pessoas durante o processo construtivo. Embora as perdas por transporte já tenham sido discutidas teoricamente, poucos são os trabalhos que propõem métodos para identificar e mensurar as perdas de transporte visando a sua redução. O objetivo do presente trabalho consiste em propor um método para identificação, mensuração e caraterização das perdas por transporte nos fluxos físicos de processos construtivos produzidas no canteiro de obras. Como objetivos específicos têm-se: (a) estabelecer uma taxonomia dos fluxos existentes na construção; (b) propor ferramentas e indicadores para mensuração das perdas por transporte; (c) propor uma classificação das principais causas e consequências causadas pelas perdas por transporte nos fluxos físicos de processos construtivos no canteiro de obras; e (d) estabelecer uma associação das perdas por transporte com outras categorias de perdas como making-do, trabalho inacabado, trabalho em progresso e retrabalho. Para tanto, foi adotada a abordagem de pesquisa denominada de Design Science Research, que foi desenvolvida a partir de dois estudos de caso em processos construtivos ainda poucos empregados no Brasil, quais sejam, o processo de revestimento com argamassa por projeção e a tecnologia de Light Steel Frame. Estes estudos foram conduzidos a partir das seguintes etapas: (1) identificação dos fluxos físicos, (2) identificação da distribuição dos tempos dos trabalhadores e (3) identificação, caraterização e quantificação das perdas por transporte, a partir de suas causas, consequências e associação com outras perdas. Múltiplas fontes de evidencia, ferramentas e técnicas foram utilizadas, incluindo diagrama de processo, mapofluxograma, amostragem de trabalho, planilhas com registro fotográfico para a organização dos eventos de perda, incluindo incidência, tempo, identificação de suas causas e consequências, e associação com outras categorias de perdas. Os resultados obtidos indicaram que a maior parte das perdas por transporte foram ocasionadas por problemas no acesso dentro do canteiro. Problemas causados pela falta de equipamentos apropriados foram os que mais perda de tempo ocasionaram. A redução das condições de segurança e a criação de um novo transporte foram as principais consequências observadas. As principais contribuições deste estudo estão relacionadas à definição de ferramentas e indicadores para identificação e mensuração das perdas por transporte, bem como uma proposta de classificação das principais causas e consequências para caracterização destas perdasSubmitted by LIVIA FREITAS (livia.freitas@ufba.br) on 2016-06-09T18:40:30Z No. of bitstreams: 1 PEREZ, Cristina Toca. Proposta de um método para a identificação, mensuração e caracterização das perdas por transporte n~1.pdf: 8414341 bytes, checksum: 50567a903218a22927affce604a3e28f (MD5)Approved for entry into archive by LIVIA FREITAS (livia.freitas@ufba.br) on 2016-06-20T16:02:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PEREZ, Cristina Toca. Proposta de um método para a identificação, mensuração e caracterização das perdas por transporte n~1.pdf: 8414341 bytes, checksum: 50567a903218a22927affce604a3e28f (MD5)Made available in DSpace on 2016-06-20T16:02:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PEREZ, Cristina Toca. Proposta de um método para a identificação, mensuração e caracterização das perdas por transporte n~1.pdf: 8414341 bytes, checksum: 50567a903218a22927affce604a3e28f (MD5)Construção civil - administraçãoIndústria de construção civilDesperdicioPlanejamento estratégicoCanteiro de obrasProposta de um método para a identificação, mensuração e caracterização das perdas por transporte nos fluxos físicos em canteiros de obrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola Politécnicaem Engenharia Ambiental UrbanaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBALICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19524/2/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD52ORIGINALPEREZ, Cristina Toca. Proposta de um método para a identificação, mensuração e caracterização das perdas por transporte n~1.pdfPEREZ, Cristina Toca. Proposta de um método para a identificação, mensuração e caracterização das perdas por transporte n~1.pdfapplication/pdf8414341https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19524/1/PEREZ%2c%20Cristina%20Toca.%20Proposta%20de%20um%20m%c3%a9todo%20para%20a%20identifica%c3%a7%c3%a3o%2c%20mensura%c3%a7%c3%a3o%20e%20caracteriza%c3%a7%c3%a3o%20das%20perdas%20por%20transporte%20n~1.pdf50567a903218a22927affce604a3e28fMD51TEXTPEREZ, Cristina Toca. Proposta de um método para a identificação, mensuração e caracterização das perdas por transporte n~1.pdf.txtPEREZ, Cristina Toca. Proposta de um método para a identificação, mensuração e caracterização das perdas por transporte n~1.pdf.txtExtracted texttext/plain433421https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19524/3/PEREZ%2c%20Cristina%20Toca.%20Proposta%20de%20um%20m%c3%a9todo%20para%20a%20identifica%c3%a7%c3%a3o%2c%20mensura%c3%a7%c3%a3o%20e%20caracteriza%c3%a7%c3%a3o%20das%20perdas%20por%20transporte%20n~1.pdf.txte7dc000b7a4fe92641246280e93824d9MD53ri/195242022-03-22 18:50:53.574oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-22T21:50:53Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de um método para a identificação, mensuração e caracterização das perdas por transporte nos fluxos físicos em canteiros de obras |
title |
Proposta de um método para a identificação, mensuração e caracterização das perdas por transporte nos fluxos físicos em canteiros de obras |
spellingShingle |
Proposta de um método para a identificação, mensuração e caracterização das perdas por transporte nos fluxos físicos em canteiros de obras Pérez, Cristina Toca Construção civil - administração Indústria de construção civil Desperdicio Planejamento estratégico Canteiro de obras |
title_short |
Proposta de um método para a identificação, mensuração e caracterização das perdas por transporte nos fluxos físicos em canteiros de obras |
title_full |
Proposta de um método para a identificação, mensuração e caracterização das perdas por transporte nos fluxos físicos em canteiros de obras |
title_fullStr |
Proposta de um método para a identificação, mensuração e caracterização das perdas por transporte nos fluxos físicos em canteiros de obras |
title_full_unstemmed |
Proposta de um método para a identificação, mensuração e caracterização das perdas por transporte nos fluxos físicos em canteiros de obras |
title_sort |
Proposta de um método para a identificação, mensuração e caracterização das perdas por transporte nos fluxos físicos em canteiros de obras |
author |
Pérez, Cristina Toca |
author_facet |
Pérez, Cristina Toca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pérez, Cristina Toca |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Dayana Bastos |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Gonçalves, Jardel Pereira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Costa, Dayana Bastos Gonçalves, Jardel Pereira Ferreira, Emerson de Andrade Marques Formoso, Carlos Torres |
contributor_str_mv |
Costa, Dayana Bastos Gonçalves, Jardel Pereira Costa, Dayana Bastos Gonçalves, Jardel Pereira Ferreira, Emerson de Andrade Marques Formoso, Carlos Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção civil - administração Indústria de construção civil Desperdicio Planejamento estratégico Canteiro de obras |
topic |
Construção civil - administração Indústria de construção civil Desperdicio Planejamento estratégico Canteiro de obras |
description |
Apesar das atividades de transportes serem atividades que não agregam valor e que ocorra um esforço por parte dos projetos de construção na busca da sua redução e eliminação, dificilmente os transportes serão erradicados na construção, devido a necessidade de constantes movimentações de materiais e pessoas durante o processo construtivo. Embora as perdas por transporte já tenham sido discutidas teoricamente, poucos são os trabalhos que propõem métodos para identificar e mensurar as perdas de transporte visando a sua redução. O objetivo do presente trabalho consiste em propor um método para identificação, mensuração e caraterização das perdas por transporte nos fluxos físicos de processos construtivos produzidas no canteiro de obras. Como objetivos específicos têm-se: (a) estabelecer uma taxonomia dos fluxos existentes na construção; (b) propor ferramentas e indicadores para mensuração das perdas por transporte; (c) propor uma classificação das principais causas e consequências causadas pelas perdas por transporte nos fluxos físicos de processos construtivos no canteiro de obras; e (d) estabelecer uma associação das perdas por transporte com outras categorias de perdas como making-do, trabalho inacabado, trabalho em progresso e retrabalho. Para tanto, foi adotada a abordagem de pesquisa denominada de Design Science Research, que foi desenvolvida a partir de dois estudos de caso em processos construtivos ainda poucos empregados no Brasil, quais sejam, o processo de revestimento com argamassa por projeção e a tecnologia de Light Steel Frame. Estes estudos foram conduzidos a partir das seguintes etapas: (1) identificação dos fluxos físicos, (2) identificação da distribuição dos tempos dos trabalhadores e (3) identificação, caraterização e quantificação das perdas por transporte, a partir de suas causas, consequências e associação com outras perdas. Múltiplas fontes de evidencia, ferramentas e técnicas foram utilizadas, incluindo diagrama de processo, mapofluxograma, amostragem de trabalho, planilhas com registro fotográfico para a organização dos eventos de perda, incluindo incidência, tempo, identificação de suas causas e consequências, e associação com outras categorias de perdas. Os resultados obtidos indicaram que a maior parte das perdas por transporte foram ocasionadas por problemas no acesso dentro do canteiro. Problemas causados pela falta de equipamentos apropriados foram os que mais perda de tempo ocasionaram. A redução das condições de segurança e a criação de um novo transporte foram as principais consequências observadas. As principais contribuições deste estudo estão relacionadas à definição de ferramentas e indicadores para identificação e mensuração das perdas por transporte, bem como uma proposta de classificação das principais causas e consequências para caracterização destas perdas |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015-07-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-20T16:02:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-06-20T16:02:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-06-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19524 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Politécnica |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
em Engenharia Ambiental Urbana |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Politécnica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19524/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19524/1/PEREZ%2c%20Cristina%20Toca.%20Proposta%20de%20um%20m%c3%a9todo%20para%20a%20identifica%c3%a7%c3%a3o%2c%20mensura%c3%a7%c3%a3o%20e%20caracteriza%c3%a7%c3%a3o%20das%20perdas%20por%20transporte%20n~1.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19524/3/PEREZ%2c%20Cristina%20Toca.%20Proposta%20de%20um%20m%c3%a9todo%20para%20a%20identifica%c3%a7%c3%a3o%2c%20mensura%c3%a7%c3%a3o%20e%20caracteriza%c3%a7%c3%a3o%20das%20perdas%20por%20transporte%20n~1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0 50567a903218a22927affce604a3e28f e7dc000b7a4fe92641246280e93824d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459516453322752 |